A beterraba em pó é um suplemento que pode ser indicado para melhorar o rendimento físico, manter a saúde intestinal, ajudar a controlar a pressão arterial e diminuir a inflamação.
Esses benefícios são possíveis, porque a beterraba contém fibras e compostos bioativos com ação antioxidante, hipotensora e anti-inflamatória, como betalaína e nitratos.
Leia também: 12 benefícios da beterraba e como consumir (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-beterrabaO suplemento de beterraba em pó, também chamado de BT nitrato, pode ser comprado em lojas de suplementos ou farmácias. No entanto, por ser um suplemento, a beterraba em pó deve ser usada com a indicação do médico ou nutricionista.

Para que serve e benefícios
Os benefícios e as indicações da beterraba em pó incluem:
1. Melhora o rendimento físico
A beterraba em pó pode ser usada como pré-treino para melhorar o rendimento físico, aumentando a resistência muscular e cardiorrespiratória.
Isso acontece porque a beterraba contém nitratos, um composto que é transformado em óxido nítrico no organismo, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue.
2. Mantém a saúde intestinal
Por conter fibras, a beterraba em pó ajuda a manter a saúde intestinal, ao estimular os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e evitando a prisão de ventre.
Leia também: Prisão de ventre: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/prisao-de-ventre3. Pode controlar a pressão arterial
A beterraba em pó pode ajudar a controlar a pressão, por atuar na formação de óxido nítrico, ajudando a dilatar os vasos sanguíneos e diminuindo, assim, a pressão arterial.
Entretanto, o efeito da beterraba em pó na pressão é apenas temporário. Além disso, é importante lembrar que a beterraba em pó não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
4. Previne o envelhecimento precoce
Por conter boas quantidades de betalaína, que são pigmentos antioxidantes, a beterraba em pó ajuda a proteger as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater) tuasaude.com/envelhecimento-precoce5. Diminui a inflamação
A beterraba em pó diminui a inflamação, devido a presença de betalaína, um corante natural com propriedades anti-inflamatórias.
Assim, a beterraba em pó pode ajudar a diminuir o risco de condições como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo.
Como fazer beterraba em pó em casa
Para fazer a beterraba em pó em casa, é necessário apenas 3 beterrabas.
O passo a passo para fazer a beterraba em pó é:
- Preaquecer o forno a 50 ºC;
- Lavar bem as beterrabas;
- Cortar as beterrabas em fatias bem finas, se possível com uma mandolina ou num processador;
- Colocar as fatias de beterraba num tabuleiro forrado com papel toalha
- Levar a beterraba ao forno e deixar desidratar por 4 a 5 horas ou até ficarem bem crocantes;
- Retirar o tabuleiro do forno e aguardar a beterraba esfriar.
Por fim, colocar as fatias de beterraba num processador ou liquidificador e bater até formar um pó fino.
Guardar a beterraba em pó num pote hermético, armazenar em um local fresco, seco e protegido da luz.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 10 g, o que corresponde a cerca de 1 colher de sopa, de beterraba em pó:
Para se obter todos os benefícios da beterraba em pó, esse suplemento deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, e da prática regular de exercícios físicos.
Como tomar
Para tomar a beterraba em pó, é indicado diluir entre 5 a 10 g desse suplemento em um copo de água, suco, smoothie ou vitamina e tomar 1 vez ao dia. Entretanto, a dosagem deve ser sempre indicada pelo médico ou nutricionista, conforme as necessidades de cada pessoa.
A beterraba em pó também pode ser usada no preparo de bolos, massas, pães e biscoitos, por exemplo.
Como pré-treino, o uso da beterraba em pó geralmente é indicada entre 2 a 3 horas antes da atividade física.
Se deseja saber como usar a beterraba em pó no dia a dia, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Possíveis efeitos colaterais
Consumir a beterraba em pó regularmente pode alterar temporariamente a cor da urina e das fezes, devido a presença de pigmentos naturais na beterraba.
Quem não pode usar
Pessoas com alergia a beterraba não devem usar este suplemento.
Por ser rico em oxalatos, a beterraba em pó deve ser evitada por pessoas com pedras nos rins ou com maior risco de ter esse problema, como em casos de alteração na função dos rins e baixa ingestão de água, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em oxalatos.
Além disso, mulheres grávidas ou em períodos de amamentação, assim como crianças, só devem consumir a beterraba em pó com a orientação de um médico ou nutricionista.
Pessoas com pressão baixa, outros problemas de saúde ou que usam remédios regularmente, devem sempre falar com o médico ou nutricionista antes de usar a beterraba em pó.