Chá de canela para descer a menstruação: funciona?

Evidência científica

Embora o chá de canela seja popularmente utilizado para fazer descer a menstruação, ainda não existem evidências científicas que mostrem que isso é verdade.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os estudos realizados até o momento apenas mostram que o chá de canela preparado com a espécie Cinnamomum zeylanicum, que é a espécie mais consumida no mundo, é eficaz para aliviar as cólicas menstruais e de reduzir o fluxo menstrual. Ainda não foram verificadas evidências de que atua no útero provocando a sua contração e favorecendo a menstruação.

Quanto a efeitos indesejados, o que se sabe é que o consumo em excesso desse tipo de canela pode ser prejudicial ao fígado, principalmente se for consumida na forma de óleo essencial, além de que, outras espécies de canela, se forem usadas também na forma de óleo essencial, têm potencial para provocar alterações no útero e resultar em aborto, por exemplo.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Como a canela afeta o ciclo menstrual

Apesar de ser popularmente conhecido que o chá de canela ajuda a normalizar a menstruação atrasada, não existem evidências científicas que demonstrem o real impacto da canela no funcionamento do ciclo menstrual.

A única relação que parece existir entre a canela e o ciclo menstrual, é de que o chá parece diminuir os incômodos provocados pela menstruação, pois é capaz de reduzir os níveis de prostaglandinas, aumentar os níveis de endorfina e melhorar a circulação sanguínea, sendo eficaz no alívio dos sintomas da TPM, principalmente as cólicas menstruais.

Além disso, foi verificado que o consumo do chá de canela possui efeito relaxante, diminuindo as contrações uterinas na dismenorreia e evitando as contrações durante a gravidez, além de ser capaz de diminuir o fluxo menstrual em mulheres que possuem o fluxo muito abundante.

Posso tomar chá de canela na gravidez?

Até o momento não foram verificadas contraindicações para as grávidas do consumo de chá de canela feito com Cinnamomum zeylanicum, no entanto quando feito com Cinnamomum camphora pode haver sangramentos e alterações uterinas.

Além disso, em um estudo realizado com ratos, foi verificado que o óleo essencial de canela possui efeitos abortivos. No entanto, o efeito em ratos pode não ser necessariamente igual ao efeito nas pessoas, sendo, por isso, necessários mais estudos para que seja comprovado o potencial abortivo do óleo essencial de canela.

Devido ao fato de não existirem estudos científicos que indiquem a relação e possíveis consequências do consumo de chá de canela na gestação, a recomendação é a de que a grávida não consuma o chá de canela para evitar complicações. Conheça outros chás que a grávida não deve tomar.

Como fazer chá de canela

O preparo do chá de canela é fácil e rápido e é uma ótima opção para melhorar a digestão e a sensação de bem-estar, já que devido às suas propriedades é capaz de melhorar o humor e diminuir a fadiga. Para preparar o chá de canela é preciso:

Ingredientes

  • 1 canela em pau;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar um pau de canela em uma panela com água e deixar ferver durante cerca de 5 minutos. Depois, deve-se deixar amornar, retirar a canela e beber em seguida. 

Mesmo que não existam comprovações científicas de que a canela ajuda a descer a menstruação, o seu uso com essa finalidade ainda é bastante popular. No entanto, para favorecer a menstruação, pode-se fazer uso de outros chás que são comprovados de que promovem alterações uterinas e que podem acelerar a menstruação, como o chá de gengibre por exemplo. Conheça outros chás que podem ajudar a descer a menstruação atrasada.

Conheça mais sobre a canela e seus benefícios no vídeo a seguir:

Benefícios da CANELA

04:22 | 500.321 visualizações

Vídeos relacionados

Benefícios da CANELA

04:22 | 500.321 visualizações