Desenvolvimento do bebê com 15 meses: peso, sono e alimentação

O bebê com 15 meses geralmente é mais curioso e ativo, gostando de caminhar e brincar com brinquedos e com outras crianças. Nesta fase, o bebê também já se comunica melhor, reconhecendo o próprio nome quando chamado e falando algumas palavras, como “tasa” (casa) e “tato” (pato).

A alimentação do bebê com 15 meses deve priorizar alimentos saudáveis, como frutas e vegetais; cereais, leguminosas, proteínas e tubérculos. Além disso, é importante também oferecer 1,3 litros de água por dia para o bebê, considerando a água pura, a água do leite materno, ou fórmula infantil, e a água usada em preparações como sopas e sucos.

É importante lembrar que o desenvolvimento, a fala, o crescimento e o sono acontecem em ritmos diferentes para cada bebê. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é aconselhado realizar uma consulta com o pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Peso do bebê

A tabela a seguir indica o intervalo de peso adequado do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como altura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

8,6 a 13,3 kg

7,9 a 12,9 kg

Altura

76 a 86,5 cm

74 a 85,2 cm

Perímetro cefálico

45,9 a 49 cm

45,3 a 47,9 cm

Ganho de peso mensal

200 g

200 g

Caso o bebê apresente valores menores ou maiores dos intervalos indicados, é recomendado passar por uma consulta com um pediatra para avaliar o crescimento da criança.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 15 meses geralmente é curioso e aprende muitas coisas imitando o que as outras pessoas fazem. Além disso, o bebê nesta fase também é muito ativo, gostando de caminhar pela casa, e brincar com objetos, brinquedos e com outras crianças.

Nesta fase, o bebê já consegue entender quase tudo o que lhe dizem, reconhece o próprio nome, quando chamado, e fala algumas palavras, como “mama”, “papa”, “tasa” (casa) e “tato” (pato). Além disso, o bebê também já sabe se comunicar com as mãos, dando "tchau" e “oi”, e sinalizando com a cabeça, para dizer “não”.

Para estimular o desenvolvimento do bebê, é importante conversar com ele ao longo do dia, durante o banho, brincadeiras e refeições, por exemplo. Além disso, atividades como contar histórias, mostrar imagens nos livros, dançar e cantar músicas, além de divertidas, também são importantes para o desenvolvimento do bebê.

Veja outras dicas que poderão ajudar no desenvolvimento do bebê:

Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

12:46 | 2.068.819 visualizações

Quando vacinar o bebê

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o bebê com 15 meses deverá tomar algumas vacinas, como:

  • 4ª dose da vacina tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche;
  • 1ª dose da vacina contra febre amarela, caso o bebê ainda não tenha tomado;
  • Reforço da vacina contra catapora;
  • Reforço da vacina VIP contra poliomielite, ou paralisia infantil.

Além disso, também é recomendado o reforço da vacina que protege contra a Haemophilus influenzae, uma bactéria que pode causar pneumonia, dor de ouvido, sinusite e meningite.

Alimentação do bebê

Aos 15 meses o bebê já pode fazer as mesmas refeições da família, devendo fazer 5 refeições por dia, incluindo uma porção de fruta fresca, no café da manhã e lanche da tarde, e 2 refeições “salgadas” com vegetais frescos, cereais, tubérculos, leguminosas e proteínas, no almoço e no jantar, como explicado a seguir:

  • Café da manhã: ½ porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral, ou fórmula infantil;
  • Lanche da tarde: 1 porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral, ou fórmula infantil;
  • Almoço e jantar: 1 colher de sopa de cereais, como arroz ou macarrão; ou tubérculos, como inhame e batata doce + 2 colheres de sopa de vegetais, como chuchu, tomate e espinafre + 1 colheres de sopa de leguminosas, como feijão fradinho + 1 colher de sopa de proteína, como carne, peixe ou ovos + 1 pedaço pequeno de fruta;
  • Ceia: leite materno, ou 200 ml de leite de vaca, ou fórmula infantil.

Deve ser incentivado o consumo de aproximadamente 600 ml de leite de vaca por dia para bebês de 15 meses, especialmente na forma de fórmulas infantis fortificadas com vitaminas e minerais. No entanto, o leite não deve substituir as refeições principais.

Também são indicados alimentos derivados do leite, como iogurtes e queijos, para garantir a ingestão adequada de cálcio, além do consumo de carnes, ovos, frutas, verduras, como alface, couve ou repolho, e legumes, como tomate, abóbora ou cenoura.

Deve-se evitar dar ao bebê alimentos industrializados como sorvete, salsicha, refrigerante, molhos ou temperos prontos, alimentos em conserva e salgadinhos por serem ricos em gordura, sódio e açúcares. 

Além disso, também não é indicado usar sal ou qualquer tipo de açúcar nas refeições, porque o paladar do bebê está em desenvolvimento e a ingestão desses alimentos pode favorecer um hábito alimentar ruim, aumentando o risco de obesidade ou outros problemas de saúde no futuro. Veja mais alimentos que não se deve dar para o bebê.

Ingestão de água

É importante oferecer em torno de 1300 ml de água por dia para o bebê com 15 meses, incluindo a água pura, a água do leite materno, ou usada no preparo da fórmula infantil, e a água usada em preparações como sopas e sucos.

É recomendado oferecer sempre a água filtrada ou fervida para o bebê, que deve ser dada de preferência em um copo ou xícara, distribuída ao longo do dia e entre as refeições.

Sono do bebê

O bebê aos 15 meses geralmente dorme de 9 a 10 horas por noite e ainda pode precisar tirar 2 cochilos, com uma média de 3 horas no total, durante o dia.

O sono é um momento importante para que o bebê aprenda a dormir sozinho, caso ainda não o faça, porque isso ajuda na autonomia da criança, permitindo que ela se sinta segura e confortável na própria cama e espaço.

No entanto, caso o bebê tenha dificuldades para pegar no sono ou dormir sozinho, algumas medidas, como ter um ursinho de pelúcia, reduzir a luminosidade do quarto e os barulhos na casa podem ajudar a criança a adormecer. Veja outras dicas para ajudar no sono do bebê.

Brincadeiras e atividades

As brincadeiras e atividades são fundamentais, porque ajudam no desenvolvimento da comunicação, curiosidade, confiança, criatividade e bem estar do bebê.

Para divertir e ajudar no desenvolvimento do bebê uma opção é levar ele para passear em um parque, ou praça, para que ele possa andar, ficar descalço sobre a grama ou terra, ver as árvores, as flores e escutar o canto dos pássaros.

Outra opção de atividade para os bebês com 15 meses inclui cantar músicas que estimulam o bebê a conhecer os sons dos animais ou as partes do corpo, como “cabeça, ombro, joelho e pé”, por exemplo.

Vídeos relacionados

Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

12:46 | 2.068.819 visualizações