O café com óleo de coco pode ser usado em uma dieta para emagrecer, por ser uma bebida com ação sacietogênica e termogênica que prolonga a saciedade e estimula a queima de gordura corporal.
Além disso, o café com óleo de coco também pode trazer outros benefícios para a saúde, como melhorar a disposição física, prevenir doenças como diabetes e pressão alta, e evitar o envelhecimento precoce.
No entanto, para emagrecer e prevenir doenças, é importante também manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Saiba como fazer uma alimentação saudável.
Café com óleo de coco emagrece?
O café com óleo de coco ajuda a emagrecer, porque o óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, que são moléculas de gordura que promovem a saciedade, diminuindo a fome, e são usadas pelo organismo para produzir energia e aumentar o gasto calórico. Confira outros benefícios do óleo de coco.
Além disso, a cafeína, presente no café, também favorece o emagrecimento, porque tem ação termogênica, estimulando a queima de gordura corporal, além de controlar a fome temporariamente, reduzindo a ingestão de alimentos.
É importante lembrar que, para emagrecer, o café com óleo de coco deve fazer parte de uma dieta saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.
Como tomar o café com óleo de coco
Para tomar o café com óleo de coco, pode-se adicionar 1 colher (de sopa) de óleo de coco virgem (prensado a frio) em 1 xícara (de chá) de café quente, mexendo bem para o óleo incorporar bem à bebida.
Uma boa opção para deixar o café com óleo de coco bem homogêneo, é usar um mixer ou bater no liquidificador. Se desejar adoçar a bebida, pode-se usar adoçantes, como estévia, xilitol ou sucralose, por exemplo.
O café com óleo de coco pode ser consumido durante o café da manhã ou antes dos exercícios físicos para melhorar a disposição e o desempenho durante os treinos.
Principais benefícios
Os principais benefícios do café com óleo de coco para a saúde são:
- Melhorar a disposição, já que a cafeína presente na bebida estimula o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e diminuindo o sono;
- Ajudar no emagrecimento, porque essa bebida ajuda a controlar a fome, além de estimular a queima de gordura corporal;
- Prevenir doenças crônicas, como infarto, diabetes e pressão alta, por ser rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, promovem a saúde das artérias e melhoram a circulação de sangue.
Além disso, por ser uma bebida rica em compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o café com óleo de coco também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a depressão, e a fortalecer o sistema imunológico.
Possíveis efeitos colaterais
Por conter cafeína, o excesso de café com óleo de coco pode causar dor no estômago ou tremores. Além disso, a bebida pode causar agitação ou insônia, especialmente quando consumido no final da tarde ou à noite.
O consumo de café com óleo de coco pode aumentar a quantidade de calorias da dieta, favorecendo o ganho de peso, se utilizados em excesso. Assim, é recomendado tomar apenas 1 xícara (de chá) de café dessa bebida por dia.
Quem não pode consumir
O café com óleo de coco não é indicado para crianças com menos de 12 anos. Da mesma forma que pessoas com refluxo, úlceras e gastrite também devem evitar essa bebida, pois a cafeína pode irritar a mucosa do estômago.
O consumo de café com óleo de coco deve ser evitado por quem sofre de insônia, ansiedade, zumbido e labirintite, já que pode piorar os sintomas dessas condições.
Além disso, não é recomendado beber o café com óleo de coco junto com outros alimentos contendo cafeína, como chá verde, guaraná, mate ou chocolate, pois o excesso da cafeína pode causar palpitações, náuseas e desidratação.