A berberina é um fitoterápico natural que possui propriedades que ajudam a diminuir o açúcar no sangue e a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos, podendo ser indicada em caso de diabetes, síndrome metabólica ou para proteger contra doenças cardiovasculares.
Além disso, a berberina parece possuir componentes que promovem a diminuição do peso corporal e aumento da capacidade do organismo em queimar gordura, podendo ser também muito útil em dietas para baixar de peso.
A berberina é uma substância nitrogenada vegetal que atua como fitoterápico natural e que é extraída de plantas, como Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis, sendo importante que seja usada de acordo com a orientação do médico, nutricionista ou fitoterapeuta.

Para que serve
A berberina é indicada para:
1. Controlar a diabetes
O suplemento de berberina pode ajudar a controlar a diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica, pois equilibra os níveis de açúcar no sangue e melhora o funcionamento da insulina, hormônio necessário para o transporte de glicose até os tecidos.
Esse efeito é similar à ação dos medicamentos utilizados para controlar a diabetes e, por isso, a berberina poderia ser usada para potencializar o efeito dos medicamentos, de acordo com a orientação médica.
2. Ajudar na perda de peso
A berberina aumenta a capacidade das células de produzir energia, estimulando tanto a queima de gordura quanto a diminuição da produção de gordura no corpo.
Isso acontece porque a berberina melhora a função dos hormônios reguladores da gordura, como a insulina, a adiponectina e a leptina, além de diminuir a expressão de genes que estimulam o acúmulo de gordura no organismo.
3. Reduzir o colesterol
A berberina também tem mostrado bons resultados em reduzir o colesterol total, o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.
Além disso, quando usada juntamente com medicamentos e com uma dieta equilibrada, a berberina também ajuda a elevar o colesterol bom (HDL), que atua como protetor cardiovascular.
O uso da berberina não substitui o tratamento com remédios, dieta e exercícios físicos indicados pelo cardiologista.
4. Proteger o cérebro
Por ter um potente efeito anti-inflamatório, a berberina também ajuda a proteger o cérebro contra problemas como perda de memória e Alzheimer.
Além disso, a berberina também protege os neurônios de pessoas que sofreram AVC e reduzindo as sequelas do problema.
5. Regular a flora intestinal
A berberina tem efeito antimicrobiano e atua no intestino inibindo a proliferação de bactérias prejudiciais para o organismo.
Com isso, esse suplemento também favorece a multiplicação de bactérias benéficas, que melhoram o trânsito intestinal, aumentam a proteção do intestino e que produzem substâncias que ajudam a regular a glicemia.
6. Controlar a pressão arterial
A berberina também é capaz de ajudar no controle da pressão arterial, já que é capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, podendo ser indicada para auxiliar no tratamento da hipertensão arterial.
Berberina emagrece?
Alguns estudos [1,2,3] mostram que a berberina pode ajudar a emagrecer pois promove a queima de gordura, inibe a multiplicação de células de gordura no corpo, reduz a gordura da barriga, e diminui o IMC.
Além disso, a berberina ajuda a reduzir os níveis de proteína C reativa no corpo, que é um marcador inflamatório que tem seus níveis aumentados em pessoas que sofrem de obesidade.
No entanto, ainda são necessário s mais estudos que comprovem esse benefício.
Além disso, o uso da berberina não substitui a dieta balanceada indicada pelo nutricionista e prática de exercícios físicos regulares.
Quantidade recomendada
A quantidade recomendada de berberina para adultos é de 1 cápsula de 500 mg, até 3 vezes por dia, tomada 30 minutos antes das refeições principais.
No entanto, é importante que o médico seja consultado para que seja indicada a dose mais adequada para cada pessoa, além de analisado os remédios que se usa com frequência, pois a berberina pode interagir com outros remédios.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da berberina são:
- Náuseas ou vômitos;
- Dor abdominal;
- Excesso de gases intestinais ou diarreia;
- Dor de cabeça ou muscular;
- Tontura ou desmaios.
A berberina também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, que devem ser tratadas imediatamente no pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Em doses maiores do que as recomendadas, a berberina também pode causar pressão baixa, frequência cardíaca lenta ou alterações no ritmo do coração.
Quando não é indicada
A berberina é contraindicada para mulheres grávidas ou em amamentação, pois pode atravessar a placenta e afetar o desenvolvimento do bebê ou passar para o bebê pelo leite materno.
Além disso, a berberina não deve ser usada por menores de 18 anos ou pessoas que tenham alergia à esse suplemento.
A berberina também não deve ser usada por pessoas que utilizam o remédio ciclosporina.
Pessoas que usam remédios para pressão alta, diabetes, colesterol ou problemas cardíacos, remédios anticoagulantes, antibióticos ou sedativos, só devem usar a berberina com indicação médica.