Câncer na gengiva: o que é, sintomas, causas e tratamento

O câncer na gengiva é um tipo de câncer oral que pode causar sintomas como mancha branca ou ferida que não cicatriza na mucosa da gengiva, sangramento gengival, ínguas no pescoço ou perda de peso.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este câncer normalmente surge a partir de lesões pré-cancerosas que se agravam, resultando na multiplicação normal das células e, assim como outros tipos de câncer na boca, é mais frequente em pessoas que consomem bebidas alcoólicas excessivamente e fumam.

Leia também: Câncer de boca: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-do-cancer-de-boca

Em caso de suspeita de câncer na gengiva, é recomendado consultar um clínico geral ou dentista. O seu tratamento normalmente é feito por meio da remoção do tumor por cirurgia e as chances de cura são maiores nos estágios iniciais.

Médica examinando a cavidade oral de um paciente

Principais sintomas

Os principais sintomas do câncer na gengiva são:

  • Manchas brancas, vermelhas ou escuras na gengiva;
  • Sangramento gengival;
  • Ferida e/ou nódulo na gengiva que não cicatriza;
  • Dor ou dificuldade para engolir alimentos;
  • Ínguas no pescoço;
  • Espessamento da mucosa da gengiva;
  • Perda de peso.

Normalmente, o câncer na gengiva começa como uma mancha branca na mucosa conhecida como leucoplasia. No entanto, pode surgir também como uma mancha vermelha, nódulo ou ferida na gengiva que não cicatriza após 2 a 3 semanas em alguns casos. Entenda melhor o que é leucoplasia.

Caso não seja tratado nos estágios iniciais, o câncer na gengiva pode se espalhar para outros tecidos próximos, podendo causar sintomas como dor ou dificuldade para engolir, perda de peso ou ínguas no pescoço.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de câncer na gengiva normalmente é feito pelo clínico geral ou dentista baseado nos sintomas apresentados, histórico de saúde da pessoa e resultado da biópsia da lesão na boca, que pode mostrar a presença de células cancerígenas.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

O câncer na gengiva é causado pela multiplicação anormal de células na sua mucosa e, na maioria dos casos, surge a partir de manchas gengivais em que ocorrem alterações celulares conhecidas como displasia, transformando-se em lesões pré-cancerosas.

Leia também: Displasia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/displasia

Além disso, o câncer na gengiva é mais frequente em homens com mais de 40 anos que fumam, consomem bebidas alcoólicas excessivamente, têm uma alimentação pobre em frutas e vegetais ou em caso de infecção por HPV, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer na gengiva deve ser orientado por um oncologista e, embora varie de acordo com seu estágio, tipo e localização, normalmente, envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia.

Além disso, o médico também pode indicar a realização de quimioterapia e/ou radioterapia para complementar o tratamento cirúrgico em alguns casos, com o objetivo de eliminar células cancerígenas que ainda podem estar presentes no organismo.

O câncer na gengiva pode ser curado em alguns casos, principalmente quando é identificado e tratado cedo. No entanto, nos casos mais graves o tratamento pode ser apenas paliativo, podendo envolver radioterapia e o uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

Leia também: Cuidados paliativos: o que são, para que servem e tipos tuasaude.com/o-que-e-cuidados-paliativos