Bastonetes: o que são, valores (e porque estão baixos ou altos)

Os bastonetes são células de defesa do sistema imunológico produzidas pela medula óssea e que dão origem aos neutrófilos quando amadurecem, não sendo normalmente encontradas no sangue.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora os bastonetes baixos ou zero na circulação sanguínea normalmente não sejam considerados um problema, quando estão altos podem indicar infecções ou inflamações agudas, por exemplo.

Em caso de alterações dos bastonetes no resultado de um exame, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral para que a sua causa seja identificada e possa ser indicado o tratamento mais adequado, se necessário.

Médico conferindo o resultado do exame de sangue de um paciente

O que significa o resultado

O número de bastonetes no sangue normalmente é verificado no resultado do leucograma, a parte do hemograma que avalia a quantidade de células de defesa do organismo. Veja como entender o resultado do leucograma

Esse resultado deve ser interpretado por um médico, que também leva em consideração os sintomas apresentados, histórico de saúde da pessoa e possíveis alterações em outros valores do hemograma ou exames indicados, por exemplo.  

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Bastonetes altos

As principais causas de bastonetes altos no sangue são:

  • Infecções, especialmente quando causadas por bactérias;
  • Efeito colateral de medicamentos, como os corticoides;
  • Doenças inflamatórias, como colite ulcerativa;
  • Hemorragias;
  • Cirurgias;
  • Alguns tipos de leucemia.

O aumento dos níveis de bastonetes normalmente acontece quando o organismo está precisando de muitos neutrófilos, um tipo de glóbulo branco. Isso faz com que a medula óssea libere para a circulação células que ainda não amadureceram completamente, como os bastonetes.

Leia também: Leucócitos: o que são e porque estão altos ou baixos? tuasaude.com/leucocitos

Bastonetes baixos

Bastonetes baixos no sangue, quando abaixo do limite superior dos valores de referência ou zero, normalmente não são considerados um problema porque estas células naturalmente não estão presentes na circulação ou são verificadas em quantidades muito pequenas.

Os bastonetes são células que ainda precisam amadurecer na medula óssea antes de serem liberadas para o sangue. Portanto, sua quantidade aumenta na circulação principalmente quando existe algum problema no organismo.

Valores normais de bastonetes

Os valores normais de bastonetes variam de acordo com a idade da pessoa. Em homens e mulheres, o valor adequado de bastonetes é entre 0 a 800 ml/µL. Em crianças de 6 meses a 6 anos, os níveis normais de bastonetes são de até 300 ml/µL. Já em crianças a partir de 13 anos, os valores normais variam de 0 a 1000 ml/µL de bastonetes no sangue.

Em caso de alterações nos valores de bastonetes, é recomendado consultar um médico para investigar as possíveis causas dessas alterações, ajudando, assim, a diagnosticar as possíveis doenças e recomendar o tratamento mais adequado, quando necessário.

Como saber se o resultado está normal

Para saber se os níveis de bastonetes estão normais, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Diferença entre neutrófilos bastonetes e segmentados

Os segmentados, ou neutrófilos segmentados, são os neutrófilos já maduros, que são células presentes no sistema imunológico que ajudam a combater infecções e inflamações.

Leia também: O que pode ser neutrófilos segmentados altos ou baixos tuasaude.com/neutrofilos-segmentados

Já os bastonetes são os neutrófilos ainda jovens, mas que também atuam no sistema imunológico ajudando a combater principalmente infecções e inflamações agudas, além de resultarem na formação de neutrófilos segmentados, ou maduros.