A aveia pode “prender” ou “soltar” o intestino, dependendo da quantidade de água ingerida durante o dia. Por ser rica em fibras, a aveia favorece a passagem das fezes pelo intestino quando se tem uma boa hidratação, mas se a ingestão de água não for suficiente, as fezes tendem a ficar secas e endurecidas.
Além disso, existem dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis, e a sua quantidade na aveia varia de acordo com o seu processamento. Normalmente, produtos de aveia com maior quantidade de fibras insolúveis são os mais indicados em caso de prisão de ventre.
Para saber como incluir a aveia de forma saudável na sua alimentação, o ideal é consultar um nutricionista. O nutricionista também pode indicar quais os produtos de aveia mais recomendados para o seu caso.
Quais são os benefícios da aveia?
Os principais benefícios da aveia são:
- Favorecer a formação das fezes e o trânsito intestinal;
- Retardar a elevação da glicose no sangue após a alimentação;
- Contribuir para controle do colesterol e pressão arterial;
- Ajudar a proteger o organismo dos radicais livres;
- Regular o apetite, prolongando a sensação de saciedade.
Estes efeitos se devem principalmente à presença de fibras conhecidas como beta-glucanos na composição da aveia. No entanto, para aproveitar os seus benefícios, a aveia deve ser incluída em uma alimentação equilibrada, de acordo com a orientação de um nutricionista.