Carbocisteína é um expectorante indicado para tosse com catarro grosso e abundante, causada por bronquite crônica, fibrose cística, enfisema pulmonar ou outras doenças obstrutivas das vias respiratórias, como DPOC, por exemplo.
Esse remédio tem ação mucolítica que fluidifica o catarro, deixando-o mais líquido, facilitando sua eliminação, sendo encontrado na forma de xarope adulto ou infantil, como genérico "carbocisteína", ou com os nomes comerciais Mucofan ou Mucoflux, por exemplo.
A carbocisteína deve ser usada com indicação do pneumologista ou pediatra, pelo tempo de tratamento e com doses individualizadas de acordo com a idade e condição a ser tratada.
Para que serve
A carbocisteína é indicada para:
- Bronquite crônica;
- Fibrose cística;
- Enfisema pulmonar;
- DPOC.
A carbocisteína é indicada para aliviar a tosse com catarro causada por condições agudas e crônicas do trato respiratório, em que a secreção é espessa e abundante, pois ajuda a fluidificar o catarro, facilitando sua eliminação.
O uso da carbocisteína deve ser feito com indicação do pneumologista ou pediatra, que pode indicar doses e o tempo de tratamento de forma individualizada, ou até outros xaropes para tosse com catarro. Veja outros xaropes para tosse com catarro.
Como usar
O xarope de carbocisteína deve ser usado por via oral, utilizando o copo medida fornecido na embalagem para medir a dose correta indicada pelo médico.
1. Carbocisteína xarope infantil 20 mg/mL
A carbocisteína xarope infantil 20 mg/mL (ou 100 mg/5mL) pode ser usada por crianças a partir dos 2 anos de idade.
A dose normalmente recomendada é de 0,25 mL do xarope por cada Kg de peso corporal, o que equivale a 5 mg de carbocisteína/kg de peso, 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra.
2. Carbocisteína xarope adulto 50 mg/mL
A carbocisteína xarope 50 mg/mL (ou 250 mg/5mL) pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 12 anos.
A dose normalmente recomendada para adultos é de 5 mL a 10 mL do xarope, 3 vezes por dia, ou conforme orientação do pneumologista.
Esse xarope de 50 mg/mL não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do xarope de carbocisteína são náuseas, diarreia, dor abdominal ou desconforto no estômago.
Além disso, embora seja menos comum, também podem ocorrer insônia, dor de cabeça, tontura, palpitação, erupção na pele, sangramento gastrointestinal ou hipoglicemia leve. Saiba identificar os sintomas de hipoglicemia.
Quem não deve usar
A carbocisteína não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou pessoas com úlceras nos estômago ou intestino.
Além disso, esse remédio não deve ser tomado por pessoas que têm alergia à carbocisteína ou qualquer outro componente do xarope.
A carbocisteína deve ser usada com cautela e somente se indicado pelo médico, nos casos de asma brônquica ou insuficiência respiratória.