O óleo de semente de uva ou óleo de uva é um produto produzido a partir da prensagem a frio das sementes de uva que sobram durante a produção do vinho. Essas sementes, por serem pequenas, produzem pouca quantidade de óleo, sendo necessário mais ou menos 200 kg de uva para produzir 1 litro de óleo e, por isso, é um óleo vegetal mais caro em relação aos outros óleos.
Esse tipo de óleo é rico em vitamina E, compostos fenólicos e fitoesterois, que proporcionam propriedades antioxidantes. Além disso, contém gordura polinsaturada, principalmente ômega 6, que quando combinada com uma alimentação saudável e equilibrada, ajuda a manter a saúde do coração e a evitar o envelhecimento da pele.
Para que serve
O uso do óleo de uva tem aumentado nos últimos tempos devido ao fato de possuir um sabor agradável. Além disso, tem sido demonstrado que o seu uso poderia proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:
1. Melhorar o colesterol
Por ser rico em ácido linoleico (ômega 6), um ácido graxo polinsaturado, o óleo de semente de uva poderia ajudar a regular o colesterol mau (LDL), cuidando da saúde do coração.
Além disso devido ao seu alto teor de vitamina E, atua como um antioxidante, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias e prevenindo doenças como infarto, aterosclerose e AVC.
2. Hidratar a pele
Por possuir propriedades umectantes, este óleo mantém a pele bem hidratada e previne a sua descamação. Além disso, por ser rico em vitamina E, previne a formação de rugas, estrias, celulites, cicatrizes e o envelhecimento precoce da pele.
3. Fortalecer e hidratar o cabelo
O óleo de semente de uva também é um potente hidratante para o cabelo, o qual ajuda a prevenir as pontas abertas, a queda excessiva e as fibras frágeis e quebradiças, além de também contribuir para reduzir a caspa e manter o couro cabeludo hidratado.
Para usar no cabelo, é recomendado acrescentar uma colher de chá de óleo de uva junto com a máscara de hidratação semanal ou adicionar no momento em que se vai aplicar o shampoo no cabelo, massageando bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
4. Prevenir doenças crônicas
Esse tipo de óleo é rico em flavonoides, carotenoides, ácido fenólico, resveratrol, quercetina, taninos e vitamina E. Todos esses compostos com propriedades antioxidantes evitam o dano nas células causado pela formação de radicais livres e poderiam exercer efeito neuroprotetor, anti-inflamatório e anti-tumoral, prevenindo doenças como diabetes, Alzheimer, demência e alguns tipos de câncer.
5. Exerce efeito antimicrobiano
Alguns estudos indicam que o óleo de semente de uva possui propriedades antimicrobianas, já que contém resveratrol, inibindo o crescimento de bactérias como o Staphylococcus aureus e a Escherichia coli.
Óleo de semente de uva emagrece?
O óleo de semente de uva não tem efeito comprovado para o emagrecimento, especialmente quando não é inserido em uma rotina de hábitos saudáveis, como se alimentar bem e fazer atividade física.
No entanto, o uso do óleo de uva em pequenas porções por dia ajuda a melhorar a saúde, equilibrar a flora e o trânsito intestinal e reduzir a inflamação no organismo, ações que naturalmente levam à perda de peso.
Informação Nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional para 1 colher de sopa do óleo de semente de uva:
É importante ter em mente que para ter todos os benefícios mencionados anteriormente, o óleo de semente de uva deve incluir uma dieta equilibrada e saudável.
Como utilizar
O azeite de semente de uva pode ser comprado em supermercado, lojas de produtos cosméticos ou de nutrição e em lojas online. Pode ser encontrado na forma líquida ou em cápsulas.
Para consumir, basta acrescentar 1 colher de chá nas saladas cruas ou cozidas.
Esse tipo de óleo poderia ser uma opção para fritar ou cozinhas os alimentos, isso porque é bastante estável a altas temperaturas, não produzindo compostos tóxicos para o organismo.
Cápsulas de semente de uva
São normalmente recomendadas 1 a 2 cápsulas, entre 130 a 300 mg por dia, de semente de uva, por um máximo de 2 meses, devendo parar por cerca de 1 mês. No entanto, o ideal é que seja utilizado de acordo com a orientação de um nutricionista ou fitoterapeuta.