Atrofia testicular é a diminuição do tamanho do testículo, podendo acontecer em um ou nos dois testículos, e estar acompanhada de sintomas como perda da libido, diminuição da massa muscular ou dor no testículo.
A atrofia testicular pode ser causada por varicocele, orquite, torção testicular, tratamento de reposição hormonal com testosterona, câncer de testículo ou até infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como gonorreia ou clamídia, por exemplo.
Leia também: 12 sintomas de IST no homem e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-dst-no-homemO tratamento da atrofia testicular é feito pelo urologista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de antibióticos, terapia hormonal ou cirurgia nos casos de torção ou câncer, por exemplo.
Sintomas de atrofia testicular
Os principais sintomas de atrofia testicular são:
- Redução visível no tamanho de um ou ambos testículos;
- Perda da libido;
- Diminuição da massa muscular;
- Perda e redução do crescimento de pelos corporais;
- Sensação de peso nos testículos;
- Testículos com consistência alterada;
- Febre, em alguns casos.
Quando a causa da atrofia é por inflamações, infecções ou torção, outros sintomas podem estar presentes, como dor no testículo, sensibilidade em excesso ou náuseas. Veja outras causas de dor no testículo.
Desta forma, caso exista a suspeita de atrofia testicular, deve-se consultar o urologista, pois quando não tratado adequadamente, essa condição pode levar a infertilidade e até a perda do órgão.
Leia também: O que pode ser dor no testículo subindo para a barriga? tuasaude.com/medico-responde/dor-no-testiculo-subindo-para-barrigaComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da atrofia testicular é feito pelo urologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e sexual, e exame físico observando o tamanho, firmeza e textura dos testículos.
Marque uma consulta com o urologista na região mais próxima de você:
Além disso, poderá ser indicado exames laboratoriais como hemograma completo a fim de identificar uma infecção viral ou bacteriana, testes de IST’s, medição de testosterona e exames de imagem, como ultrassom, para verificar o fluxo sanguíneo, se existe torção, cisto ou a possibilidade de câncer testicular.
Possíveis causas
As principais causas da atrofia testicular são:
- Andropausa;
- Varicocele;
- Orquite causada por caxumba;
- Torção do testículo por acidentes ou pancadas;
- Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia;
- Câncer de testículo;
- Terapia de reposição hormonal com testosterona.
Em casos raros, devido ao abuso de álcool, drogas ou uso de anabolizantes é provável que a atrofia testicular aconteça, pelas alterações hormonais que estas substâncias causam no corpo.
Leia também: Torção testicular: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-fazer-em-caso-de-torcao-do-testiculoComo é feito o tratamento
O tratamento para a atrofia testicular deve ser indicado pelo urologista de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de medicamentos que promovam o alívio dos sintomas e que façam com que os testículos retornem à normalidade.
Quando a atrofia testicular é causada por atrofia testicular o tratamento deve ser feito o mais rápido possível no hospital, com cirurgia para colocar o testículo na posição correta, evitando complicações como diminuição do fluxo sanguíneo para os testículos, necrose ou infertilidade.
Já no caso do câncer de testículo, o tratamento deve ser feito pelo uro-oncologista com cirurgia para a retirada do tumor, além do tratamento convencional de quimioterapia e radioterapia, se necessário.
Leia também: Câncer de testículo: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-no-testiculoAlém disso, se a atrofia testicular foi causada por IST's, o tratamento normalmente envolve o uso de antibióticos, que variam de acordo com o tipo de IST. Veja os principais tratamentos para IST's.