Bisoltussin (dextrometorfano): para que serve e como tomar

O Bisoltussin é um remédio que serve para aliviar a tosse seca e irritativa, causada por gripe, resfriado ou alergias, por exemplo. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este remédio tem na sua composição bromidrato de dextrometorfano, um composto antitússico e expectorante, que atua no centro da tosse inibindo-a, o que proporciona momentos de alivio e facilita a respiração. 

O Bisoltussin pode ser comprado em farmácias ou lojas on-line receita médica. 

Imagem ilustrativa número 1
Bisoltussin em pastilhas moles ou xarope

Como tomar

A forma de tomar o bisoltussin varia de acordo com a idade e a forma de apresentação do medicamento:

Bisoltussin xarope

Adultos e adolescentes com mais de 12 anos: é recomendado tomar entre 5 a 10 ml de xarope, com intervalos de 4 horas entre doses. Porém, este remédio também pode ser tomado de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas, sendo nestes casos recomendas doses de 15 ml. 

Crianças dos 6 aos 12 anos: a dose recomendada varia entre 2,5 a 5 ml, que devem ser tomados de 4 em 4 horas. 

Bisoltussin pastilhas moles

Adultos e adolescentes com mais de 12 anos: é recomendado tomar 1 a 2 pastilhas moles de 4 em 4 horas ou 3 pastilhas moles de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas. 
Crianças dos 6 aos 12 anos: é recomendado tomar 1 pastilha mole de 4 em 4 ou de 6 em 6 horas. 

As pastilhas moles Bisoltussin devem ser colocadas na boca, e deixadas dissolver lentamente sobre a língua, não sendo recomendado mastigar ou engolir o medicamento.

O tratamento sem aconselhamento médico nunca deve ultrapassar os 3 a 5 dias, sendo recomendado consultar o médico caso a tosse não melhore. 

Efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais de Bisoltussin podem incluir náusea, tontura, fadiga, vômito, dor de estômago, prisão de ventre ou diarreia. 

Contraindicações

Bisoltussin está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com asma brônquica, doença pulmonar crônica, pneumonia, insuficiência respiratória e para pacientes com alergia ao bromidrato de dextrometorfano ou a algum dos componentes da fórmula.