Câncer de cabeça e pescoço: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em fevereiro 2024

O câncer de cabeça e pescoço é uma doença que pode causar sintomas como feridas na boca ou lábios que não cicatrizam, rouquidão, perda de peso, dificuldade para engolir ou falar, dor ou zumbido no ouvido, caroços no pescoço e dor persistente na boca ou garganta, por exemplo.

Existem diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço, conforme a região afetada, incluindo câncer de cavidade oral, câncer de faringe, câncer de glândulas salivares, câncer de faringe, câncer de tireoide e câncer de cavidade nasal e seios paranasais.

Na presença de sintomas que possam indicar o câncer de cabeça e pescoço, é recomendado consultar o oncologista ou ou otorrinolaringologista, para que seja feito o diagnóstico precoce e indicado o tratamento mais adequado, que pode incluir quimioterapia, radioterapia, cirurgia e imunoterapia. Visitas regulares ao dentista podem ajudar na identificação precoce.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço são:

  • Feridas na boca ou lábios que não cicatrizam;
  • Rouquidão persistente;
  • Manchas vermelhas ou brancas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
  • Dor persistente na boca, pescoço ou garganta;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade ou dor para engolir, falar ou respirar;
  • Presença de caroços no pescoço;
  • Dormência ou paralisia dos músculos do rosto.

Conforme o tipo e a localização dessa doença, a pessoa também pode apresentar nariz entupido, sangramento ou coriza persistente pelo nariz, crescimento ou inchaço da mandíbula, falta de apetite, dor ou zumbido no ouvido, dificuldade para escutar, dor no rosto ou no queixo, dor de cabeça ou tosse persistentes.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço é feito pelo oncologista ou otorrinolaringologista, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, e do histórico familiar e pessoal da pessoa.

Se deseja avaliar o risco de câncer de cabeça e pescoço, marque uma consulta com o oncologista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Oncologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico examina a região e também solicita alguns exames de imagem, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiografia e PET scan. Exames de endoscopia pela boca ou nariz também podem ser recomendados.

Além disso, o médico também solicita uma biópsia, que é um exame feito retirando-se uma amostra do tecido que será analisado em laboratório, para identificar se existem células cancerígenas.

Leia também: Biópsia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/para-que-serve-a-biopsia

Tipos de câncer de cabeça e pescoço

Conforme o local e os sintomas dessa doença, os tipos de câncer de cabeça e pescoço são:

1. Câncer de cavidade oral

O câncer de cavidade oral é um conjunto de tumores que podem surgir em algumas regiões da boca, como lábios, língua, gengiva, parte interna das bochechas ou céu da boca.

Os principais sintomas do câncer oral são feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, mancha branca ou vermelha nas gengivas, na língua ou na parte interna das bochechas, inchaço da mandíbula, sangramento ou dor na boca.

2. Câncer de laringe

O câncer de laringe afeta a caixa vocal, uma passagem formada por cartilagem logo abaixo da faringe e que também contém as cordas vocais.

Os sintomas que podem estar presentes nesse tipo de câncer de cabeça e pescoço incluem dificuldade para respirar ou falar, rouquidão, dor ao engolir ou dor de ouvido

Leia também: Câncer de laringe: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-laringe

3. Câncer de faringe

O câncer de faringe afeta uma região que começa atrás do nariz e vai até o esôfago, incluindo a nasofaringe, que é a parte superior da faringe; a orofaringe, que inclui palato mole a base da língua e as amígdala; e a hipofaringe, que é a parte inferior da faringe.

Os possíveis sintomas do câncer de faringe incluem dor ao engolir, dor no pescoço ou na garganta que não passa, dor ou zumbido no ouvido, ou dificuldade para ouvir.

4. Câncer de glândulas salivares

O câncer de glândulas salivares, que são estruturas responsáveis por produzir a saliva e que se localizam perto da mandíbula e parte inferior da boca, podem causar sintomas como inchaço no queixo ou ao redor do maxilar, dormência ou paralisia dos músculos do rosto, ou dor persistente no rosto no queixo ou no pescoço.

5. Câncer de cavidade nasal e seios paranasais

O câncer de cavidade nasal e seios paranasais é um tipo de câncer que surge nos pequenos espaços ocos nos ossos da cabeça, ao redor do nariz, e no espaço dentro do nariz.

Os sintomas que podem surgir nesse tipo de câncer de cabeça e pescoço são nariz entupido, infecções crônicas nos seios da face e que não respondem ao tratamento com antibióticos, sangramento pelo nariz, dor de cabeça frequente, coriza persistente e dor nos dentes superiores.

6. Câncer de tireoide

O câncer de tireoide é um tumor que surge na glândula tireoide e que, nos estágios iniciais, causa o surgimento de um caroço no pescoço.

A maioria destes tumores são de crescimento lento e pouco agressivos, mas há alguns tipos que podem aumentar de tamanho rapidamente e provocar outros sintomas como rouquidão e/ou dificuldade para engolir

Leia também: Câncer de tireoide: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-tireoide

Possíveis causas

O câncer de cabeça e pescoço é causado por uma mutação no DNA das células que começam a se multiplicar de forma desregulada e leva ao aparecimento do tumor.

Os fatores que aumentam o risco do câncer de cabeça e pescoço são:

  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo, incluindo cigarro, charuto, cachimbo, mascar tabaco ou rapé e fumo passivo;
  • Infecção pelo vírus HPV;
  • Exposição frequente ao pó de madeira, pó de níquel, amianto, cimento ou formaldeído;
  • Infecção pelo vírus Epstein-Barr;
  • Exposição à radiação;
  • Dieta pobre em frutas e vegetais.

Além disso, algumas doenças genéticas, como a anemia de Fanconi, também podem aumentar o risco do surgimento de de alguns tipos de câncer, como o câncer de cabeça e pescoço.

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço varia conforme o tipo e estágio desse tumor e inclui:

  1. Quimioterapia: A quimioterapia usa um único medicamento ou uma combinação de medicamentos para matar as células cancerígenas, sendo mais indicada para cânceres de cabeça e pescoço em estágios avançados;
  2. Radioterapia: A radioterapia pode ser indicada para tratar diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço, sozinha, após cirurgias ou junto com a quimioterapia;
  3. Cirurgia: A cirurgia pode ser indicada para retirar o tumor e uma margem do tecido saudável ao redor, ou os gânglios linfáticos do pescoço, por exemplo;
  4. Imunoterapia: Os medicamentos de imunoterapia, como pembrolizumabe e nivolumabe, estimulam o sistema imune para identificar e destruir as células cancerígenas de forma mais eficaz, sendo usados para tratar alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço que se espalharam ou que retornaram após o tratamento;
  5. Terapia nutricional: A dieta deve ser prescrita por um nutricionista, para melhorar a deglutição, ajudar a aliviar os sintomas dos tratamento médicos e evitar a perda de peso, podendo incluir a dieta enteral ou a nutrição parenteral.

Além disso, a fisioterapia e a fonoaudiologia também são tratamentos que podem ser recomendados pelo médico para ajudar a recuperar a fala e a deglutição após o tratamento.

Câncer de cabeça e pescoço tem cura?

O câncer de cabeça e pescoço tem cura principalmente quando é identificado e tratado nos estágios iniciais. A cura do câncer de cabeça e pescoço depende também de fatores, como tipo de câncer, idade, estado geral de saúde da pessoa e resposta do organismo ao tratamento.

Vídeos relacionados