A barriga dura é um sintoma que pode surgir em condições, como excesso de gases, intestino preso, má digestão, intolerância alimentar ou ainda em casos de gravidez.
Conforme as causas dessa condição, a barriga dura também pode ser acompanhada de outros sintomas como barriga inchada, dificuldade para evacuar, náusea, dor de cabeça e dificuldade para respirar.
Leia também: Barriga inchada: 10 causas e o que fazer (com teste online) tuasaude.com/barriga-inchadaÉ recomendado consultar o gastroenterologista ou clínico geral, quando a barriga dura é constante e/ou se for acompanhada de outros sintomas, para que seja feito o diagnóstico correto e indicado o tratamento adequado.
Conheça melhor sobre as possíveis causas da barriga dura no vídeo a seguir:
Sintomas, causas e tratamento para a BARRIGA DURA e INCHADA
05:22 | 24.251 visualizaçõesO que pode ser a barriga dura
As possíveis causas de barriga dura são:
1. Excesso de gases
O excesso de gases pode provocar o surgimento de sintomas como barriga dura e inchada, além de cólica, flatulência, arrotos frequentes e dor e pressão no peito, por exemplo.
O que fazer: tomar chás como de hortelã-pimenta, erva-doce e louro, são medidas caseiras que ajudam aliviar a sensação de barriga inchada e o desconforto abdominal.
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos como simeticona, dimeticona e probióticos, para ajudar a eliminar os gases. Veja outras dicas de como eliminar os gases.
2. Gravidez
A barriga dura é um sintoma que pode surgir durante a gravidez, devido ao crescimento do bebê, e por condições comuns desta fase como prisão de ventre, contrações de treinamento e excesso de gases.
Entretanto, quando a barriga dura é acompanhada por dor forte na região lombar e sangramento vaginal, por exemplo, pode indicar aborto. Neste caso, é recomendado consultar o obstetra ou procurar um atendimento de urgência para que sejam avaliadas as causas e indicado o tratamento mais adequado.
O que fazer: em casos de suspeita de gravidez, pode-se fazer um teste de gravidez de farmácia ou o exame de sangue de beta HCG.
Se o teste der positivo, é aconselhado marcar uma consulta com o obstetra, para iniciar o acompanhamento pré-natal para garantir uma gestação saudável.
Leia também: Barriga dura na gravidez: causas e o que fazer (por trimestre) tuasaude.com/barriga-dura-na-gravidez3. Intestino preso
A barriga dura e doendo pode surgir em pessoas com intestino preso, devido à presença de fezes endurecidas e de gases, que são formados no intestino.
A prisão de ventre também pode causar outros sintomas como inchaço abdominal, muito esforço para evacuar, desconforto na barriga e presença de sangue nas fezes.
O que fazer: algumas formas de aliviar o intestino preso são beber pelo menos 2 litros de água por dia e aumentar a ingestão de fibras na dieta, comendo frutas com casca e bagaço, vegetais e cereais integrais.
Entretanto, quando essas medidas combatem a prisão de ventre, o médico pode indicar o uso de alguns remédios, como Dulcolax, Almeida Prado 46 e FiberMais, por exemplo. Confira outras dicas para curar a prisão de ventre.
4. Má digestão
A má digestão é outra condição que, devido à formação de gases e inchaço abdominal, também pode deixar a barriga dura.
Além disso, a má digestão também pode causar sensação de estômago cheio, dor de cabeça, cansaço e desconforto na barriga.
O que fazer: na suspeita de má digestão, é importante consultar o gastroenterologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico e prescrito o tratamento adequado.
O médico poderá indicar o uso de medicamentos como Gaviscon, Eparema e Leite de magnésia.
Outras medidas simples e caseiras que ajudam a aliviar a má digestão incluem tomar chás como de boldo, de macela ou de erva-doce. Conheça outros chás que melhoram a digestão.
5. Acúmulo de gordura visceral
O acúmulo de gordura visceral pode levar ao surgimento da barriga dura e inchada, ou aumentada.
Embora essa condição não cause sintomas, a gordura visceral pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e insuficiência hepática, por exemplo.
O que fazer: em casos de suspeita de acúmulo de gordura visceral, é aconselhado consultar o clínico geral, nutricionista ou endocrinologista, para fazer diagnóstico adequado e prescrever o tratamento.
Manter uma alimentação com baixas calorias e pobre em açúcar, que deve ser indicada pelo nutricionista, é um dos principais tratamentos para gordura visceral.
Além disso, a prática regular de exercícios físicos, por pelo menos 3 vezes na semana, é fundamental para ajudar a diminuir a gordura visceral.
Leia também: 10 exercícios para eliminar gordura visceral tuasaude.com/exercicios-para-perder-gordura-visceral6. Intolerância alimentar
A barriga dura é um sintoma da intolerância alimentar, como intolerância à lactose ou frutose. Isso acontece, porque a dificuldade de digestão pode provocar excesso de gases e barriga inchada.
Outros sintomas que também podem surgir na intolerância alimentar são diarreia, náusea, vômitos, dor de cabeça ou cólica abdominal.
O que fazer: na suspeita de intolerância alimentar, é importante consultar o nutricionista ou gastroenterologista, para avaliar o tipo de intolerância e, assim, indicar o melhor tratamento.
O tratamento geralmente é feito excluindo-se os alimentos relacionados com a intolerância. O médico ou nutricionista também pode prescrever o uso de enzimas digestivas e a adoção de uma dieta.
7. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável, ou síndrome do cólon irritável, pode deixar a barriga dura, devido aos sintomas que estão presentes nesta condição, como distensão abdominal, excesso de gases e prisão de ventre.
O que fazer: quando existe a confirmação desta condição, o médico pode indicar o uso de probióticos e medicamentos para diarreia, prisão de ventre e dor abdominal, como loperamida, escopolamina.
Já o nutricionista pode recomendar a adoção de uma dieta com maior teor de fibras, incluindo frutas, legumes, leguminosas e cereais integrais ou ainda a dieta pobre em FODMAP.
8. Obstrução intestinal
Barriga dura, inchaço, dor abdominal que piora com o passar do tempo, náuseas e vômitos são alguns dos sintomas de obstrução intestinal.
Essa condição é caracterizada pelo bloqueio total ou parcial em alguma parte do intestino, podendo ser causada por aderências após cirurgias, hérnias, diverticulite e doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.
O que fazer: em casos de suspeita, é importante procurar imediatamente o atendimento médico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento que, geralmente, inclui a administração de soro pela veia e passagem de uma sonda nasogástrica para retirar o excesso de gases e líquidos na barriga.
9. Ascite
A ascite é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas dentro do abdômen, causando sintomas como barriga dura e inchada, crescimento progressivo da barriga, desconforto abdominal ou dificuldade para respirar.
O que fazer: quando a ascite é diagnosticada, o médico poderá indicar o uso de medicamentos diuréticos e/ou antibióticos.
O médico também pode indicar a paracentese terapêutica, que é um procedimento que remove o líquido da cavidade abdominal por meio de um cateter.