Calculadora de IMC (e peso ideal)

A classificação do índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição, em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além de calcular o valor de IMC, esta calculadora também indica qual o intervalo de peso ideal que deve ter para garantir uma melhor qualidade de vida. Ter um peso dentro do intervalo de peso ideal ajuda ainda a evitar o aparecimento de várias doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Coloque os seus dados na calculadora e calcule o seu IMC:

Erro
anos
Erro
cm
Erro
kg
Erro

O resultado desta calculadora também informa qual o intervalo de peso ideal para a sua altura.

Como é feito o cálculo de IMC

O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m), de acordo com a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).

O resultado de IMC é dado em kg/m2.

Como interpretar o resultado de IMC

Depois de obter o resultado de IMC, deve-se interpretar o valor utilizando a seguinte tabela:

IMC Classificação
Menor que 18,5 Magreza
18,5 a 24,9 Normal
25 a 29,9 Sobrepeso
30 a 34,9 Obesidade grau I
35 a 39,9 Obesidade grau II
Maior que 40 Obesidade grau III

De acordo com o resultado de IMC também é possível prever o risco que cada pessoa tem de desenvolver doenças crônicas. Isto porque quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior o risco de doenças como pressão alta, diabetes e problemas cardíacos.

Sempre que possível, o resultado de IMC deve ser interpretado por um nutricionista, que irá adequar a dieta de acordo com os objetivos de cada pessoa e seu histórico de saúde.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que significa IMC

IMC é a sigla de Índice de Massa Corporal, um parâmetro que é utilizado para avaliar se o peso está dentro do valor ideal para a altura. 

Isso significa que, a partir do resultado do IMC é possível saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado e também diagnosticar problemas de saúde como obesidade ou desnutrição.

O IMC pode ser utilizado em crianças, adolescentes, adultos ou idosos. 

Por que é importante saber o IMC?

Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença. No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado.

Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua altura. Veja como é feito o cálculo do peso ideal.

O IMC é a melhor forma de avaliar o peso?

Apesar do IMC ser considerado fundamental para saber o estado nutricional da pessoa, é uma ferramenta que não leva em consideração muitos outros fatores que são importantes para avaliar o peso de uma pessoa. 

Assim, embora seja uma boa ferramenta rápida para perceber se o peso está ou não adequado, não é a melhor forma de avaliar o peso. Para isso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para avaliar outros fatores como a idade, nível de atividade física, composição corporal, nível de hidratação e histórico de saúde, por exemplo.

Veja que exame permite analisar a sua composição corporal.

O que fazer para melhorar o IMC?

Para melhorar o IMC, é importante verificar se está acima ou abaixo do peso considerado normal. Quando o IMC está na faixa de magreza, é importante consultar um nutricionista que fará uma avaliação completa, indicando um plano alimentar personalizado que priorize o ganho de peso de forma saudável. 

Por outro lado, quando o IMC está na faixa do sobrepeso ou da obesidade, o nutricionista pode recomendar uma alimentação com redução de calorias. Além da dieta, normalmente também se recomenda a prática de atividade física regular, que ajudará a acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso, o que influencia diretamente no IMC.

Vídeos relacionados

BIOIMPEDÂNCIA: o que é e como funciona

03:57 | 485.338 visualizações

Conselhos da nutricionista para alcançar o PESO IDEAL

04:52 | 194.044 visualizações