A arruda (Ruta graveolens) é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, vermífugas e analgésicas, que ajuda no tratamento de varizes, verminoses, conjuntivite, dor de dente e dor de cabeça.
Esta planta é rica em compostos bioativos como rutina, arborinina e graveolina, que lhe conferem suas propriedades medicinais. A arruda pode também ser usada, em alguns casos, para regular a menstruação.
A arruda pode ser encontrada na forma de flores e folhas secas ou frescas, em lojas de produtos naturais ou feiras, sendo usada no preparo de chás, tinturas ou cataplasma.
Para que serve a arruda
A arruda normalmente é indicada para:
1. Regular a menstruação
Por ter ação emenagoga, a arruda ajuda a tratar alterações menstruais, como amenorreia ou sangramento excessivo, regulando a menstruação.
Além disso, a arruda também tem ação analgésica, ajudando a aliviar a cólica menstrual. Confira outros remédios caseiros para cólica menstrual.
2. Combater vermes
A arruda tem propriedades anti-helmínticas e, por isso, é popularmente usada para ajudar a combater vermes, como áscaris e oxiúros. Veja outras opções caseiras para combater os oxiúros.
3. Tratar varizes
A arruda contém rutina, um flavonoide que melhora a circulação sanguínea, tem ação anti-inflamatória e vasoprotetora. Por isso, essa planta pode ajudar no tratamento de varizes.
4. Combater sarna e piolho
Por conter rutina e quercetina, que são compostos bioativos com propriedades repelentes, a arruda ajuda a combater piolhos.
Além disso, a arruda também tem ação calmante, podendo ser aplicada na pele para aliviar a coceira e a irritação em casos de sarna humana. Veja mais remédios caseiros para a sarna humana.
5. Ajuda no tratamento da conjuntivite
Por conter ter ação antimicrobiana, antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica, a arruda pode ser usada em lavagens nos olhos, ajudando no tratamento da conjuntivite.
6. Aliviar dores
A arruda ajuda a aliviar dores reumáticas, dor de cabeça, de dente, de ouvido e no estômago, porque contém mirceno e quercetina, que são compostos bioativos com ação analgésica e anti-inflamatória.
7. Equilibrar a glicemia no sangue
Por ter ótimas quantidades de flavonoides, a arruda melhora as funções da insulina, ajudando a equilibrar a glicemia no sangue. Isso acontece porque essa planta tem ação antioxidante, protegendo as células do pâncreas responsáveis pela produção do hormônio insulina.
8. Diminuir a retenção de líquidos
Por ter efeito diurético, devido à presença de quercetina, a arruda estimula a eliminação do excesso de líquido corporal através da urina, diminuindo o inchaço e a retenção de líquidos.
9. Fortalecer o sistema imunológico
Por conter arborina e cumarina, a arruda possui atividade anti-histamínica e anti-inflamatória, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
Além disso, a arruda também contém rutina, que é um composto bioativo que facilita a absorção de vitamina C pelo organismo, uma vitamina que melhora as funções das células de defesa, ajudando no combate a microrganismos como vírus, bactérias e fungos.
Como usar a arruda
A arruda é usada principalmente na forma de chá, que pode ser preparado com flores, folhas frescas ou secas, podendo ser ingerido ou aplicado em lavagens nos olhos, pele ou cabelos.
A arruda também pode ser usada na forma de cataplasma, que pode ser feito colocando-se 2 colheres de sopa de folhas de arruda fresca em uma tigela, amassando bem até formar uma pasta e aplicar diretamente sobre a região afetada para tratar dores reumáticas, varizes ou feridas, por exemplo.
Além disso, a arruda também pode ser consumida na forma de tintura, que pode ser ingerida ou aplicada na pele em casos de sarna e psoríase. Veja como fazer a tintura.
Como fazer o chá de arruda
Todas as partes da planta podem ser utilizadas, no entanto para fazer o chá é normalmente indicado o uso das folhas da arruda, já que é onde contém a maioria de suas propriedades.
Ingredientes:
- 1 colher de chá (de 2 a 3 g) de folhas secas de arruda;
- 1 L de água.
Modo de preparo:
Numa panela, ferver a água e, em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de arruda, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. É recomendado beber até 1 xícara (de chá) desse chá por dia.
Possíveis efeitos colaterais
A ingestão de grandes quantidades de arruda pode causar intoxicações, tremores, convulsões, hemorragia, vômito, cólicas, diarreia, diminuição dos batimentos cardíacos, contração da pupila e sono.
Além disso, quando aplicada na pele e é exposta à luz do sol, a arruda também pode causar dermatite de contato ou queimaduras.
Por isso, o consumo da arruda deve ser feito somente com a indicação de um médico ou outro profissional de saúde especialista no uso de plantas medicinais.
Contraindicações
Por ser abortiva, a arruda é contraindicada para mulheres grávidas. Da mesma forma que a arruda não deve ser consumida por mulheres que estejam amamentando, pessoas com doenças renais e crianças.
Pessoas que usam medicamentos para controlar a pressão alta, digoxina ou dobutamina só devem usar a arruda com a orientação de um médico, já que essa planta pode alterar o efeito desses medicamentos.