Celestone: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O que é:

O Celestone é um corticoide indicado para o tratamento de artrite reumatoide, dor lombar, inflamação no nervo ciático, asma, dermatite, psoríase, lúpus eritematoso sistêmico ou queloides, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio possui betametasona na sua composição, com potente ação anti-inflamatória, que age diminuindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, além de ter ação antirreumática, antialérgica e imunossupressora.

O Celestone deve ser usado com indicação médica e pode ser encontrado em farmácias na forma de comprimidos, xarope ou injeção, vendido mediante apresentação da receita médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Celestone é indicado para o tratamento de:

  • Doenças nos ossos e articulações: artrite reumatoide, psoriática ou gotosa aguda, dor ciática ou lombar, torcicolo, osteoartrite, bursite, tendinite, tenossinovite, epicondilite, radiculite, lumbago, cisto ganglionar, exostose;
  • Condições alérgicas: asma, rinite alérgica, bronquite alérgica grave, dermatite de contato ou atópica, urticária, angioedema, reações alérgicas à remédios, e picadas de insetos;
  • Condições dermatológicas: psoríase, líquen plano, neurodermatite, queloide, lúpus eritematoso discoide, alopecia areata;
  • Doenças do colágeno: lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia ou dermatomiosite;
  • Doenças inflamatórias intestinais: retocolite ulcerativa ou doença de Crohn;
  • Câncer: leucemias e linfomas em adultos ou crianças.

Além disso, o Celestone soluspan pode ser indicado antes de 32 semanas de gestação, para prevenir a síndrome da angustia respiratória em prematuros, quando é necessária a indução do parto, ou quando é preciso fazer o parto devido a complicações obstétricas.

Esse remédio deve ser usado com indicação médica, de acordo com o problema de saúde a ser tratado, e com as doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.

Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como usar

A forma de uso do Celestone varia de acordo com sua apresentação, que inclui:

1. Celestone soluspan

O Celestone soluspan 3mg/mL + 3,945mg/mL é uma injeção que contém acetato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona na sua composição, podendo ser aplicada no músculo, na articulação, lesões de pele ou no pé, por exemplo.

As doses recomendadas para adultos variam com a forma de aplicação da injeção e inclui:

Via de aplicação

Posologia

Aplicação no músculo (intramuscular)

1 mL do Celestone soluspan diretamente no músculo. Essa dose pode ser repetida 1 vez por semana ou mais frequentemente, se necessário

Lesão da pele (intradérmica) 

0,2 mL de Celestone soluspan diretamente na lesão da pele. A dose máxima para todas as áreas da pele afetada não deve ultrapassar 1 mL por semana

Aplicação na articulação (intra-articular)

a dose varia de 0,25 mL a 2mL de Celestone soluspan, de acordo com o tamanho da articulação afetada, sendo aplicada diretamente na articulação pelo médico

Aplicação em volta da articulação (periarticular)

0,5 mL de Celestone soluspan, aplicado pelo médico diretamente nos cistos

Aplicação na bursa articular (intrabúrsica)

1 mL de Celestone soluspan, aplicado diretamente na bursa afetada pelo médico

Para amadurecer o pulmão do feto e evitar a síndrome da angústia respiratória em prematuros, a dose recomendada é de 2 mL de Celestone soluspan diretamente no músculo, pelo menos 24 horas antes da hora prevista para o parto antes das 32 semanas.

2. Celestone xarope

O Celestone xarope 1 mg/mL contém betametasona na sua composição, que deve ser tomado por via oral, de preferência após uma refeição, para evitar desconforto no estômago.

As doses do xarope de Celestone 1 mg/mL são:

  • Adultos: 0,25 mg a 8 mg do xarope de Celestone por dia. A dose máxima diária não deve ultrapassar 8 mg;
  • Crianças: 0,017 mg a 0,25 mg por kg de peso corporal, por dia, devendo essa dose ser calculada pelo pediatra.

As doses do Celestone xarope devem ser reduzidas gradualmente ao longo do tratamento, com orientação do médico, quando este remédio for administrado por vários dias.

É importante não interromper o tratamento por conta própria e sem a orientação médica.

3. Celestone injetável

O Celestone injetável 4,0 mg/mL também contém apenas betametasona, podendo ser aplicado diretamente na veia, músculo, articulação ou lesão na pele, por exemplo.

As doses para adultos variam de acordo com a condição a ser tratada, sendo normalmente recomendado 0,25 mg a 8 mg por dia.

Já para crianças, as doses recomendadas de Celestone injetável são de  0,02 mg a 0,125 mg por kg de peso corporal, por dia, aplicada diretamente no músculo.

4. Celestone comprimido

O Celestone comprimido pode ser encontrado em dosagens diferentes, contendo 0,5 mg ou 2 mg de betametasona, e deve ser tomado por via oral, com um copo de água, de preferência após uma refeição.

As doses dos comprimidos de Celestone variam de acordo com a idade e inclui:

  • Adultos: 0,25 mg a 8 mg por dia, conforme orientação médica. A dose máxima diária não deve ultrapassar 8 mg, o que corresponde a 16 comprimidos de 0,5 mg ou 4 comprimidos de 2 mg;
  • Crianças: 0,017 mg a 0,25 mg por kg de peso corporal por dia, conforme orientação do pediatra.

O tratamento com Celestone comprimido não deve ser interrompido sem orientação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Celestone estão relacionados com a dose e tempo do tratamento, sendo os mais comuns insônia, ansiedade, dor ou desconforto no estômago, aumento do apetite ou maior risco de infecções. Veja todos os efeitos colaterais dos corticoides.  

No caso da aplicação de injeção de Celestone ou Celestone soluspan, também podem ocorrer efeitos colaterais locais, como vermelhidão da pele, hematoma ou abscessos.

Quem não deve usar

O Celestone não deve ser usado por pessoas com infecções sistêmicas por fungos, alergia à betametasona, a outros corticoides, ou a qualquer componente de sua fórmula.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que estão fazendo tratamento com fenobarbital, fenitoína, rifampicina ou efedrina, pois reduz a eficácia do Celestone.

No caso de crianças ou mulheres em amamentação, o Celestone só deve ser usado com indicação do médico. Além disso, o Celestone soluspan não deve ser usado por crianças com menos de 15 anos.

Durante a gravidez o Celestone só deve ser usado com indicação do obstetra, sendo contraindicado nos casos de pré-eclâmpsia, eclâmpsia ou lesões na placenta.