Bolha de sangue: o que é, por que surge, tipos e o que fazer

Atualizado em dezembro 2023

A bolha de sangue é uma pequena bolsa contendo sangue no seu interior que inicialmente tem uma cor vermelha e com o tempo se torna mais roxa ou preta, e surgir em qualquer lugar da pele que sofre pressão, como boca, mãos, pés ou articulações, por exemplo.

Esse tipo de bolha é causada mais frequentemente por acidentes ou traumas, como bater o martelo em um dedo ou uso de sapatos apertados, além de esportes ou uso de aparelhos dentários ou dentaduras.

Geralmente, não é necessário tratamento para a bolha de sangue, uma vez que o próprio organismo cura a lesão em algumas semanas, podendo-se nesse tempo usar um curativo para proteger o local. Caso a bolha não melhore ou seja muito grande, é recomendado ir ao clínico geral ou cirurgião gera, que podem drenar o sangue com instrumentos estéreis e técnica correta para evitar infecções.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de bolha de sangue

Os principais sintomas de bolha de sangue são:

  • Bolsa contendo sangue na pele ou mucosas;
  • Dor ou desconforto no local;
  • Coceira, em alguns casos;
  • Vermelhidão da pele em volta da bolha.

O tamanho da bolha pode variar, podendo ser pequena a grande, e inicialmente tem uma cor vermelha e com o tempo se torna mais escura, até desaparecer completamente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Por que surge a bolha de sangue?

A bolha de sangue normalmente surgir devido ao atrito, fricção ou traumas, resultando em rompimento de pequenos vasos sanguíneos nas camadas mais internas da pele, acumulando sangue no local e formando uma bolsa, que serve como proteção para a lesão.

No entanto, o surgimento frequente da bolha de sangue também pode ser indicativa de problemas de saúde diabetes, angina bolhosa hemorrágica, plaquetas baixas no sangue ou problemas renais.

Nesses casos, deve-se consultar o clínico geral de forma a identificar a causa da bolha de sangue e iniciar o tratamento mais adequado.

Tipos de bolha de sangue

Os principais tipos de bolha de sangue são:

1. Bolha de sangue na boca

A bolha de sangue na boca pode surgir mais frequentemente devido a mordidas acidentais nas bochechas ou na língua, queimaduras por ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes, fricção causada pelo uso de aparelhos dentários ou dentaduras, por exemplo.

No entanto, a bolha de sangue na boca também pode surgir devido a condições de saúde, como angina bolhosa hemorrágica, plaquetas baixas no sangue, deficiências de vitaminas, diabetes, insuficiência renal ou até câncer na boca ou língua, por exemplo. Veja outros sintomas do câncer de boca e língua.

O que fazer: geralmente a bolha desaparece espontaneamente em alguns dias, mas para aliviar o desconforto, pode-se aplicar gelo sobre a bolha de sangue na boca, deixando agir por cerca de 10 minutos ou tomar um chá de camomila gelado, pois tem propriedades anti-inflamatórias. Veja como preparar o chá de camomila

Já nos casos em que a bolha não desaparece, é muito grande, aparece com frequência, surgem nos lábios ou não cicatrizam, deve-se consultar o clínico geral para identificar a causa e assim ser indicado o tratamento mais adequado.

2. Bolha de sangue no pé

A bolha de sangue no pé geralmente surge devido a fricção do pé com um sapato muito apertado ou novo, ou com meias molhadas ou de tecido sintético, ou até queimaduras.

O que fazer: manter a bolha intacta, e não estourá-la, já que desaparece sozinha em poucos dias. No entanto, a bolha de sangue costuma causar dor ou desconforto, sendo aconselhado utilizar sapatos mais confortáveis e do tamanho adequado, meias de algodão e cobrir a bolha com um curativo.

Já no caso de queimaduras, deve-se lavar imediatamente os pés com água fria, aplicar compressas frias sobre as bolhas sem fazer pressão. Caso seja uma queimadura de 2º ou 3º grau ou surjam sintomas de infecção, deve-se consultar o dermatologista para fazer o tratamento mais adequado. Saiba como fazer um curativo para queimaduras

3. Bolha de sangue na gengiva

A bolha de sangue na gengiva pode surgir devido a traumas por dentaduras mal ajustadas mas também pode ser causada por a alguma inflamação ou infecção na gengiva ou no dente, como no caso da gengivite, periodontite, ou cárie não tratada ou profunda.

Quando causada por problemas na gengiva ou dente, é mais comum que surja uma bolha de sangue na gengiva perto do dente.

O que fazer: deve-se consultar o dentista para identificar a causa da bolha de sangue na gengiva, que pode fazer uma limpeza nos dentes removendo o tártaro, tratamento da cárie ou canal, ou ainda indicar o uso de antibióticos para tratar a infecção. Veja outras causas de bolha na gengiva e o que fazer.

