A azia é uma sensação de queimação no peito e garganta, que pode ser acompanhada de sintomas como gosto amargo ou ácido na boca, tosse, rouquidão ou engasgos.
A azia pode ser causada por problemas de saúde, como refluxo, gastrite ou hérnia de hiato ou ainda devido a situações como gravidez, excesso de peso e uso de alguns medicamentos.
Leia também: 13 principais causas de azia (e o que fazer) tuasaude.com/causas-da-aziaAlgumas medidas simples, como não deitar após as refeições, não fazer refeições copiosas, não exagerar no café ajudam a aliviar a azia. No entanto, em casos de azia persistente, é importante consultar o gastroenterologista para avaliar a causa e indicar o tratamento mais adequado.
Sintomas de azia
Os principais sintomas de azia são:
- Queimação, dor ou desconforto no peito e garganta;
- Gosto amargo ou ácido na boca;
- Rouquidão;
- Engasgos;
- Tosse;
- Dificuldade para engolir.
Os sintomas de azia podem ser leves ou intensos, podendo surgir após as refeições ou ao ficar na posição deitada ou curvada, por exemplo.
Leia também: 7 principais sintomas de azia e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-aziaAzia na gravidez
A azia na gravidez é causada por alterações hormonais comuns da gestação, que diminuem o fluxo intestinal, aumentam a produção de ácido pelo estômago e o relaxamento dos músculos do estômago e esôfago.
Além disso, a azia na gravidez também pode ser provocada pelo desenvolvimento do bebê que pode pressionar o estômago, causando o retorno do alimento e do suco gástrico.
Leia também: Azia na gravidez: sintomas, causas (e o que fazer para aliviar) tuasaude.com/azia-na-gravidezComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da azia é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral, por meio da avaliação dos sintomas e histórico de saúde da pessoa.
Se deseja confirmar as chances de ter azia, marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo da sua região:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames como endoscopia digestiva alta, um exame feito para avaliar o esôfago, estômago e o duodeno, que é a porção inicial do intestino.
Possíveis causas da azia
As possíveis causas da azia incluem:
- Refluxo gastroesofágico;
- Hérnia de hiato;
- Gastrite;
- Tabagismo;
- Gravidez;
- Estresse;
- Excesso de peso;
- Medicamentos, como aspirina, ibuprofeno e citalopram;
- Bebidas alcoólicas.
Além disso, alguns tipos de alimentos, como cerveja, chocolate, pimenta ou café podem causar azia em algumas pessoas, devido à presença de substâncias como cafeína, capsaicina, gordura e álcool que irritam o estômago, fazendo com que o conteúdo gástrico volte para o esôfago.
Leia também: 13 principais causas de azia (e o que fazer) tuasaude.com/causas-da-aziaO que é bom para azia
Algumas opções para aliviar a azia são:
1. Remédio para azia
Alguns remédios para azia, como hidróxido de alumínio, inibidores de bomba de prótons, famotidina e vonoprazana e cimetidina, neutralizam ou inibem o ácido do estômago e histamina, aliviando temporariamente o desconforto da azia.
Esses remédios devem ser usados somente com indicação médica, conforme a causa desse sintoma. Confira todos os remédios que podem ser indicados para azia.
2. Remédio caseiro para azia
Os remédios caseiros para azia, como chá de gengibre, suco de melão e água com bicarbonato de sódio, são boas opções naturais para aliviar os sintomas da azia.
Essas substâncias possuem propriedades antiácidas, que ajudam a diminuir a inflamação, a acidez e a proteger a mucosa do estômago.
Leia também: 13 remédios caseiros (comprovados) para azia tuasaude.com/remedio-caseiro-para-aziaOutras dicas para aliviar a azia
Algumas dicas para aliviar a azia são:
- Evitar alimentos que causam azia, como biscoitos, molhos, salsicha, sorvete, frutas cítricas, pimentas, bebidas alcoólicas e café, por exemplo;
- Priorizar alimentos de fácil digestão, como frutas não cítricas, verduras e legumes em geral;
- Deitar 2 horas após a última refeição, para evitar o retorno do suco gástrico para o esófago;
- Usar um travesseiro alto para dormir ou colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama;
- Manter o peso corporal adequado, pois o excesso de gordura na barriga pressiona o estômago, empurrando o suco gástrico para o esôfago;
- Não pular as refeições, já que isso pode deixar a mucosa do estômago exposta por muito tempo em contato direto com o pH ácido do suco gástrico.
É importante também evitar consumir líquidos durante as refeições. Isso porque os líquidos, junto com os alimentos, aumentam muito o volume dentro do estômago, favorecendo o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
Veja no vídeo a seguir mais dicas do que fazer para aliviar a azia:
Remédio caseiro para acabar com AZIA e QUEIMAÇÃO rápido
12:46 | 1.546.678 visualizaçõesDúvidas comuns sobre azia
Algumas dúvidas comuns sobre a azia incluem:
1. Leite é bom para azia?
O leite é bom para azia, por aliviar imediatamente esse sintoma em algumas pessoas. No entanto, é importante priorizar o leite desnatado, pois o integral contém mais gordura, um nutriente que pode piorar a azia.
Além disso, o leite pode aliviar a azia somente temporariamente, não sendo, por isso, recomendado usá-lo como tratamento dessa condição.
Leia também: É verdade que tomar um copo de água ou leite gelado alivia a azia? tuasaude.com/medico-responde/um-copo-de-agua-ou-leite-alivia-a-azia2. Limão é bom para azia?
O limão pode ser bom para aliviar a azia somente em algumas pessoas. Isso acontece porque o ácido cítrico do limão neutraliza o ácido do estômago, atuando como um alcalinizante e ajudando, assim, a diminuir a azia.
No entanto, o limão não trata a causa da azia e, por isso, não deve substituir o tratamento recomendado pelo médico.
3. Azia constante pode ser câncer?
A azia constante pode ser um sintoma relacionado com o câncer de estômago. No entanto, esse sintoma também pode indicar muitas outras condições, como refluxo, gastrite, hérnia de hiato ou excesso de peso.
Por isso, na presença de azia constante, é aconselhado sempre consultar o gastroenterologista para que seja feito o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.
4. Banana dá azia?
A banana não dá azia, sendo um alimento muito recomendado para quem possui azia e problemas como refluxo, gastrite e hérnia de hiato, por exemplo.