Cefadroxila é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções bacterianas, como faringite, amigdalite ou celulite bacteriana, por exemplo.
Esse antibiótico, da classe das cefalosporinas, age inibindo a síntese da parede celular de bactérias, fundamental para sua sobrevivência e, desta forma, promove à sua eliminação.
Leia também: Cefalosporina: o que é, para que serve (e principais tipos) tuasaude.com/cefalosporinaA cefadroxila pode ser comprado em farmácias ou drogarias com receita médica, sendo encontrada como genérico ou com o nome comercial Cefadroxil, na forma de cápsulas ou xarope.

Para que serve
A cefadroxila é indicada para infecções bacterianas, como:
- Amigdalite, faringite ou sinusite;
- Bronquite;
- Celulite bacteriana;
- Feridas infectadas;
- Infecções urinárias ou nos ossos.
A cefadroxila provoca a morte de bactérias sensíveis, por impedir a síntese da parede celular bacteriana.
O uso da cefadroxila deve ser feito somente com orientação e pelo tempo indicado pelo médico, de forma a evitar resistência bacteriana, o que pode tornar o tratamento mais difícil e demorado.
Leia também: Resistência bacteriana: o que é, porque acontece e como evitar tuasaude.com/resistencia-bacterianaQuais bactérias a cefadroxila combate?
A cefadroxila combate bactérias como estreptococos beta-hemolíticos, Staphylococcus sp., Streptococcus pneumoniae, Escherichia coli, Proteus mirabilis, Klebsiella spp., Moraxella catarrhalis e Bacteroides spp.
Além disso, a cefadroxila também combate bactérias, como Haemophylus influenzae, Salmonella spp. e Shigella spp.
Leia também: Infecção por Shigella: sintomas, como acontece e tratamento tuasaude.com/shigeloseComo usar
A cefadroxila deve ser usado por via oral, sendo que os comprimidos ou as cápsulas devem ser ingeridos com um copo de água, antes ou após uma refeição.
Já o xarope de cefadroxila, deve ser preparado antes do uso, pois é vendido na forma de pó, necessitando ser diluída para utilização.
Posologia da cefadroxila
A posologia da cefadroxila varia com a sua apresentação, que inclui:
1. Cefadroxila 500 mg
A posologia da cefadroxila 500 mg para adultos é de 1g a 2 g de por dia, divididos em 2 doses ou em dose única diária, conforme orientação do médico.
Isso corresponde a 2 a 4 cápsulas de cefadroxila 500 mg, por dia.
2. Cefadroxila 250 mg/5mL
A posologia do xarope de cefadroxila 250 mg/5mL é:
A suspensão oral deve ser agitada vigorosamente antes de usar para misturar seus componentes e ter o efeito esperado do tratamento, sendo também importante utilizar a seringa dosadora fornecida para dar a dose correta.
Como preparar o xarope de cefadroxila
Para preparar o xarope de cefadroxila, deve-se:
- Agitar bem o frasco de cefadroxila para deixar o pó mais solto;
- Remover a tampa do frasco;
- Adicionar água filtrada até a marca indicada no frasco;
- Tampar o frasco e agitar vigorosamente;
- Deixar o frasco repousar por alguns minutos.
Em seguida, deve-se verificar se o volume do xarope, se está alcançando a linha indicada no frasco.
Se não adicionar pequenas quantidades de água, agitando e deixando descansar, até que atinja a linha indicada no rótulo do frasco.
O xarope de cefadroxila deve ser mantido em temperaturas entre 15 e 30ºC, tendo validade de 10 dias após o seu preparo. Após esse período qualquer quantidade não utilizada deve ser descartada.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da cefadroxila são diarreia, candidíase vaginal, dor no estômago, náuseas, vômitos ou má digestão.
Além disso, a cefadroxila pode causar colite pseudomembranosa ou hepatite medicamentosa.
Leia também: Hepatite medicamentosa: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/hepatite-medicamentosaEmbora seja raro, a cefadroxila também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia, devendo-se procurar o pronto-socorro imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
A cefadroxila é contraindicada para pessoas que tenham alergia à cefadroxila ou qualquer outro antibiótico da classe das cefalosporinas, penicilinas, monobactâmicos e carbapenêmicos.
Além disso, mulheres grávidas ou em amamentação, bebês prematuros e recém-nascidos com menos 6 semanas e meia de vida, só devem usar a cefadroxila se indicado pelo médico.
A cefadroxila também deve ser usada com cautela por pessoas com a função dos rins diminuída ou que tenham histórico de colite.