4. Bolha de sangue na pele

A bolha de sangue na pele pode surgir devido a traumas, como pancadas, quedas ou beliscar a pele acidentalmente, podendo ocorrer em qualquer região do corpo ou articulações.

O que fazer: é importante não estourar a bolha, pois o sangue contido na bolha ajuda a proteger a ferida na pele. Para aliviar os sintomas, pode-se aplicar compressas frias no local. Caso a bolha seja grande ou não melhore em alguns dias, deve-se consultar o clínico geral, dermatologista ou cirurgião geral, que pode drenar o sangue da bolha. 

5. Bolha de sangue no dedo

A bolha de sangue no dedo pode surgir nos dedos da mão e ser causada por bater o martelo no dedo ou beliscar o dedo em uma gaveta ou porta, por exemplo, mas também pode surgir nos dedos dos pés, geralmente devido ao uso de sapatos apertados ou esportes como corrida, por exemplo.

O que fazer: pode-se aplicar uma compressa fria no local da bolha de sangue para aliviar o desconforto, sendo importante não estourar a bolha, pois protege a lesão contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar uma infecção.

6. Bolha de sangue no olho

A bolha de sangue no olho, também chamada de hemorragia subconjuntival, tem aspecto de sangue vivo surgindo na parte branca do olho, causada pelo rompimento de vasos sanguíneos da conjuntiva.

Esse tipo de bolha pode surgir devido a traumatismos como esfregar o olho com força, esforço excessivo ao espirrar, tossir, vomitar ou evacuar, ou até por pressão alta, diabetes ou uso de remédios anticoagulantes. Veja outras causas da bolha de sangue no olho.

O que fazer: deve-se consultar o oftalmologista para avaliar a bolha de sangue no olho e identificar sua causa. Geralmente, não há necessidade de tratamento, pois o sangue é absorvido naturalmente pelo próprio organismo dentro de 1 a 2 semanas, ou até 3 semanas em pessoas que tomam anticoagulantes.

No entanto, o médico pode recomendar o uso de compressas de água fria no olho afetado, por 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, ou usar lágrimas artificiais para acelerar a cura e diminuir o desconforto. No caso da bolha ter sido causada por diabetes ou pressão alta, deve-se fazer acompanhamento como o endocrinologista ou cardiologista para o tratamento desses problemas de saúde.

7. Bolha de sangue no piercing

A bolha de sangue no piercing normalmente é indicativa de inflamação ou infecção no local, podendo também ter a presença de pus na bolha, além de dor no local ou febre. Saiba identificar os sintomas de piercing inflamado.

O que fazer: deve-se consultar o dermatologista rapidamente ou ir ao pronto-socorro, para que seja iniciado o tratamento com anti-inflamatórios e antibióticos. 

8. Bolha de sangue na vagina

A bolha de sangue na vagina pode ser causada por traumas ou atrito durante o contato íntimo vigoroso, quedas, esportes de alto impacto, ou até infecções sexualmente transmissíveis, como herpes genital ou sífilis.

Além disso, a bolha de sangue também pode surgir em outras regiões genitais, como os lábios vaginais ou até virilhas, causados por depilação ou foliculite, por exemplo.

O que fazer: deve-se consultar o ginecologista para uma avaliação e diagnóstico da causa da bolha de sangue na vagina, lábios vaginais ou virilha, e assim, ser indicado o tratamento mais adequado de acordo com a causa.

Pode estourar bolha de sangue?

A bolha de sangue não deve ser estourada, pois protege a lesão contra infecções.

Caso a bolha seja muito grande e esteja causando muito desconforto, deve-se consultar o clínico geral que pode drenar o sangue contido na bolha usando a técnica correta e materiais estéreis, para evitar uma infecção no local.

Após retirar o sangue da bolha, o médico pode recomendar o uso de pomadas antibióticas, além da realização de um curativo no local. Saiba como fazer um curativo para feridas.

Quando ir ao médico

É importante consultar o clínico geral quando a bolha de sangue apresenta as seguintes características:

  • Aparece de forma espontânea, sem ter sido causada por traumas ou atritos;
  • Várias bolhas de sangue na pele;
  • Dificuldade de cicatrização da bolha;
  • Reaparecimento frequente das bolhas de sangue;
  • Bolha de sangue que desaparece, mas depois volta;
  • Surge na boca, lábios, língua, pálpebras ou região genital;
  • Foi causada por queimaduras;
  • Dor no local da bolha de sangue que dificulta as atividades diárias.

Além disso, é importante procurar o pronto-socorro mais próximo caso surjam sintomas de infecção na bolha de sangue, como vermelhidão, inchaço, sensação de calor no local, febre ou presença de pus.