A bronquite é a inflamação dos brônquios nos pulmões, que são responsáveis por transportar o oxigênio de e para os pulmões, causando sintomas como tosse seca ou com catarro, chiado no peito, febre e falta de ar.
A bronquite pode ser causada por infecções respiratórias, como resfriado, gripe ou COVID-19, como no caso da bronquite aguda, ou tabagismo, exposição a poeira, pólen ou poluição do ar, no caso da bronquite crônica.
Em caso de suspeita de bronquite, é recomendado consultar o pneumologista para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento, podendo incluir o uso de remédios, como broncodilatadores, antibióticos, corticoides ou antitussígenos.
Sintomas de bronquite
Os principais sintomas de crise de bronquite são:
- Tosse seca ou com catarro;
- Catarro claro, amarelo ou verde, podendo também ter sangue, em alguns casos;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Dor no peito;
- Chiado no peito ao respirar;
- Febre baixa;
- Cansaço.
No caso da bronquite aguda, a pessoa pode também apresentar sintomas parecidos com resfriado ou sinusite como dor de garganta, coriza, de cabeça ou no corpo e nariz entupido. Conheça outros sintomas de bronquite.
Sintomas de bronquite infantil
Já os sintomas de bronquite infantil podem incluir tosse seca ou com muco, vômito, coriza, dor nas costas e no peito, irritabilidade, febre baixa e calafrios e dor de garganta.
Teste online de sintomas
Se deseja avaliar o risco de bronquite, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:
Este teste deve ser usado apenas para identificar o possível risco de bronquite e, por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o responsável por confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da bronquite é feito pelo pneumologista a partir dos sintomas apresentados pela pessoa, do histórico de saúde e do exame físico durante a consulta, que inclui a avaliação da saturação de oxigênio, frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória.
Se deseja confirmar o risco de bronquite, marque uma consulta com o pneumologista mais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicitada a realização de exames de imagem, como raio X do tórax, exame de escarro, exame de sangue, espirometria ou prova da função pulmonar, para descartar outras condições com sintomas semelhantes, como gripe, coqueluche e pneumonia.
Possíveis causas
A causa mais comum da bronquite, principalmente da bronquite aguda, são as infecções provocadas por vírus, como gripes, resfriados e COVID-19, ou por uma infecção bacteriana, que pode aumentar o volume dos brônquios e a produção de mais catarro, diminuindo o fluxo de ar nos pulmões e dificultando a respiração.
O tabagismo é outra causa comum de bronquite, porque a exposição à fumaça do cigarro provoca irritação constante nos brônquios, levando ao desenvolvimento de bronquite crônica. Além disso, a exposição a poeira, pólen ou poluição do ar, pode desencadear bronquite alérgica e crônica.
A bronquite é contagiosa?
A bronquite é contagiosa quando for causada por vírus ou bactérias, como no caso da forma aguda da doença. Já a bronquite crônica e alérgica não são contagiosas.
Tipos de bronquite
Os tipos de bronquite variam principalmente conforme a causa e duração dessa condição, incluindo:
- Bronquite aguda: Geralmente é causada por inflamação das vias aéreas causada por infecções como resfriado, gripe, vírus sincicial respiratório ou COVID-19. Esse tipo de bronquite dura até 2 semanas;
- Bronquite crônica: Esse tipo de bronquite é causada principalmente pelo tabagismo e os sintomas duram 3 meses ou mais durante o ano.
Além disso, existe também a bronquite alérgica, uma inflamação nas vias aéreas causada pela exposição a substâncias como pólen, ácaros, pelos de animais ou mofo, por exemplo, causando tosse, chiado no peito, falta de ar, excesso de muco e desconforto no peito.
Como é feito o tratamento
A bronquite aguda geralmente melhora sem tratamento dentro de algumas semanas. No entanto, em alguns casos, o pneumologista pode indicar o uso de medicamentos, fisioterapia, dieta, oxigenoterapia e remédios caseiros.
1. Medicamentos
Alguns medicamentos que podem ser prescritos pelo médico são:
- Analgésicos, como dipirona ou paracetamol, para aliviar a febre;
- Anti-inflamatórios, como ibuprofeno, para as dores de cabeça e no corpo e reduzir a inflamação dos brônquios. No entanto, o ibuprofeno ou outros tipos de anti-inflamatórios não esteroidais, não devem ser tomados por pessoas que têm asma, pois pode piorar os sintomas;
- Xaropes, como guaifenesina, ambroxol, dextrometorfano e clobutinol, para diminuir a tosse seca e ajudar na eliminação do catarro. Confira outros xaropes para bronquite;
- Mucolíticos, como acetilcisteína ou bromexina, para deixar o catarro mais fluido facilitando sua eliminação;
- Antibióticos para casos de bronquite causada por bactérias;
Além disso, em caso de bronquite crônica, o médico também pode indicar o uso de broncodilatadores como salbutamol ou brometo de ipratrópio, para abrir os brônquios e facilitar a respiração, e corticoides que podem ser usados por via oral ou bombinhas, para controlar a inflamação dos brônquios.
Leia também: 8 remédios para bronquite (o que tomar e opções caseiras) tuasaude.com/remedios-para-bronquite2. Fisioterapia
Em alguns casos, especialmente da bronquite crônica, o médico pode recomendar a realização de sessões de fisioterapia, para ajudar a aumentar a capacidade respiratória e a eliminar as secreções, por meio de técnicas manuais, uso de aparelhos respiratórios e exercícios respiratórios.
3. Dieta
Durante a dieta para bronquite, é aconselhado priorizar os alimentos ricos em zinco, vitamina A e vitamina C, como frutas, vegetais e castanhas, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a diminuir a duração e prevenir as crises de bronquite. Saiba como deve ser a dieta para bronquite.
4. Oxigenoterapia
Oxigenoterapia é um tratamento que consiste na administração de oxigênio através de um cateter, máscara ou cânula, quando os níveis de oxigênio no sangue estão baixos, para garantir a oxigenação dos tecidos do corpo, ajudando a respirar melhor.
Leia também: Oxigenoterapia: o que é, tipos, para que serve e cuidados tuasaude.com/oxigenoterapia5. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros, como chá de guaco, xarope de agrião com abacaxi e chá de gengibre podem ser indicados para complementar o tratamento da bronquite. Isso porque esses remédios caseiros possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e expectorantes, aliviando a tosse e diluindo as secreções.
Leia também: 10 remédios caseiros para bronquite tuasaude.com/remedio-caseiro-para-bronquiteCuidados durante o tratamento
Alguns cuidados que são importantes durante o tratamento da bronquite são:
- Tomar os remédios nos horários corretos conforme orientado pelo médico,;
- Não fumar para reduzir a irritação dos brônquios;
- Repousar;
- Beber bastante líquido, como água, sucos e chás, para fluidificar o catarro, facilitando sua eliminação.
Além disso, pode-se também usar um umidificador ou respirar o vapor da água durante o banho para ajudar a diluir e eliminar o catarro.
Bronquite tem cura?
A bronquite aguda tem cura. Já a bronquite crônica não possui cura, no entanto, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas dessa condição, a retardar o progresso da doença e a melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Como prevenir a bronquite
Algumas dicas que ajudam a prevenir a bronquite são:
- Parar de fumar;
- Evitar a exposição à fumaça, poluição do ar e fumaça do cigarro de outras pessoas;
- Tomar a vacina da gripe e da COVID-19;
- Manter uma alimentação saudável.
Além disso, é recomendado também lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou usar um desinfetante para as mãos com álcool.