Arboviroses são doenças infecciosas, como dengue, chikungunya, Zika e febre amarela, causadas por um tipo de vírus conhecido como "arbovírus", que é transmitido para os seres humanos através de picadas de mosquitos, aranhas ou carrapatos.
Os sintomas das arboviroses variam conforme o tipo da doença e pode incluir febre, dor de cabeça, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, manchas vermelhas e coceira na pele.
Na presença de sintomas que possam indicar a arbovirose, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral, para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento adequado, que geralmente inclui o uso de remédios analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.
7 principais arboviroses
As principais arboviroses são:
1. Dengue
A dengue é uma arbovirose transmitida para as pessoas através picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, especialmente no verão e nos períodos de chuva.
Sintomas: os sintomas da dengue clássica são febre alta, náuseas e vômitos, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e coceira leve na pele, e dor moderada nas articulações. Já na dengue hemorrágica, os sintomas são sangramento pelo nariz, gengiva ou olhos, urina com sangue e confusão mental. Conheça os sintomas dos diferentes tipos de dengue.
Tratamento: o tratamento da dengue deve ser feito somente sob a orientação do médico e varia de acordo com o tipo de dengue, podendo ser indicado usar remédios analgésicos, antitérmicos e anti-histamínicos; fazer repouso; ingerir bastante líquidos; e, em alguns casos, fazer transfusão de sangue no hospital. Confira como é feito o tratamento da dengue.
2. Chikungunya
A chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus Chikungunya que é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e que pode surgir em adultos ou crianças.
Sintomas: os principais sintomas da chikungunya são febre alta, vermelhidão nos olhos e dor intensa nas articulações. Além disso, a chikungunya também provocar sequelas, como rigidez articular e dor no corpo, que podem durar por anos.
Tratamento: o tratamento deve ser indicado por um médico, que geralmente prescreve medicamentos como antitérmicos, analgésicos, corticoides e anti-inflamatórios não esteroidais, como ibuprofeno e diclofenaco, e AAS.
Leia também: Chikungunya: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/chikungunya3. Febre oropouche
Febre oropouche é uma arbovirose causada pelo vírus Oropouche, que é transmitido principalmente pela picada do mosquito Culicoides parensis, que é popularmente conhecido como maruim.
Sintomas: os sintomas de febre oropouche são parecidos com os de dengue e incluem febre, dor de cabeça, nos músculos e/ou articulações e vermelhidão na pele, por exemplo, que normalmente duram de 2 a 7 dias.
Tratamento: embora não exista um medicamento específico para febre oropouche, na maioria dos casos, o seu tratamento pode ser feito apenas com remédios para aliviar sintomas como febre ou dor.
Leia também: Febre oropouche: o que é, sintomas, causa e tratamento tuasaude.com/febre-oropouche4. Febre amarela
A febre amarela é uma arbovirose transmitida através da picada de mosquitos, como o Aedes Aegypti e o Haemagogus sabethes.
Sintomas: os sintomas da febre amarela são principalmente dor de cabeça intensa, febre alta com calafrio e dor muscular generalizada. Saiba identificar os sintomas de febre amarela.
Tratamento: o tratamento varia conforme a gravidade da doença e o médico pode recomendar repouso, remédios analgésicos e/ou antitérmicos, como paracetamol ou dipirona; e, em alguns casos, uso de soro e medicamentos diretamente na veia.
5. Zika
A Zika é uma arbovirose causada pelo vírus Zika transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que geralmente pica ao final da tarde e à noite. Além disso, o vírus também pode passar de mãe para filho durante a gravidez, podendo causar uma grave sequela no bebê, chamada microcefalia.
Sintomas: os sintomas podem surgir em até 10 dias após a infecção e incluem dor de cabeça forte, febre acima de 38ºC, manchas vermelhas no corpo, olhos vermelhos e dor leve nas articulações.
Tratamento: além de boa hidratação e repouso, o tratamento da Zika pode ser feito com o uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona; antialérgicos, como loratadina ou hidroxizina; e colírios lubrificantes, que devem ser indicados pelo médico. Veja como é o tratamento da Zika.
6. Febre do Nilo
A febre do Nilo, ou doença do Nilo Ocidental, é uma arbovirose causada pela picada do mosquito do gênero Culex infectado pelo vírus do Nilo Ocidental. Embora seja pouco frequente, a febre do Nilo acontece mais facilmente em idosos, porque têm o sistema imunológico mais fragilizado.
Sintomas: os principais sintomas da febre do Nilo são perda de peso, diarreia, dor nos olhos, dor de cabeça e dor nos músculos e articulações. Confira todos os sintomas da febre do Nilo.
Tratamento: o tratamento tem o objetivo de aliviar os sintomas da doença, onde o médico pode recomendar o uso de medicamentos como paracetamol ou metoclopramida, por exemplo. Já em casos mais graves, o tratamento é feito com administração de soro na veia, para hidratar, e máquinas de oxigênio para ajudar na respiração.
7. Febre do Mayaro
A febre do Mayaro é uma arbovirose que é transmitida através da picada de mosquitos silvestres, principalmente do gênero Haemagogus, sendo mais frequente na região Amazônica. Entenda melhor sobre a febre do Mayaro.
Sintomas: dor de cabeça, febre alta, dor muscular, manchas vermelhas na pele e inchaço nas articulações, são os principais sintomas da febre do Mayaro. Já em casos mais graves da doença, a pessoa pode apresentar encefalite, que é uma inflamação no cérebro causando rigidez do pescoço e costas, convulsões ou perda do equilíbrio, por exemplo.
Tratamento: o tratamento indicado pelo médico inclui repouso e uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir a dor e a febre.
Como prevenir as arboviroses
Algumas dicas para prevenir as arboviroses são:
- Tomar a vacina da febre amarela, que faz parte do calendário básico de vacinação da criança e do adulto em alguns estados do Brasil, e sendo obrigatória para pessoas que vivem ou que querem viajar para áreas endêmicas dessa doença, como norte do Brasil e alguns países de África;
- Evitar focos de água parada, como caixas d'água, latas, garrafas, vasos de plantas ou pneus;
- Usar calçados fechados e roupas compridas, como calças e blusas de manga;
- Tomar a vacina da dengue, que pode ser indicada para crianças a partir de 4 anos e adultos até os 60 anos. Veja mais sobre a vacina da dengue;
- Aplicar repelente de mosquito nas áreas expostas do corpo, como rosto, pernas, braços, orelhas, pescoço e mãos;
Além disso, para evitar as arboviroses, também é recomendado colocar telas de malha fina nas janelas e portas, e jogar o lixo em lixeiras adequadas e em sacos fechados.
Veja outras dicas para evitar arboviroses no vídeo a seguir: