A vagem, ou feijão verde, é um legume que fornece diversos benefícios para a saúde, como ajudar na perda de peso, evitar a pressão alta, fortalecer o sistema imunológico e combater a prisão de ventre.
Os benefícios desse legume são possíveis, porque a vagem contém fibras, vitamina A, minerais e betacaroteno, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades sacietogênicas, antioxidantes, hipoglicemiantes, laxativas e hipocolesterolêmicas.
Existem diferentes tipos desse legume, como a vagem holandesa, ou francesa, a vagem macarrão, a vagem manteiga e a vagem metro, que variam principalmente quanto ao formato, tamanho, cor e textura. A vagem pode ser feita cozida, no vapor ou grelhada em preparações como saladas, cozidos, empanados, tortas, sopas e farofas.
Principais benefícios
Os principais benefícios da vagem para a saúde são:
1. Ajudar na perda de peso
A vagem ajuda na perda de peso por ser um legume que contém fibras, um nutriente que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e controlando, assim, a fome entre as refeições.
Leia também: Alimentos ricos em fibras (e principais benefícios) tuasaude.com/alimentos-ricos-em-fibrasAlém disso, a vagem também é um legume com poucas calorias, sendo uma ótima opção de alimento para incluir em dietas de emagrecimento.
2. Evitar a pressão alta
Por conter potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue, e que favorece a eliminação do excesso de sódio circulante no sangue, a vagem ajuda a evitar a pressão alta.
3. Fortalecer o sistema imunológico
O manganês, presente em ótimas quantidades na vagem, é um mineral que atua na formação e fortalecimento de células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo contra vírus, bactérias e fungos.
4. Ajudar a prevenir a osteoporose
A vagem pode ajudar a prevenir a osteoporose por conter manganês, um mineral que é importante para a formação dos ossos e da cartilagem.
Já o potássio presente na vagem neutraliza o excesso de ácido no organismo, aumentando o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e prevenindo, assim, a osteoporose.
Leia também: Osteoporose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/osteoporose5. Combater a prisão de ventre
Por ser um legume com boas quantidades de fibras, a vagem acelera o trânsito intestinal e aumenta o volume das fezes, facilitando a evacuação e ajudando a combater a prisão de ventre, principalmente quando é consumida junto com a ingestão adequada de água.
6. Prevenir o envelhecimento precoce
A vagem contém vitamina A, um nutriente que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois tem potente ação antioxidante, neutralizando o excesso de radicais livres no organismo, que são um dos responsáveis pela formação de rugas e flacidez na pele. Entenda melhor para que serve a vitamina A.
7. Controlar o colesterol no sangue
As fibras presentes na vagem diminuem a absorção de gorduras e de colesterol no intestino, fazendo com que diminuam sua concentração no organismo a longo prazo e ajudando, por isso, a controlar os níveis de colesterol no sangue.
8. Ajudar a evitar a diabetes
Por conter fibras, a vagem prolonga o tempo de absorção dos carboidratos no intestino, fazendo com que a glicose aumente lentamente no sangue e ajudando, assim, a evitar a resistência à insulina e a diabetes.
Propriedades da vagem
Por conter fibras, minerais, vitaminas e carotenoides, a vagem possui propriedades sacietogênicas, antioxidantes, laxativas, hipoglicemiantes e hipocolesterolêmicas.
Tipos de vagem
Os principais tipos de vagem são:
- Vagem holandesa: Conhecida também como vagem francesa, é uma vagem com textura macia, formato arredondado e cor verde-escura;
- Vagem macarrão: É arredondada, mede de 15 cm a 17 cm de comprimento e diâmetro médio de 1 cm e possui a cor verde-clara;
- Vagem manteiga: É um tipo de vagem achatada, que mede de 21 cm a 23 cm de comprimento e 1,5 m a 2,0 de largura e têm a cor verde-clara;
Existe também a vagem metro, que é bem mais comprida que as outras, apresenta formato arredondado e coloração verde-intensa.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o que equivale a cerca de 5 colheres de sopa, de vagem macarrão e manteiga cozidas:
Para se obter todos os benefícios da vagem, esse legume deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática de exercícios físicos regulares.
Como fazer
A vagem pode ser feita cozida com pouca água, no vapor ou grelhada, em receitas como refogados, saladas, cozidos, empanados, tortas, sopas e farofas.
Qual a melhor forma de consumir vagem?
A melhor forma de consumir a vagem é cozinhando com pouca água, por até 2 minutos, ou ainda cozida no vapor ou refogada. Essas formas de preparo preservam mais os nutrientes presentes na vagem.
Se deseja saber como consumir a vagem numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Receitas saudáveis com vagem
Algumas receitas saborosas e saudáveis com vagem são:
1. Vagem refogada
Ingredientes:
- 500 g de vagem;
- 1 colher de sopa de azeite;
- sal a pimenta-do-reino a gosto;
- 2 dentes de alho picados.
Modo de preparo:
Lavar bem, tirar as pontas e os fiapos, e cortar as vagens em pedaços menores. Numa frigideira, colocar o azeite e o alho e refogar até o alho ficar levemente dourado.
Acrescentar as vagens e temperar com o sal e a pimenta-do-reino, e saltear por 5 a 7 minutos em fogo médio. Retirar do fogo e servir em seguida.
2. Salada de vagem com cenoura
Ingredientes:
- 500 g de cenoura;
- 500 g de vagem;
- 2 colheres (de sopa) de salsinha fresca picada;
- 1 cebola média cortada em rodelas;
- Sal, azeite e vinagre a gosto;
Modo de preparo:
Lavar bem as cenouras e, se for necessário, descascá-las. cortar as cenouras em palitos pequenos, menores que 5 cm de comprimento e 1 cm de largura. Colocar a cenoura numa panela com água e sal, e levar para cozinhar até que fique al dente. Escorrer as cenouras e reservar.
Lavar as vagens, retirar as duas pontas com uma faca e cortá-las em pequenos pedaços. Colocar vagem numa panela com água e sal, e, após levantar fervura, cozinhar por 2 minutos. Escorrer bem e reservar.
Colocar os legumes já cozidos e mornos numa tigela grande, adicionar a salsa, a cebola, uma pitada de sal, o azeite e o vinagre a gosto. Misturar todos os ingredientes com uma colher e servir em seguida.