Buraco macular: o que é, sintomas, causas e tratamento

O buraco macular é uma doença rara que atinge a parte central da retina do olho, chamado de mácula, formando um buraco que cresce ao longo do tempo e causa perda gradual da visão.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Por ser a região que concentra a maior quantidade de células visuais, o buraco macular pode provocar o surgimento gradativo de sintomas como visão embaçada ou distorcida,  perda da nitidez da visão central e dificuldade para atividades como ler letras pequenas ou dirigir.

Na suspeita de buraco macular, é recomendado consultar o oftalmologista, para fazer o diagnóstico correto e, se necessário, indicar o tratamento adequado, sendo que a principal forma é através da cirurgia, chamada vitrectomia, com a aplicação de um conteúdo com gás para que o buraco se feche e a anatomia da mácula seja recuperada.

Leia também: Vitrectomia: o que é, quando é indicada, tipos e como é feita tuasaude.com/vitrectomia
Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas de buraco macular são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para ler, escrever ou dirigir;
  • Redução da nitidez das imagens no centro da visão;
  • Visão distorcida, onde as linhas retas parecem onduladas.

Com o passar do tempo, a pessoa com buraco macular também pode apresentar um ponto turvo ou cego na visão central, provocando situações, como ver as linhas, mas perder letras ou palavras no centro ou ver o rosto de uma pessoa, mas não o nariz ou os olhos.

Os sintomas dessa condição surgem e pioram à medida que o buraco macular cresce, podendo não causar sintomas nas fases iniciais. Além disso, o buraco macular geralmente acontece em apenas um olho, mas pode surgir em ambos os olhos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do buraco macular é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, do histórico de saúde familiar e da pessoa.

Se deseja confirmar o risco de buraco macular, marque uma consulta com o oftalmologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico também faz o mapeamento da retina, associada à realização de exames de imagem como angiografia fluoresceínica e tomografia de coerência óptica, que visualiza com mais detalhe as camadas da retina. Entenda como é feito o exame de mapeamento da retina.

Causas do buraco macular

As causas exatas que levam ao desenvolvimento do buraco macular não estão totalmente esclarecidas, por isso, qualquer pessoa pode desenvolver a doença.

Entretanto, alguns fatores de risco que facilitam o seu surgimento são:

  • Idade acima dos 60 anos;
  • Traumatismos oculares, como pancadas;
  • Inflamação do olho;
  • Doenças oculares, como edema macular cistoide, por exemplo.

O buraco macular se desenvolve quando o vítreo, que é o gel que preenche o globo ocular, se desprende da retina, podendo levar à formação de uma falha na região, que causa lesão do tecido afetado. Ao afetar a retina, que é uma região muito sensível e importante dos olhos, a visão é afetada.

Como é o tratamento

O tratamento do buraco macular é cirúrgico. No entanto, dependendo da diminuição da capacidade visual, no início, pode ser apenas indicada a observação, isso porque na maioria dos casos em que a cirurgia não é indicada trata-se de um pseudo-buraco macular.

Entretanto, nos casos em que há o crescimento da lesão e presença de sintomas, a principal forma de tratamento é através de cirurgia de vitrectomia, que é feita pelo oftalmologista através da remoção do vítreo e, em seguida, aplicação de um gás dentro do olho, que é capaz de aliviar a pressão tracional que causa o buraco, auxiliando o fechamento e a cicatrização. Entenda melhor como é feita a vitrectomia.

Como passar do tempo, a bolha de gás formada é reabsorvida pelo organismo e se desfaz naturalmente, sem a necessidade de novas intervenções. A recuperação pós operatória pode ser feita em casa, com repouso, aplicação de colírios e posicionamento dos olhos da forma orientada pelo médico, sendo que a visão é recuperada ao longo dos dias, enquanto a bolha de gás é reabsorvida, o que pode durar de 2 semanas a 6 meses.