12 sintomas de caxumba (e o que fazer)

Os principais sintomas de caxumba são febre, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular e perda do apetite, seguidos do inchaço no rosto, entre a orelha e o queixo, devido a inflamação da glândula parótida.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A caxumba é uma infecção causada pelo vírus família Paramyxoviridae que pode ser transmitido de pessoa para pessoa por via aérea e que se instala nas glândulas salivares, afetando com mais frequência crianças e adolescentes, mas também pode afetar adultos. Saiba mais sobre a caxumba

É importante consultar o pediatra, clínico geral ou infectologista assim que surgem os sintomas da caxumba, para que seja diagnosticada e iniciado o tratamento para evitar complicações como encefalite, meningite ou pancreatite, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de caxumba

Os principais sintomas de caxumba são:

  1. Febre;
  2. Mal-estar;
  3. Dor de cabeça;
  4. Dor muscular;
  5. Perda do apetite;
  6. Inchaço no rosto, entre o lóbulo da orelha e o queixo;
  7. Dor na cabeça e no rosto;
  8. Sensação de boca seca;
  9. Dor ao mastigar ou engolir;
  10. Dor ao abrir a boca;
  11. Cansaço excessivo;
  12. Fraqueza.

Além disso, é importante ressaltar que a caxumba pode causar danos no ouvido médio e no nervo auditivo, podendo resultar em alteração na audição e até surdez, que são sintomas que podem ser definitivos.

O inchaço no rosto causado pela caxumba geralmente afeta os dois lados do rosto, mas também pode afetar apenas um lado, e geralmente dura de cerca de 5 a 7 dias.

Leia também: Pescoço inchado: 10 causas principais (e o que fazer) tuasaude.com/pescoco-inchado

​​O período de incubação do vírus da caxumba é de 12 a 25 dias, e os sintomas da geralmente surgem de 16 a 18 dias após o contato do vírus, sendo que a fase de maior contágio e transmissão do vírus ocorre cerca de 1 a 2 dias antes do início dos sintomas.

Os sintomas clássicos de caxumba podem surgir em crianças, meninos ou meninas, assim como em adultos, homens ou mulheres.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Teste online de sintomas

Se acha que pode estar com caxumba, assinale os seus sintomas:

  1. 1. Dor constante de cabeça e no rosto
  2. 2. Perda de apetite
  3. 3. Sensação de boca seca
  4. 4. Inchaço do rosto entre a orelha e o queixo
  5. 5. Dor ao engolir ou abrir a boca
  6. 6. Febre acima de 38º C

O teste de sintomas de caxumba é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral, pediatra ou infectologista.

Sintomas de caxumba masculina

Além dos sintomas clássicos da caxumba, em homens ou meninos, o vírus pode afetar os testículos e causar orquite, com sintomas como:

  1. Inchaço e dor nos testículos;
  2. Aumento da sensibilidade no testículo ao toque;
  3. Testículo endurecido;
  4. Vermelhidão no escroto;
  5. Sangue na urina ou no sêmen;
  6. Excesso de suor na região dos testículos;
  7. Sensação de que tem os testículos quentes.

A caxumba quando afeta os testículos pode causar infertilidade, pois é nesse local em que ocorre a produção de espermatozoides. Veja mais sobre a caxumba masculina.

Sintomas de caxumba feminina

Os sintomas de caxumba feminina são os sintomas clássicos da caxumba.

Em raros casos, a caxumba pode causar inflamação nos ovários, chamada ooforite, e desenvolvimento de infertilidade ou pré-menopausa. Saiba identificar os sintomas de ooforite.

O que fazer

Na presença de sintomas de caxumba, deve-se consultar o pediatra, clínico geral ou infectologista para uma avaliação.

Quando o diagnóstico da caxumba é confirmado, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, que geralmente envolve repouso, aumento da ingestão de líquidos e uso de remédios para aliviar os sintomas. Saiba como é feito o tratamento da caxumba.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a caxumba é através da vacinação, com a vacina tríplice viral, que faz parte do calendário de vacinação da criança. 

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2024: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

No entanto, mesmo crianças vacinadas podem ter caxumba, pois a vacina confere 96% de imunidade, e a proteção geralmente dura 20 anos e, por isso, adultos mesmo vacinados na infância podem ter caxumba se tiverem contato direto com crianças infectadas.