Carne esponjosa no nariz é o inchaço das adenoides ou dos cornetos nasais, que são estruturas da parte interna do nariz, causando sintomas como respiração pela boca, ronco ou infecções frequentes de garganta e ouvido.
Essa condição dificulta a passagem do ar para os pulmões, sendo causada por infecções na infância, pólipo nasal ou rinite alérgica, por exemplo.
O tratamento da carne no nariz é feito pelo otorrinolaringologista que pode indicar uso de medicamentos anti-inflamatórios e antialérgicos, ou cirurgia, em alguns casos.
Sintomas de carne no nariz
Os principais sintomas de carne esponjosa no nariz são:
- Dificuldade de respirar pelo nariz, respirando com frequência pela boca;
- Sensação de nariz sempre entupido;
- Pausa na respiração, tosse ou roncos durante o sono;
- Sono inquieto;
- Mau hálito;
- Lábios secos ou rachados;
- Infecções frequentes de garganta e ouvido.
Além disso, a carne no nariz pode ainda gerar crescimento de dentes tortos, voz fanha e irritabilidade nas crianças.
Ao surgirem sintomas de carne esponjosa no nariz, é recomendado consultar o pediatra ou o otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da carne esponjosa no nariz é feito pelo otorrinolaringologista ou pediatra através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de infecções frequentes, e exame físico.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico deve solicitar exames como nasofibroscopia, ou nasofibrolaringoscopia, e raio X da face que permitem avaliar se existe alguma obstrução ou inflamações, além do tamanho da carne esponjosa no nariz.
Leia também: Nasofibrolaringoscopia: o que é, o que detecta e como é feito tuasaude.com/nasofibrolaringoscopiaPossíveis causas
As principais causas de carne esponjosa no nariz são:
- Hipertrofia da adenoide, principalmente em crianças após os 6 a 7 anos;
- Hipertrofia de cornetos nasais, principalmente em adultos;
- Pólipos nasais;
- Rinite alérgica crônica;
- Infecções por bactérias, fungos e vírus.
- Hábito de fumar.
Além disso, em alguns casos, a pessoa pode nascer com carne no nariz devido a fatores genéticos ou alterações do desenvolvimento destas estruturas.
Leia também: Hipertrofia de adenoide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipertrofia-de-adenoideComo é feito o tratamento
O tratamento da carne esponjosa no nariz é feito pelo otorrinolaringologista ou otorrinolaringologista pediátrico e varia de acordo com a idade da pessoa, sua causa e o tamanho da carne no nariz.
Os principais tratamentos para carne no nariz são:
1. Medicamentos
Alguns medicamentos podem ser indicados pelo otorrinolaringologista para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz.
Geralmente, são indicados corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e antialérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.
Em alguns casos, junto com a carne no nariz, a pessoa pode ter uma infecção bacteriana na amígdala e, desta forma, o médico poderá prescrever o uso de antibióticos.
2. Cirurgia
Quando o tratamento com os medicamentos não diminuem a carne esponjosa no nariz e prejudicam muito a passagem do ar, o médico poderá indicar a realização de uma cirurgia.
Assim, podem ser indicadas a cirurgia de adenoidectomia para retirada das adenoides ou a turbinectomia para remover parcial ou totalmente os cornetos nasais.
Leia também: Turbinectomia: o que é, como é feita e como é a recuperação tuasaude.com/turbinectomiaOpção de tratamento natural
O tratamento natural ou caseiro pode ajudar a aliviar os sintomas de carne no nariz, sendo que pode ser feito junto com uso de medicamentos e após a cirurgia.
Esses tratamentos baseiam-se na manutenção de uma dieta saudável, rica em alimentos que contém ômega 3, pois têm ação anti-inflamatória, e alimentos que ajudam a aumentar a imunidade como aqueles que contém vitamina C, selênio e zinco. Veja aqui os alimentos que fortalecem a imunidade.
Possíveis complicações
Se não for tratada conforme recomendação médica, a carne no nariz pode aumentar e acabar impedindo a passagem do ar pelo nariz, causando dores de cabeça intensas, problemas de sono e repetidas infecções de garganta e ouvido.