O homem cresce até por volta dos 18-20 anos, mas o processo de crescimento depende de vários fatores e, por isso, não deve ser generalizado.
É considerado que o crescimento termina quando o ocorre o fechamento de todas as cartilagens ósseas. Esse processo não necessariamente coincide com a idade cronológica, mas a maioria dos rapazes atinge esse fechamento por volta dos 20 anos.
Embora a estatura do homem seja 80% determinada pela altura dos pais, a altura final também depende de fatores genéticos e fatores ambientais, como:
- Nutrição: para que uma criança e jovem cresça e se desenvolva adequadamente é essencial que tenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes.
- Doenças crônicas: algumas doenças e condições crônicas como obesidade, hiperplasia adrenal congênita, hipertireoidismo, hipotireoidismo e/ou excesso de glicocorticoides, podem interferir diretamente na idade óssea, interferindo no crescimento;
- Sono: a qualidade do sono também é essencial para que a criança consiga crescer de forma saudável. Crianças que apresentam baixa qualidade do sono e dormem pouco, têm tendência a crescer menos.
- Atividade física: embora a prática esportiva não interfira diretamente na estatura de crianças e jovens, é sabido que atividade física, de moderada intensidade, pode melhorar a densidade óssea e contribuir para uma vida mais saudável.
Caso tenha dúvidas sobre o crescimento do seu filho, recomendamos que consulte o pediatra. Esse é o especialista mais indicado para identificar problemas do crescimento e recomendar algum tipo de tratamento, se necessário.