A cebola é um legume que oferece muitos benefícios à saúde, como ajudar a diminuir o colesterol "ruim", manter a saúde do intestino, diminuir o risco de câncer e prevenir o envelhecimento precoce.
Isso acontece porque a cebola (Allium cepa) contém fibras, quercetina e antocianinas, nutrientes e compostos bioativos com propriedades prebióticas, anti-inflamatórias, hipoglicemiantes e antioxidantes.
Existem muitos tipos de cebola, como branca, roxa e amarela, que se diferenciam principalmente quanto ao tipo de antioxidantes. A cebola roxa é rica em antocianinas, por exemplo. A cebola pode ser consumida crua ou cozida, no preparo de saladas, conservas, chás e sopas, por exemplo.
Leia também: Antocianinas: o que são, para que servem e alimentos tuasaude.com/antocianinasBenefícios da cebola
Os principais benefícios da cebola para a saúde são:
1. Diminui colesterol "ruim" e triglicerídeos
Por conter saponinas, um composto orgânico com ação antioxidante, a cebola diminui os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue ao reduzir a absorção do colesterol dos alimentos no intestino e aumenta a sua excreção nas fezes,
Assim, esse legume ajuda a diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, como aterosclerose e infarto.
2. Mantém a saúde do intestino
A cebola mantém a saúde do intestino por conter inulina, um tipo de fibras prebiótica que servem de alimento para as bactérias benéficas presentes no intestino, ajudando a manter a flora intestinal saudável, manter a boa digestão e evitar o desenvolvimento de bactérias ruins que poderiam causar doenças.
As fibras presentes na cebola também ajudam a aumentar o volume das fezes e estimular os movimentos naturais do intestino, ajudando na evacuação e prevenindo, assim, a prisão de ventre.
Leia também: Prebióticos: o que são e para que servem tuasaude.com/prebioticos3. Previne a pressão alta
A cebola ajuda a prevenir a pressão alta, porque possui aliina e antioxidantes que promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea.
4. Diminui o risco de câncer
Os antioxidantes presentes na cebola, como quercetina, luteína e zeaxantina, evitam o estresse oxidativo, inibindo o crescimento de células tumorais e ajudando, assim, a diminuir o risco de câncer.
5. Regula sistema imunológico
Por conter vitamina C e compostos bioativos, a cebola ajuda a regular o sistema imunológico, combatendo vírus, bactérias e fungos que podem provocar infecções e inflamações no organismo.
Além disso, as fibras prebióticas da cebola favorecem as bactérias benéficas presentes no intestino que ajudam a manter a saúde das células de defesa e fortalecem o sistema imunológico.
Leia também: Sistema imunológico: o que é, como funciona e resposta imune tuasaude.com/sistema-imunologico6. Previne o envelhecimento precoce
A cebola previne o envelhecimento precoce por ser rica em antocianinas, antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres.
Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoce7. Ajuda a regular o açúcar no sangue
As fibras presentes na cebola reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a quercetina e os compostos sulfurados com propriedades hipoglicemiantes, também ajudam a controlar a glicose sanguínea, diminuindo o risco de resistência à insulina e diabetes.
8. Alivia gripes e resfriados
A cebola, principalmente na forma de chás ou xaropes, alivia sintomas gripes, resfriados e bronquite, por possuir ação expectorante e antisséptica que ajuda a diminuir as secreções, melhorar a tosse e eliminar o catarro.
Leia também: 9 xaropes caseiros para gripe (e como preparar) tuasaude.com/xaropes-caseiros-para-gripeTabela de informação nutricional
A tabela a seguir indica a informação nutricional por cada 100 gramas de cebola:
É importante lembrar que os benefícios da cebola podem ser obtidos quando esse alimento é incluído em uma dieta equilibrada e variada, e a prática regular de exercícios físicos.
Como consumir
A cebola pode ser consumida todos os dias, na forma crua ou cozida, sozinha ou em receitas como saladas, conservas, molhos, tortas e sopas, por exemplo.
Não exite uma quantidade específica indicada de cebola por dia para se obter os seus benefícios. No entanto, a recomendação mínima de vegetais e frutas é de 400 g por dia.
A cebola também pode ser consumida como remédio natural, na forma de xarope e chás.
Para saber como consumir a cebola no dia a dia, marque uma consulta com o nutricionista mais perto da sua região:
Quem não deve consumir
Pessoas com alergia ou intolerância à cebola não devem consumir esse alimento.
Além disso, pessoas com síndrome do intestino irritável, refluxo e gastrite podem apresentar má digestão, queimação, dor abdominal e excesso de gases, com o consumo da cebola.
Receitas com cebola
Algumas receitas saborosas que podem ser preparadas com a cebola são:
1. Chá de casca de cebola
Ingredientes:
- Cascas de 2 cebolas;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Lavar bem a casca das cebolas. Ferver a água numa panela e, ao apagar o fogo, adicionar as cascas da cebola. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos.
Em seguida coar a bebida e tomar o chá ainda morno. O chá da casca de cebola pode ser usado para ajudar a aliviar a tosse, em casos de gripes, resfriados e bronquite.
2. Conserva de cebola
Ingredientes:
- ½ xícara de vinagre de cidra de maçã;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 1 e ½ colher de sopa de sal grosso;
- 1 cebola roxa.
Modo de preparo:
Lave e descasque a cebola e, depois, corte-a em fatias finas. Misture o vinagre, o açúcar e o sal num pequeno frasco de vidro até que o sal e o açúcar se dissolvam completamente. Por fim, adicione a cebola na mistura e feche o frasco. Guarde a cebola na geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de consumir.
Idealmente, a cebola deve repousar por 2 horas antes de consumir e pode ser utilizada até cerca de 2 semanas depois de preparada, embora o sabor seja melhor durante a primeira semana.
3. Salada de cebola roxa e limão
Ingredientes:
- 1 cebola roxa grande;
- 2 limões;
- 1 colher (de sopa) de açúcar;
- 1 dente de alho;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher (de sopa) de salsa picada;
- 1 colher (de sopa) de azeite.
Modo de preparo:
Descascar os limões, tirando toda a pele ou película branca, cortando-os em gomos e colocando-os em uma saladeira. Acrescentar o açúcar sobre o limão cortado.
Em seguida, descascar a cebola, cortá-la em tiras finas e juntar ao limão. Picar o dente de alho em fatias finas e acrescentar à salada.
Temperar com o sal, a pimenta, a salsa e o azeite, e servir em seguida.