A farinha de batata doce, também chamada de batata doce em pó, pode ser usada como uma fonte de carboidrato de baixo a médio índice glicêmico, o que significa que sua absorção pelo intestino é feita de forma gradual, mantendo a energia do organismo por mais tempo, sem causar aumento na produção de gordura, ou picos de glicemia.
Assim como a batata doce, a farinha enriquece a alimentação facilitando e estimulando o ganho de massa muscular. A farinha de bata doce pode ser adicionada em receitas como panquecas, vitaminas, pães e bolos.
As vantagens de usar essa farinha são:
- Maior praticidade, pois usar a farinha ao invés da batata economiza tempo de preparo na cozinha;
- Maior possibilidade de uso em receitas variadas, como vitaminas, caldos e panquecas;
- Maior concentração calórica na farinha, facilitando o aumento de calorias na dieta para quem deseja ganhar peso e massa muscular;
- Facilidade para transportar e usar no trabalho ou como pré-treino na academia;
- Melhora o trânsito intestinal;
- Melhora a saúde da pele, cabelos e olhos, por ser rica em betacaroteno, um potente antioxidante.
A farinha de batata doce pode ser feita em casa ou comprada pronta em lojas de produtos de nutrição e suplementos alimentares. Veja também os benefícios da batata doce.
Como fazer em casa
Para fazer a farinha de batata doce em casa, são necessários:
- 1 kg de batata doce
- 1 ralador
- 1 forma grande
- liquidificador
Modo de preparo:
Lavar bem as batatas e ralar em um ralo grande, de modo a ficarem pedaços parecidos com batata palha, mas maiores. Espalhar bem as batatas raladas em uma forma, de modo a não ficarem amontoadas, e levar ao forno pré-aquecido baixo, cerca de 150 a 160ºC, até que as batatas fiquem bem secas, soltas e crocantes. Em seguida, deve-se triturar as batatas secas no liquidificador, aos poucos, até virarem o pó da farinha, que deve ser guardado em um pote de vidro limpo e com tampa, de preferência na geladeira. Cada 1 kg de batata doce rende cerca de 250g de farinha.
Como consumir
A farinha de batata doce pode ser adicionada em vitaminas de pré ou pós treino, aumentando o valor energético dos shakes. Ela também pode ser misturada junto a outras farinhas em receitas de pães, massas, bolos e panquecas, sendo ideal usar a farinha de batata doce até cerca de 20% do peso total de farinhas da receita.
Outras maneiras de utilizá-la incluem empanar bifes de carne ou de frango, para incrementar bolinhas de carne, e para engrossar caldos e sopas.
Receita de Panqueca com Farinha de Batata Doce
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de farinha de batata doce
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de leite
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes com um garfo ou fouet. Pré-aquecer a frigideira com um pouco de azeite ou óleo e despejar a massa, virando com cuidado para assar dos dois lados. Rechear como desejar.
Vitamina com Farinha de Batata Doce
Ingredientes:
- 250 ml de leite
- 1 banana
- 1 scoop de whey protein
- 1 colher de sopa de farinha de batata doce
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim
- Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber.
Veja outras receitas de 6 lanches ricos em proteínas para aumentar a massa muscular.