Calcificação da aorta: o que é, sintomas, causas e tratamento

Calcificação da aorta é o acúmulo de cálcio no interior da artéria aorta, fazendo com que essa artéria diminua sua elasticidade, o que dificulta a passagem do sangue, causando sintomas como dor no peito e cansaço fácil.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cardiologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A calcificação da aorta pode afetar qualquer parte da aorta, como a aorta torácica (aorta ascendente, arco da aorta, aorta descendente) ou aorta abdominal, aumentando o risco de complicações graves como infarto, aneurisma da aorta ou AVC.

Leia também: Arteriosclerose: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/arteriosclerose

Embora seja uma situação grave, quando o tratamento é feito de forma adequada e com o devido acompanhamento pelo cardiologista, é possível melhorar os sintomas e reduzir bastante o risco de complicações. Em alguns casos, o tratamento pode até ajudar a curar a calcificação e evitar que volte a surgir.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de calcificação da aorta

Os principais sintomas da calcificação da aorta são:

  • Dor no peito ou no abdômen em forma de pontada ou aperto, principalmente durante esforços físicos;
  • Cansaço fácil;
  • Palpitações cardíacas;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés;
  • Aumento da frequência urinária;
  • Tonturas ao se levantar ou caminhar;
  • Dor lombar, quando afeta a aorta abdominal.

Esses sintomas muitas vezes são inespecíficos, sendo semelhantes a outros problemas cardíacos.

Por isso, quando surgem os sintomas, deve-se procurar ajuda médica imediatamente, pois é uma condição grave que deve ser tratada o mais rápido possível com orientação do cardiologista.

Além da calcificação da aorta, pode ainda ocorrer uma situação conhecida como calcificação ateromatosa, na qual o acúmulo de cálcio acontece junto a uma placa de gordura, sendo, por isso, mais comum em pessoas que têm colesterol alto descontrolado. Entenda melhor o que é a ateromatose da aorta e como tratar.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da calcificação da aorta é feito pelo cardiologista através de exames como angiografia, ecografia, raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O médico indicará o exame de acordo com as características da pessoa, podendo inclusive pedir outros tipos de exame para fazer uma melhor avaliação da função cardíaca.

Possíveis causas

A calcificação da aorta pode ser causada por diversos fatores, como:

  • Idade, sendo mais comum em idosos devido ao envelhecimento natural do corpo;
  • Suplementação excessiva de cálcio;
  • Febre reumática, que pode levar a uma diminuição do tamanho da aorta, dificultando a passagem do sangue;
  • Doenças cardíacas genéticas, como defeitos na válvula aórtica;
  • Insuficiência renal;
  • Ateromas, que são placas formadas pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Pessoas que têm o colesterol alto, excesso de peso, que fumam ou consomem bebidas alcoólicas de forma exagerada também possuem um maior risco de desenvolver calcificação na aorta.

Como é feito o tratamento

O tratamento da calcificação da aorta deve ser sempre orientado por um cardiologista, e normalmente envolve o uso de medicamentos para controlar o colesterol, algumas alterações no estilo de vida, especialmente na dieta, e em alguns casos cirurgia.

1. Remédios

Os medicamentos usados no tratamento da calcificação da aorta são os mesmos utilizados para baixar o colestrol, como sinvastatina, atorvastatina e ezetimiba+sinvastatina (Vytorin), já que normalmente ela está ligada ao colesterol alto e ao entupimento dos vasos sanguíneos. Veja os principais remédios para baixar o colesterol.

Além disso, pessoas que tomam suplemento de cálcio podem necessitar ajustar a dose, segundo orientação médica.

2. Alterações da dieta

Para tratar a calcificação da aorta, deve-se tomar os mesmos cuidados da dieta usada para baixar o colesterol, sendo importante aumentar o consumo de fibras e diminuir a ingestão de açúcares e gorduras.

  • O que comer: através das frutas e legumes, deve-se ingerir mais verduras cruas e folhosos como alface e couve, grãos integrais como aveia, chia e linhaça, e gorduras boas presentes no azeite e em peixes como salmão, sardinha e atum.
  • O que evitar: carnes gordurosas como bacon, tripas, moela e fígado, produtos industrializados como salgadinhos de pacote e bolacha recheada, bolos, doces em geral, linguiça, salsicha e presunto.

Além da dieta, é importante fazer atividade física regularmente, parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Encontre mais dicas sobre dieta para baixar o colesterol.

Juntamente com a alimentação saudável, também pode-se usar remédios caseiros para tratar o colesterol e, com isso, evitar a piora da calcificação da aorta ou de outros vasos sanguíneos. Veja mais em remédios e receitas caseiras para baixar o colesterol.

3. Cirurgia

Nos casos mais graves, em que a aorta está muito danificada e outras complicações aparecem, como o aneurisma da aorta ou a obstrução total desse vaso sanguíneo, o médico poderá indicar cirurgia.

Essa cirurgia pode ser feita para retirar a placa de cálcio da artéria ou para fazer uma ponte de safena, que ajudará a restabelecer a circulação normal de sangue. Veja como é feita a cirurgia de ponte de safena.

Complicações da calcificação da aorta

A calcificação da aorta aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como:

  • Infarto;
  • Entupimento da aorta;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Aneurisma;
  • Acidente isquêmico transitório;
  • AVC.

Além disso, essa doença também pode complicar procedimentos como a colocação de stent, que é um tipo de tubo implantado dentro do vaso sanguíneo para facilitar a passagem do sangue em casos de aterosclerose, por exemplo.