O bebê com 4 meses movimenta melhor as mãos, brincando e agarrando melhor os objetos e brinquedos. Nesta fase o bebê também já começa a interagir mais, reconhecer melhor os familiares e, especialmente, a voz da mãe, que tende a acalmar e gerar prazer ao bebê.
A alimentação do bebê com 4 meses deve ser exclusivamente com leite materno sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. No entanto, quando a amamentação não é possível, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seja utilizada a fórmula infantil.
É importante lembrar que cada bebê tem seu próprio ritmo de crescimento, sono, fala e brincadeiras. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado consultar um pediatra.
Peso do bebê
A seguinte tabela mostra o intervalo de peso ideal do bebê com 4 meses, assim como outros parâmetros importantes como estatura e perímetro cefálico, segundo a Organização Mundial de Saúde:
Se o bebê apresentar valores acima ou abaixo dos indicados na tabela, é aconselhado consultar o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.
Como é o sono do bebê
O sono do bebê com 4 meses varia de 12 a 16 horas diárias, incluindo o tempo das sonecas durante dia. Embora o bebê com 4 meses comece a ter um período maior de sono contínuo à noite, despertares ainda são comuns nessa idade.
Algumas recomendações para ajudar o bebê com 4 meses a criar uma rotina de sono noturno são:
- Se acordar muito cedo, deixar o bebê um pouco mais no berço para que durma um pouco mais;
- Manter pouca iluminação no quarto;
- Evitar barulhos pela casa para não despertar o bebê.
Além disso, é importante também tentar manter a mesma rotina antes de dormir para que o bebê vá se acostumando ao horário do sono. Até os 6 meses de idade, é comum o bebê já conseguir dormir por cerca de 9 horas durante a noite, com alguns despertares breves. Saiba quanto tempo deve durar o sono do bebê.
Alimentação do bebê
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a alimentação do bebê com 4 meses seja feita exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser.
O leite materno contém todos os nutrientes e água que o bebê precisa para crescer e se desenvolver. Por isso, a recomendação é que a amamentação seja exclusiva até os 6 meses e, quando possível, que o leite materno complemente a alimentação da criança até os 2 anos ou mais.
Leia também: 10 benefícios da amamentação para a saúde do bebê tuasaude.com/beneficios-do-leite-materno-para-o-bebeNo entanto, quando a mãe não pode amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil e, neste caso, o pediatra deverá recomendar o tipo e a quantidade de fórmula.
O bebê que se alimenta com fórmula infantil deve ingerir 700 ml de água filtrada ou fervida por dia através das fórmulas. Neste caso, é importante perguntar ao pediatra se existe necessidade de oferecer água pura, além daquela utilizada na preparação das mamadeiras.
Desenvolvimento do bebê
O bebê com 4 meses já tem melhor controle das mãos, agarrando melhor os objetos e levando-os até a boca. Nesta fase o bebê também já começa a interagir mais com as pessoas com um sorriso ou emitindo alguns sons.
Aos 4 meses o bebê, o bebê tende a reconhecer melhor figuras familiares como os pais ou cuidadores, movimentar a cabeça na direção quando ouve a voz de alguém e parar de chorar quando consolado por uma voz tranquila, especialmente a da mãe.
Além disso, durante este período é importante estar atento às reações do bebê aos estímulos, pois nesta fase já é possível identificar algumas situações, como dificuldades de audição, por exemplo.
Leia também: Como saber se o meu filho não está escutando bem tuasaude.com/saiba-como-identificar-se-o-bebe-nao-escuta-bemQuando vacinar o bebê
É importante que o bebê com 4 meses receba algumas vacinas que estão incluídas no calendário nacional de vacinação, como:
- Segunda dose da VORH, contra o Rotavírus;
- Segunda dose da Pentavalente, contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae tipo b;
- Segunda dose da VIP, contra Poliomielite.
- Segunda dose da vacina pneumocócica conjugada, que protege contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae;
No caso da vacina pneumocócica conjugada, a que normalmente é aplicada na Unidade Básica de Saúde é conhecida como Pneumocócica 10, mas existem outras que também podem ser indicadas pelo pediatra em alguns casos e oferecem maior proteção.
Leia também: Vacinas: para que servem, tipos e como são feitas tuasaude.com/tudo-sobre-vacinasBrincadeiras do bebê com 4 meses
As brincadeiras com o bebê de 4 meses são fundamentais, pois estimulam a curiosidade, sensibilidade e o desenvolvimento da visão e audição da criança. Algumas brincadeiras simples para os bebês nesta idade são:
- Levar o bebê para a porta ou a janela de casa para que ela possa ver as pessoas, os animais e os objetos se movimentando, falando os nomes e fazendo sons de cada um para a criança;
- Colocar o bebê sentado em um tapete, apoiado por almofadas e mostrar livros ou brinquedos para ele, deixando-o segurar os objetos com as duas mãos, enquanto conversa e sorri para ele;
- Com o bebê no colo, deixar ele de frente para o espelho, mostrando e explicando as partes do corpo, para ajudar ele a desenvolver a visão e perceber a própria imagem aos poucos.
Além disso, o bebê com 4 meses também pode passear em locais abertos como parques ou praças, porém é recomendado que passeios sejam feitos antes das 10:00 ou após às 16:00 em caso de dias ensolarados.
Não é recomendado expor o bebê com 4 meses de vida diretamente ao sol, nem se deve passar protetor ou bloqueador solar nesta idade. O ideal é o uso de guarda-sol, bonés e roupas para proteção.