O chuchu é um legume que promove muitos benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento, prevenir o envelhecimento precoce, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e manter a saúde do intestino.
Esses benefícios são possíveis, porque o chuchu (Sechium edule) tem boas quantidades de água, fibras, flavonoides e vitamina C, nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes e sacietogênicas.
Leia também: Flavonoides: o que são, para que servem e alimentos ricos tuasaude.com/flavonoidesTodas as partes do chuchu podem ser consumidas, como polpa, brotos, casca, sementes e folhas. O chuchu tem um sabor leve e pode ser consumido cru, em saladas e sucos, ou cozido, em ensopados, suflês e sopas.
![Imagem ilustrativa número 1](https://image.tuasaude.com/media/article/bx/vw/beneficios-do-chuchu_21393.jpg?width=686&height=487)
Principais benefícios
O principais benefícios do consumo do chuchu para saúde são:
1. Ajudar a prevenir o envelhecimento precoce
O chuchu contém boas quantidades de flavonoides, como quercetina e kaempferol, e vitamina C, antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoce2. Favorecer o emagrecimento
O chuchu favorece o emagrecimento por conter baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias, sendo uma boa opção para incluir em dietas para perda de peso.
O chuchu também tem boas quantidades de água e fibras, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso.
Leia também: 14 alimentos que ajudam a emagrecer (rápido e com saúde) tuasaude.com/alimentos-que-ajudam-a-emagrecer3. Combater a prisão de ventre
O chuchu contém fibras solúveis, um tipo de fibra que facilita a formação do bolo fecal, ajudando a combater a prisão de ventre. Conheça outros alimentos ricos em fibras solúveis.
Além disso, o chuchu também é rico em água, que hidrata o bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes.
4. Ajudar a controlar o colesterol “ruim”
O chuchu contém fibras que diminuem a absorção da gordura dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.
Assim, quando associado a uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos, o chuchu pode ajudar a diminuir o risco de doenças como infarto, AVC e aterosclerose.
Além disso, o chuchu contém flavonoides, um composto antioxidante que impede a oxidação das células de gordura, ajudando também a controlar os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue.
5. Prevenir diabetes
Por ser uma hortaliça com fibras, o chuchu ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.
O chuchu também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue em pessoas que já têm a doença. No entanto, o chuchu não trata a diabetes e, por isso, não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
6. Diminuir o risco de pressão alta
O chuchu contém potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a diminuir o risco de pressão alta.
Leia também: Alimentos ricos em potássio tuasaude.com/alimentos-ricos-em-potassioTabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de chuchu cru e cozido:
Para se obter todos os benefícios do chuchu, é fundamental também manter uma dieta saudável e balanceada, associada com a prática regular de exercícios físicos.
Como fazer o chuchu
O chuchu pode ser consumido cru, para fazer saladas, picles ou sucos. Já as folhas, os brotos e as cascas de chuchu podem ser consumidas em refogados, bolos, sopas ou ensopados.
A polpa do chuchu pode ser usada para fazer preparações salgadas, como suflês, sopas ou ensopados, bolos ou compotas.
Para saber como incluir o chuchu em uma alimentação saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto da sua região:
Receitas com chuchu
Algumas receitas saudáveis com chuchu incluem:
1. Suflê de chuchu
Ingredientes:
- 2 chuchu médio;
- 5 claras de ovos;
- 3 gemas de ovos;
- 1/2 xícara de chá de leite;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- ½ xícara de queijo parmesão ralado;
- 1 colher de sopa de farinha de rosca;
- Noz moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de preparo:
Lavar, descascar, secar bem e cortar o chuchu em cubos. Levar uma panela ao fogo baixo com a manteiga, colocar a farinha de trigo e mexer até ficar levemente dourada.
Acrescentar o leite e mexer com um batedor para dissolver a farinha. Colocar no fogo médio, adicionar sal, noz moscada e pimenta, e mexer até a massa engrossar levemente.
Colocar o chuchu na panela e mexer por mais 5 minutos. Transferir a mistura para uma tigela e deixar amornar. Quando o creme estiver morno, adicionar as gemas e o queijo parmesão, misturando com uma colher ou espátula.
Untar as laterais de forminhas pequenas com um pouco de manteiga e polvilhar com a mistura feita com 1 colher de sopa de queijo parmesão e a farinha de rosca. Levar as formas à geladeira por alguns minutos.
Bater na batedeira as claras de ovo com uma pitada de sal, até ficar em ponto de neve. Juntar ⅓ das claras batidas ao creme de chuchu e mexer com a espátula. Colocar o restante das claras no creme e misturar delicadamente.
Preencher as forminhas com o creme, colocar as formas em uma assadeira com a água fervente e levar para assar em banho-maria no forno pré aquecido a 180 ºC até que os suflês cresçam e fiquem dourados. Retirar a assadeira do forno com cuidado e servir o suflê imediatamente.
2. Chuchu refogado
Ingredientes:
- 1 chuchu;
- ½ cebola;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 colher de chá de orégano;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lavar, descascar e secar bem o chuchu. Cortar o chuchu ao meio, no sentido do comprimento, e fatiar as metades em meia lua. Descascar e cortar a cebola em cubos pequenos. Aquecer uma frigideira em fogo médio, colocar a manteiga e, após derreter, colocar a cebola e 1 pitada de sal e deixar refogar até começar a dourar.
Colocar o chuchu, o orégano e a pimenta do reino na frigideira, misturando bem. Abaixar o fogo e cozinhar por 5 a 7 minutos, até que o chuchu esteja cozido, mas ainda firme. Desligar o fogo e servir.
3. Salada de chuchu
Ingredientes:
- 2 chuchus;
- 1/2 cebola roxa picada;
- 1 dente de alho picado;
- 1 tomate médio picado em cubos;
- Salsa, azeite, pimenta-do-reino e sal a gosto.
Modo de preparo:
Lavar, secar, descascar e cortar os chuchus em cubos. Colocar o chuchu em uma panela com água e levar ao fogo para cozinhar até ficar al dente.
Escorrer o chuchu e deixar esfriar. Em uma tigela, colocar os chuchus e os demais ingredientes, misturando bem e servir em seguida.
4. Suco de chuchu
Ingredientes:
- 1/2 chuchu;
- Suco de 1 limão;
- 250 ml de água filtrada ou fervida;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem, secar e descascar o chuchu. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e beber em seguida.