O carvão ativado é uma forma processada do carvão comum capaz de absorver toxinas e substâncias químicas no trato gastrointestinal, sendo indicado principalmente para o tratamento de intoxicações.
Além disso, devido sua grande capacidade de adsorção de toxinas e químicos no corpo, o carvão vegetal ativado também pode contribuir para a diminuição dos gases intestinais e da dor abdominal.
No entanto, este medicamento pode afetar a absorção de certas vitaminas, minerais e outros medicamentos, devendo ser usado com moderação, de acordo com a orientação do médico.
Para que serve
O carvão vegetal ativado é indicado para:
1. Eliminar os gases intestinais
O carvão vegetal ativado tem a capacidade de adsorver os gases intestinais, reduzindo o inchaço, a dor e o desconforto intestinal. Confira algumas dicas para eliminar gases rapidamente.
2. Tratar a intoxicação
Como o carvão ativado tem um grande poder de adsorção, pode ser usado em situações de emergência nos casos de intoxicação por produtos químicos ou medicamentos, como carbamazepina, fenobarbital, quinina, teofilina e dapsona, por exemplo.
Além disso, esse remédio também pode ser indicado nos casos de intoxicação alimentar, uma vez que é capaz de se ligar à toxinas bacterianas. Conheça os principais tipos de intoxicação e os sintomas.
3. Remover impurezas da água
Algumas impurezas da água podem ser removidas com carvão vegetal ativado, como pesticidas, vestígios de lixo industrial e alguns químicos, sendo por isso muito usado em sistemas de filtração de água.
Carvão ativado previne ressaca?
O uso carvão vegetal ativado não parece prevenir a ressaca, porque álcool tende a ser absorvido rapidamente pelo organismo e o carvão ativado tem pouco ou nenhum efeito sobre a sua eliminação. Por isso, o carvão ativado não é indicado para prevenir a ressaca. Veja como evitar a ressaca.
Como tomar
O carvão vegetal ativado deve ser tomado por via oral e as doses normalmente recomendadas são de 4 a 6 comprimidos de 250 mg por dia, divididos em duas tomadas, no intervalo das refeições.
Já para crianças maiores de 2 anos, a dose recomendada é a metade da utilizada por adultos, ou seja, de 2 a 3 comprimidos por dia, que devem ser divididos em duas tomadas e podem ser ingeridos com água ou suco de fruta, por exemplo.
No entanto, nos hospitais o carvão vegetal ativado normalmente é usado em doses mais elevadas, que são calculadas pelo médico de acordo com o peso corporal, para o tratamento de intoxicações.
Este medicamento deve ser usado pelo período e dose indicados pelo médico, devido ao risco de efeitos colaterais como prisão de ventre e obstrução intestinal, sendo normalmente usado de forma pontual e apenas nas primeiras 24 horas em casos de intoxicação.
Para saber como usar o carvão vegetal ativado de forma segura, marque uma consulta com o clínico geral mais próximo de você:
Possíveis efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais do carvão vegetal ativado são escurecimento das fezes, vômitos, diarreia, prisão de ventre ou, nos casos mais graves, obstrução intestinal e são mais comuns quando é usado por períodos prolongados e/ou em excesso.
Além disso, o uso prolongado pode reduzir a absorção intestinal de medicamentos usados ao mesmo tempo, por isso, se for preciso tomar algum medicamento, este deve ser ingerido no mínimo 3 horas antes de tomar o carvão vegetal ativado.
Quem não deve tomar
O carvão vegetal ativado não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, ou por pessoas com obstrução intestinal, problemas gastrointestinais ou que tenham ingerido substâncias corrosivas cáusticas ou hidrocarbonetos.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula ou que tenham realizado cirurgia no intestino recentemente ou quando há diminuição acentuada do trânsito intestinal.
A ingestão de carvão vegetal ativado na gravidez ou durante a amamentação só deve ser feita sob orientação médica.