Musculação é um exercício de força e resistência que pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhorar o condicionamento físico, acelerar o metabolismo, diminuir a gordura, melhorar a postura e a capacidade cardiorrespiratória, podendo ser feito com equipamentos, como barras, polias e halteres, por exemplo.
Apesar da musculação ser frequentemente associada a benefícios estéticos, como perda de peso e ganho de massa muscular, esse tipo de atividade também é capaz de promover a sensação de bem-estar, podendo ser considerado um aliado no tratamento do estresse, ansiedade e depressão.
É importante que antes de iniciar a prática da musculação, seja realizado uma avaliação física e de saúde, além de ser também indicado que os primeiros treinos sejam feitos sob orientação de um profissional de educação física, para garantir que os movimentos estão sendo realizados corretamente e seja possível prevenir lesões.
Benefícios da musculação
Os principais benefícios da musculação da saúde são:
1. Melhora a postura corporal
A prática de musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, melhorando a postura e diminuindo as dores nas costas por exemplo.
2. Diminui a quantidade de gordura
Quando a musculação é praticada de forma regular, intensa e acompanhada de uma alimentação saudável, o corpo passa a queimar mais gordura e aumentar a massa muscular, acelerando o metabolismo e favorecendo o gasto calórico mesmo quando se está parado.
A perda de gordura, além de promover benefícios estéticos e aumentar a auto-estima, previne uma série de doenças, como obesidade e aterosclerose, por exemplo.
3. Tonifica os músculos
A tonificação dos músculos é uma das "consequências" visíveis da prática da musculação. A tonificação acontece devido à perda de gordura, aumento da massa muscular e fortalecimento da musculatura o que além de representar ganho de força, permite que haja o desaparecimento das celulites, por exemplo.
No entanto, para que os músculos fiquem mais durinhos, é preciso ter uma hidratação correta e alimentação balanceada. Veja o que comer para ganhar massa muscular.
4. Combate problemas emocionais
Por promover a liberação da endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a musculação pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse, diminuir os sintomas de ansiedade e, até mesmo, combater a depressão.
5. Aumenta a densidade óssea
A musculação aumenta a densidade óssea, ou seja, torna os ossos mais resistentes, diminuindo as chances de fraturas e desenvolvimento da osteoporose, que é comum em pessoas mais idosas e mulheres na menopausa. No entanto, para que os ossos fiquem realmente fortalecidos, é preciso que a musculação seja acompanhada de uma alimentação saudável, equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Veja quais são os alimentos ricos em vitamina D.
6. Diminui o risco de diabetes
O risco de diabetes pode ser diminuído com a prática da musculação porque o organismo passa utilizar a glicose circulante como fonte de energia e o açúcar que se encontra em excesso no sangue passa a ser armazenado na forma de glicogênio, que é utilizado em outros processos metabólicos, por exemplo.
7. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
Quanto mais intensa foi a musculação, maior é o trabalho do coração, garantindo maior condicionamento cardíaco e respiratório. Assim, há regulação da pressão arterial e, consequentemente, diminuição dos riscos de doenças cardíacas, como a aterosclerose, por exemplo.
Como começar
Para começar a praticar musculação e garantir os benefícios, algumas recomendações são:
- Fazer exames que avaliem a saúde do coração, principalmente no caso das pessoas sedentárias e/ ou que possuem doenças cardíaca. Assim, o médico poderá indicar se a prática de musculação é segura e qual a intensidade mais adequada;
- Fazer uma avaliação física para avaliar a composição corporal, nível de força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória. Assim, o profissional de educação física consegue indicar treinos que ajudem a atingir o objetivo da pessoa, seja ele emagrecer, ganhar massa muscular ou ganhar mais resistência, por exemplo;
- Fazer os primeiros treinos com o auxílio de um profissional de educação física, principalmente quando se é iniciante nesse tipo de atividade, pois assim é possível aprender os movimentos e diminuir o risco de lesões.
- Realizar cerca de 2 a 3 treinos por semana, com um intervalo de 1 dia entre os dias de treino para favorecer a recuperação muscular. No caso das pessoas no nível intermediário e avançado, a frequência na semana pode ser maior, assim como a intensidade do treino.
Para garantir os resultados, além de manter a frequência da atividade física, é recomendado que se tenha o acompanhamento de um nutricionista, que deve também indicar um plano alimentar saudável, equilibrado e de acordo com o objetivo da pessoa. Além disso, é importante dormir bem, beber bastante água e dar algum tempo para o organismo descansar.