O cardo-mariano é uma planta medicinal da espécie Silybum marianum, indicada para auxiliar no tratamento de problemas no fígado, como fígado gordo, icterícia ou hepatite, por exemplo, pois é rico em substâncias, especialmente a silimarina e silibina, com potente efeito antioxidante que pode ajudar a promover a regeneração das células do fígado e reduzir sua inflamação.
As partes normalmente utilizadas dessa planta medicinal, que também é conhecida como cardo-de-leite ou cardo-de-santa-Maria, são os frutos de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais para o preparo do chá ou cápsulas.
O cardo mariano pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres, e deve ser usado com orientação médica ou de um profissional especializado em plantas medicinais.
Para que serve
O cardo-mariano é popularmente indicado para:
- Fígado gordo;
- Hepatite viral;
- Icterícia;
- Cirrose;
- Fibrose no fígado;
- Intoxicação por cogumelos venenosos;
- Lesão no fígado causada por medicamentos ou álcool;
- Ferritina alta no sangue;
- Alzheimer;
- Doença de Parkinson;
- Depressão e ansiedade;
- Esclerose múltipla;
- Diabetes mellitus tipo 2;
- Síndrome metabólica;
- Infecções fúngicas, causada pela Candida albicans;
- Aumentar a produção de leite na amamentação.
O cardo-mariano possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antidiabéticas, neuroprotetoras, protetoras do fígado e do sistema cardiovascular, especialmente devido às substâncias presentes na sua composição, como silimarina, silibina, isosilibina, silicristina, di-hidrosilibina e silidianina.
Além disso, o cardo-mariano possui propriedades adstringentes, facilitadoras da digestão e estimuladoras do apetite, que aliviam alguns dos sintomas de gordura no fígado como perda de apetite, enjoo e vômitos. Confira todos os sintomas de problemas no fígado.
Alguns estudos [1] [2] mostraram que o cardo-mariano também pode diminuir a proliferação ou induzir a morte de uma variedade de células cancerosas, incluindo câncer de estômago, próstata, fígado, colorretal, bexiga, melanoma e leucemia, por exemplo. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.
Veja como preparar este remédio natural para aumentar a produção de leite materno.
Como fazer o chá
O chá do cardo-mariano deve ser preparado com os frutos dessa planta medicinal, e usado para complementar o tratamento indicado pelo médico para gordura no fígado, devendo ser acompanhado de exercícios e dieta, além de evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas. Veja outros remédios caseiros para gordura no fígado.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) dos frutos do cardo mariano;
- 1 xícara (de chá) de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar os frutos do cardo mariano na xícara com água fervente. Deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia, 30 minutos antes das refeições.
Além disso, o cardo-mariano também pode ser encontrado sob a forma de cápsulas ou comprimidos, sendo mais frequente que esteja associado a outras plantas como a alcachofra ou o boldo, que também têm um excelente efeito de regeneração do fígado. A dose recomendada em cápsula geralmente é entre 1 e 5 g, sendo aconselhado consultar um naturopata ou fitoterapeuta para adequar a cada caso.
Possíveis efeitos colaterais
O cardo mariano é considerado seguro, no entanto, quando utilizado em doses maiores do que as recomendadas pode causar efeitos colaterais como irritação no estômago, queimaduras na mucosa gástrica, diarreia, vômitos e náuseas.
Além disso, o cardo-mariano devido suas propriedades antidiabéticas, pode reduzir muito os níveis de açúcar no sangue, e causar hipoglicemia, que pode ser percebida através de sintomas como tremor, fraqueza, suor frio, pele pálida, visão embaçada, palpitação cardíaca, dor no peito, confusão mental, dificuldade para falar ou sonolência. Saiba identificar os sintomas da hipoglicemia.
O cardo-mariano também pode causar reações alérgicas, especialmente em pessoas que têm alergia à essa planta ou alergia à crisântemo, margarida, calêndula, alcachofra ou kiwi, por exemplo.
Quem não deve usar
O cardo-mariano não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas, ou por pessoas que tenham pressão alta, problemas renais, obstrução das vias biliares, ou problemas gástricos, como gastrite ou úlceras, por exemplo
Durante a amamentação, o uso do cardo-mariano deve ser feito somente se indicado pelo médico. Isso porque apesar de ter sido identificado que essa planta aumenta a produção de leite materno e nenhuma de substâncias é encontrada no leite, ainda são necessários mais estudos para, de fato, confirmar que o seu consumo não traz risco para a mãe ou para o bebê.
O cardo-mariano também não deve ser usado por pessoas que tenham câncer que dependem de estrogênio para seu crescimento, como câncer de mama ou de ovários, pois possui ação estrogênica.