Cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que diminui a inflamação, a dor e a febre, sendo indicado no tratamento de condições inflamatórias como artrite reumatoide, gota ou lúpus, por exemplo.
Este remédio está disponível em xarope, gotas, gel, solução injetável, supositórios, cápsulas e comprimidos, devendo ser usado de acordo com a orientação médica, já que a dosagem pode variar de acordo com a forma farmacêutica.
O cetoprofeno pode ser comprado em farmácias com o nome comercial Profenid, mas também existe a possibilidade de optar pelo genérico.
Para que serve
O cetoprofeno é um medicamento indicado para o tratamento de:
- Artrite reumatoide;
- Gota;
- Lúpus eritematoso sistêmico;
- Esclerodermia;
- Capsulite;
- Tendinite;
- Epicondilite;
- Luxações, entorses e fraturas;
- Lombalgia;
- Dor ciática.
Além disso, o cetoprofeno em gotas pode também ser indicado no tratamento de sinusite, otite, amigdalite, dismenorreia, inflamação do endométrio, infecção urinária, prostatite, periodontite, abscessos e após extrações dentárias.
Como usar
A posologia do cetoprofeno depende da forma farmacêutica:
1. Xarope 1mg/mL
A dose recomendada é de 0,5 mg/kg/dose, administrada 3 a 4 vezes ao dia, sendo que a dose máxima não deve exceder 2mg/kg. O período de tratamento é geralmente de 2 a 5 dia.
2. Gotas 20 mg/mL
A dose recomendada depende da idade:
- Crianças com idade entre 1 e 6 anos: 1 gota por kg de peso corporal, a cada 6 ou 8 horas;
- Crianças com idade entre 7 e 11 anos: 25 gotas a cada 6 ou 8 horas;
- Adultos ou crianças com mais de 12 anos: 50 gotas a cada 6 a 8 horas.
A segurança e eficácia do uso de Profenid gotas em crianças abaixo de 1 ano de idade ainda não foram estabelecidas.
3. Gel 25 mg/g
O gel deve ser aplicado sobre o local dolorido ou inflamado, 2 a 3 vezes ao dia, massageando levemente por alguns minutos. A dose diária total não deve exceder 15 g por dia e a duração do tratamento não deve exceder uma semana.
4. Solução injetável 50 mg/mL
A administração do injetável deve ser realizada por um profissional de saúde e a dose recomendada é de 1 ampola por via intramuscular, 2 ou 3 vezes ao dia. Não se deve exceder a dose máxima diária de 300 mg.
5. Supositórios 100 mg
O supositório deve ser inserido na cavidade anal depois de lavar bem as mãos, sendo que a dose recomendada é de um supositório à noite e outro de manhã. Não se deve exceder a dose máxima de 300 mg ao dia.
6. Cápsulas 50 mg
As cápsulas devem ser ingeridas sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido, de preferência durante ou logo após as refeições. A dose recomendada é de 2 cápsulas, 2 vezes ao dia ou 1 cápsula, 3 vezes ao dia. Não se deve exceder a dose máxima diária recomendada de 300 mg.
7. Comprimidos de desintegração lenta 200 mg
Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido, de preferência durante ou logo após as refeições. A dose recomendada é de 1 comprimido de 200 mg, pela manhã ou à noite. Não deve ser ingerido mais do que 1 comprimido por dia.
8. Comprimidos revestidos 100 mg
Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido, de preferência durante ou logo após as refeições. A dose recomendada é de 1 comprimido de 100 mg, duas vezes ao dia. Não devem ser ingeridos mais do que 3 comprimidos por dia.
9. Comprimidos de 2 camadas 150 mg
Para o tratamento de ataque, a dose recomendada é de 300 mg (2 comprimidos) por dia, divididos em 2 administrações. A posologia pode ser diminuída para 150 mg/dia (1 comprimido), em dose única, não se devendo exceder a dose máxima diária de 300 mg.
Quem não deve usar
O cetoprofeno de ação sistêmica não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do medicamento, pessoas com úlcera no estômago, sangramento ou perfuração gastrointestinal, relacionada ao uso de AINES e com insuficiência severa do coração, fígado ou rins.
Os supositórios, além de serem contraindicados nas situações anteriores, também não devem ser usados em pessoas com inflamação do reto ou antecedentes de sangramento retal.
Além disso, também não deve ser usado em grávidas ou mulheres que estejam a amamentar e em crianças. O Xarope pode ser usado em crianças, mas não deve ser usado em crianças com menos de 6 meses de idade e a solução oral em gotas só deve ser usada em crianças com mais de 1 ano.
O cetoprofeno em gel também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, pessoas com histórico de sensibilidade exagerada da pele à luz, perfumes, protetores solares, entre outros. Além disso, também não deve ser usado em grávidas e crianças.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Profenid se ação sistêmica são dor de cabeça, vertigem, sonolência, má digestão, náusea, dor abdominal, vômito, erupção cutânea e coceira.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do gel são vermelhidão, coceira e eczema.