O bebê com 5 meses já tem melhor postura e equilíbrio da cabeça e do tronco. Por isso, quando é deitado de barriga para baixo, ele consegue se apoiar nas mãos e se arrastar, e começa a se sentar sem apoio. Além disso, o bebê já segura melhor os objetos com as mãos e, por curiosidade, tenta levar os brinquedos até a boca.
Aos 5 meses o bebê geralmente dorme em torno de 14 a 15 horas por dia. No entanto, nesta fase, prefere ficar mais tempo acordado para brincar e, por isso, cochilam menos durante o dia e dormem por mais tempo à noite.
A alimentação do bebê com 5 meses deve ser feita exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. No entanto, quando a mãe não pode amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, de acordo com as orientações do pediatra.
É importante lembrar que cada bebê tem sua velocidade de crescimento, sono e fala. Por isso, se houver dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é aconselhado realizar uma consulta com o pediatra.
Peso do bebê com 5 meses
A tabela seguinte indica o intervalo de peso para o bebê com 5 meses, bem como outros parâmetros como estatura e ganho de peso mensal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:
É importante lembrar que, caso o bebê apresente valores acima ou abaixo dos indicados, é recomendado consultar o pediatra para que seja avaliado o desenvolvimento da criança.
Como é o sono do bebê
O bebê com 5 meses geralmente dorme entre 14 a 15 horas por dia, entre os cochilos durante a manhã e a tarde, e o sono à noite. Nesta idade, o bebê tem um sono mais prolongado durante a noite, acordando em média 1 vez para mamar ou para trocar a fralda.
É recomendado também que o bebê com 5 meses durma em torno de 10 horas seguidas por noite. No entanto, alguns bebês podem ter mais dificuldade em dormir muitas horas seguidas ou até mesmo “trocar o dia pela noite”. Saiba quantas horas o bebê precisa dormir.
Para garantir boas noites de sono, é importante que o bebê tenha os mesmos horários para dormir, pois isto ajuda a criar uma rotina de sono. Além disso, colocar o bebê ainda acordado no berço, ensina a criança a “pegar” no sono sozinha.
Outras medidas que ajudam o bebê a dormir bem é deixar o quarto com pouca iluminação, diminuir os barulhos na casa e evitar usar celular ou televisão perto da hora de dormir. Veja outras dicas para ajudar o bebê a dormir bem.
Como deve ser a alimentação
A alimentação do bebê com 5 meses deve ser feita exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar.
O leite materno fornece todos os nutrientes e água que o bebê precisa para se desenvolver, por isso, a Organização Mundial de Saúde recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses e, quando possível, que o leite materno complemente a alimentação do bebê até os 2 anos ou mais.
No entanto, quando a mãe não pode amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, de acordo com as orientações do pediatra quanto ao tipo e quantidade.
Além disso, bebês que se alimentam de fórmula infantil também precisam beber 700 ml de água por dia, sendo importante consultar o pediatra quanto à necessidade de oferecer água pura, filtrada ou fervida, além daquela utilizada na preparação das mamadeiras. Veja como dar água para o bebê.
Desenvolvimento do bebê
A partir do 5º mês, o bebê já equilibra melhor a cabeça e o tronco, conseguindo se apoiar nas mãos para rolar e se arrastar. O bebê com 5 meses também tem melhor postura e, por isso, começa a se sentar sem apoio e apoiar com as mãos quando cair para os lados.
O bebê com 5 meses já reconhece melhor a voz, a aparência e o olhar dos pais, ou responsáveis, e familiares, interagindo com eles através do sorriso ou de ruídos que faz com a boca. Além disso, nesta fase o bebê também consegue segurar melhor os objetos e brinquedos com as mãos e, por curiosidade, pode tentar levá-los até a boca.
Quando vacinar o bebê
O bebê com 5 meses precisará tomar apenas a segunda dose da vacina Meningocócica C (conjugada), contra a infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode causar meningite. Veja os sintomas e como prevenir a meningite meningocócica.
Brincadeiras e atividades
As brincadeiras são fundamentais nesta fase, pois ajudam a melhorar o vínculo do bebê com os pais ou responsáveis, além de estimular a comunicação, a criatividade, o aprendizado e a cognição da criança.
Algumas brincadeiras que podem ser feitas com o bebê com 5 meses são:
- Colocar o bebê sentado em um tapete macio com brinquedos e objetos, apontando e falando o nome e incentivando-o a pegar os brinquedos;
- Sentar com o bebê no chão, colocar diferentes objetos e brinquedos dentro de um cesto e oferecer para ele explorar, falando e explicando o nome e a função de cada objeto para o bebê.
Outra brincadeira fácil é a do “espelho mágico'', onde se coloca o bebê no colo ou sentado em um tapete, e deixa ele explorar a própria imagem, falando o nome e explicando as diferentes partes do corpo.