O bebê com 18 meses gosta de brincar com outras crianças e geralmente já anda sem segurar em pessoas ou objetos, pode conseguir subir escadas, brinca de faz de conta e aponta para os objetos que deseja. Nessa fase, o bebê também e consegue falar mais palavras, como “mamã” e "papa".
O sono do bebê aos 18 meses tende a ser tranquilo, mas algumas crianças podem querer continuar brincando na hora de dormir, pedir a companhia dos pais, ou responsáveis, ou ainda acordar durante a noite.
Aos 18 meses o bebê já possui dentes, o que torna mais fácil a mastigação de alimentos mais sólido. Além disso, o bebê já pega na colher e no copo, e quer se alimentar sozinho. No entanto, nesta fase a criança tende a recusar alguns alimentos, sendo importante variar as formas de preparo e repetir a oferta dos alimentos para que ela se acostume.
Vale lembrar que as características de desenvolvimento e alimentação acontecem em ritmos diferentes para cada bebê. Por isso, em casos de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado consultar o pediatra.
Peso do bebê
A tabela abaixo indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como altura e perímetro cefálico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:
Caso o bebê apresente valores acima ou abaixo desses intervalos, é importante passar por uma consulta com o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.
Sono do bebê
Geralmente o bebê aos 18 meses tem uma boa noite de sono, variando entre 10 e 13 horas. Mas em alguns momentos ele quer continuar brincando. Por isso, é importante que os pais ou responsáveis conversem com voz calma e tranquila, explicando que está na hora de dormir.
Para ajudar o bebê com dificuldades de pegar no sono, pode-se criar uma rotina, como dar banho na criança antes de dormir, diminuir os ruídos e a iluminação na casa ou fazer uma massagem pode ajudar a criança a dormir mais calma e relaxada. Veja mais dicas para ajudar o bebê a dormir.
Além disso, é importante também evitar atividades que estimulem a criança perto da hora de dormir, como assistir televisão, mexer no celular ou deixar a luz acessa, por exemplo.
Alimentação do bebê com 18 meses
O bebê com 18 meses já pode comer as mesmas refeições da família, devendo fazer 6 refeições ao dia, incluindo 3 papas de frutas frescas divididas entre o café da manhã, os lanches da manhã e da tarde, e 2 papas "salgadas", feitas com vegetais, cereais ou tubérculos, leguminosas e proteínas, no almoço e no jantar, como explicado a seguir:
- Café da manhã: ½ porção de fruta fresca + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral, ou fórmula infantil;
- Lanche da manhã: 1 porção de fruta + leite materno, ou 200 ml de leite de vaca integral, ou fórmula infantil;
- Almoço e jantar: 1 colher de sopa de cereais, como arroz ou macarrão, ou tubérculos, como inhame e batata doce + 2 colheres de sopa de vegetais, como chuchu, tomate e espinafre + 2 colheres de sopa de leguminosas, como feijão fradinho + 1 colher de sopa de proteína, como carne, peixe ou ovo. Também pode ser oferecido um pedaço pequeno de fruta como sobremesa;
- Lanche da tarde: ½ porção de fruta fresca + leite materno ou 200 ml de leite de vaca integral; ou cereais, como pão, aveia e cuscuz de milho + leite materno ou 200 ml de leite de vaca integral; ou raízes e tubérculos, como aipim, batata-doce e inhame + leite materno ou 200 ml de leite de vaca integral;
- Ceia: leite materno, 200 ml de leite de vaca integral ou fórmula infantil.
O bebê aos 18 meses ainda precisa do leite materno, que deve ser oferecido junto com as frutas e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar.
Para os bebês que não amamentam, o leite de vaca integral é recomendado por ser uma bebida rica em cálcio, um mineral importante para a formação dos ossos e dentes. Mas o leite de vaca deve ser dado somente num total de 600 ml por dia, pois o cálcio em excesso pode atrapalhar a absorção de ferro da alimentação do bebê.
No entanto, em situações como intolerâncias e alergias, por exemplo, o consumo de leite de vaca deve ser evitado. Por isso, antes de oferecer esse tipo de leite para o bebê, é importante conversar com o pediatra.
Ingestão de água por dia
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam ofertados 1,3 litros de água por dia para o bebê aos 18 meses. Nesses 1,3 litros deve ser contada a quantidade de água presente no leite materno, no leite de vaca, a água usada em fórmulas infantis e em preparações como sopas ou ensopados, e a água pura.
É importante que a água pura seja sempre filtrada ou fervida, devendo ser dada em um copo ou xícara e distribuída ao longo do dia e entre as refeições do bebê.
Desenvolvimento do bebê
O bebê com 18 meses gosta de brincar com outras crianças e geralmente já anda sem precisar apoiar em pessoas ou objetos. Além disso, o bebê e subir e descer escadas sem grandes dificuldades. Nesta fase, o bebê já tem uma visão muito boa e aponta para o que quer.
Agora o bebê já entende pedidos simples, como "dê para mim" e já sabe falar mais palavras simples, como “mamã” e "papa". Para ajudar o bebê a falar outras palavras, pode-se mostrar um objeto e dizer como ele se chama. Por exemplo, apontar para um animal e dizer o seu nome, ou ainda mostrar nos livros e revistas outras coisas como “flor”, “árvore” ou “bola”.
Nesta fase, a criança é muito ativa e está sempre em busca de brincadeiras e, por isso, não deve ser deixada sozinha porque pode abrir gavetas para subir em sofás e escadas para chegar ao brinquedo que deseja, podendo ser perigoso. Da mesma forma que o bebê não deve ser deixado sozinho na piscina, na banheira ou perto de um balde com água.
Como o bebê já sabe subir em sofás e cadeiras, é também importante que fique longe de janelas, sendo interessante colocar grades ou telas de proteção para evitar acidentes.
Brincadeiras e atividades para o bebê
Os bebês aos 18 meses gostam de brincar e descobrir o próprio corpo e as brincadeiras promovem alegria, desafios a serem superados, além de ajudar a desenvolver a curiosidade, a confiança e a criatividade.
Algumas brincadeiras para divertir e estimular o desenvolvimento intelectual e motor do bebê são as que incluem jogos de imitação, brincadeiras de roda, imitar sons e palavras, e teatro de fantoches.
As brincadeiras simples na natureza, como pegar folhas de árvore no chão, brincar na chuva e na lama ou brincar com gravetos ajudam o bebê a ser mais criativo, a melhorar a conexão e o respeito pela natureza, além de ajudar no fortalecimento da visão e dos sistemas de defesa do organismo.