A cevada (Hordeum vulgare) é um cereal que fornece muitos benefícios para a saúde, como favorecer o emagrecimento, diminuir o colesterol "ruim", combater a prisão de ventre e manter a saúde da tireoide.
Esses benefícios são possíveis, porque a cevada é um alimento funcional rico em fibras, carotenoides e minerais, como selênio, zinco e magnésio, nutrientes com propriedades antioxidantes, sacietogênicas, laxantes e hipocolesterolêmicas.
A cevada é comercializada na forma de grãos, flocos ou farinha, sendo utilizada para o preparo de saladas, pães, sopas, massas e risotos, ou na forma solúvel, que é usada como "café de cevada". Além disso, a cevada também é usada na fabricação da cerveja.
Principais benefícios da cevada
Os principais benefícios da cevada para a saúde são:
1. Prevenir o envelhecimento precoce
A cevada ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, por ser um cereal rico em zinco e selênio, minerais antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando os danos às células saudáveis da pele. Confira outros alimentos antioxidantes.
Além disso, o zinco presente na cevada também atua na produção de colágeno, uma proteína que é responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele.
2. Combater a prisão de ventre
Por ter boas quantidades de fibra solúvel e insolúvel, a cevada hidrata e aumenta o volume das fezes, e estimula os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.
3. Diminuir o colesterol "ruim"
Por ser rica em beta-glucana, um tipo de fibra que diminui a absorção de gordura no intestino, a cevada é um alimento funcional que diminui os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como infarto, pressão alta, aterosclerose e derrame. Conheça outros alimentos funcionais.
4. Ajuda no emagrecimento
A cevada ajuda no emagrecimento por ser rica em fibras, que formam um tipo de gel do estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e controlando, assim, a fome ao longo do dia.
No entanto, para emagrecer é fundamental também manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas regularmente. Saiba como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
5. Fortalecer o sistema imunológico
Sendo um cereal com boas quantidades de selênio e zinco, que são minerais com ação antioxidante, a cevada fortalece o sistema imunológico por melhorar as funções de interleucinas, macrófagos e linfócitos T e B, células de defesa que protegem o organismo contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.
6. Manter a saúde dos olhos
A cevada mantém a saúde dos olhos por conter luteína e zeaxantina, carotenoides presentes na retina que protegem os olhos contra os danos causados pelos radicais livres e contra a luz azul emitida por dispositivos eletrônicos.
Assim, a cevada ajuda a prevenir a catarata e a degeneração macular induzida pelo envelhecimento, que é uma doença progressiva que pode levar à perda da visão. Entenda melhor sobre a degeneração macular.
7. Prevenir a diabetes
As fibras, presentes na cevada, diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.
Além disso, a cevada também pode ajudar no controle dos níveis de glicose em pessoas que já possuem a diabetes.
8. Fortalecer os ossos
Por conter magnésio e zinco, a cevada fortalece os ossos, pois esses minerais ajudam a converter a vitamina D na sua forma ativa, permitindo a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Veja outros alimentos que fortalecem os ossos.
Além disso, o potássio, presente em ótimas quantidades na cevada, também aumenta o pH do organismo, reduzindo a eliminação de cálcio pela urina e prevenindo, assim, a osteoporose.
9. Melhorar o humor e o sono
A cevada ajuda a melhorar o humor e o sono, pois contém magnésio, um mineral que atua na produção e na melhora das funções da serotonina, um neurotransmissor que promove o bem-estar e a felicidade.
Além disso, a cevada também possui triptofano, um aminoácido importante para a produção de melatonina e serotonina, compostos que regulam o humor, o sono e o bem-estar.
10. Manter a saúde da tireoide
O selênio, presente em ótimas quantidades na cevada, é um mineral importante para a conversão dos hormônios tireoidianos T4 em T3, regulando a sua concentração no organismo e ajudando, por isso, a manter a saúde da tireoide.
Diferença entre cevada e trigo
O trigo é um cereal da espécie Triticum aestivum que possui um sabor suave e uma textura macia, sendo consumido principalmente na forma de farinha.
Já a cevada pertence à espécie Hordeum vulgare, tem um sabor mais forte e uma textura mais rígida, sendo usada geralmente na forma de grãos inteiros ou flocos.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de cevada cozida e de farinha de cevada:
Para se obter todos os benefícios da cevada, é importante manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas regularmente.
Para saber como incluir a cevada numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Como consumir
A cevada pode ser consumida na forma de grãos, flocos ou farinha, no preparo de saladas, pães, sopas, massas e risotos. Esse cereal também é encontrado na forma solúvel, como "café de cevada", sendo uma opção para pessoas que não consomem cafeína.
Além disso, a cevada também é usada na produção do malte, que é um produto obtido com a germinação do grão da cevada e que pode ser consumido na forma de bebida ou em algumas preparações, como o pão de malte e a cerveja. Conheça mais sobre o malte.
A cevada tem gluten?
A cevada tem glúten e, por isso, deve ser evitada por pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, uma doença autoimune causada pela intolerância permanente ao glúten, provocando uma resposta do sistema imunológico capaz de causar inflamações e lesões no intestino. Entenda melhor sobre a doença celíaca.
Receitas saudáveis com cevada
Algumas receitas saudáveis com cevada são o pão e a salada:
1. Pão de cevada
Ingredientes:
- 300 g de farinha de trigo;
- 1 ovo;
- 100 g de farinha de cevada;
- 25 g de fermento fresco;
- 250 ml de água à temperatura ambiente;
- 1 colher (de sopa) de azeite;
- 1 colher (de café) de sal;
- 1 colher (de sopa) de mel.
Modo de preparo:
Numa tigela, misturar a farinha, o sal e a cevada e reservar. Colocar o ovo, o mel, a água e o azeite num liquidificador e bater por 1 minuto. Transferir esse mistura para a tigela com a farinha, adicionar o fermento e misturar bem com as mãos. Colocar a massa numa forma untada, cobrindo-a com um pano, deixando descansar por 40 minutos em ambiente fechado. Levar ao forno preaquecido a 180ºC, assando por 30 a 40 minutos. aguardar amornar e servir.
2. Salada de cevada
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de cevada em grãos;
- 2 xícaras (chá) de água;
- 1 folha de louro;
- 2 colheres (de sopa) de manteiga;
- ⅓ de xícara (de chá) de amêndoa picada;
- 1 cebola pequena picada;
- ⅓ de xícara (de chá) de damasco seco picado;
- ⅓ de xícara (de chá) de ameixa-preta picada;
- 3 colheres (de sopa) de salsinha picada;
- 1 colher (de sopa) de folhas de tomilho picadas.
Modo de preparo:
Colocar a cevada numa tigela e cobrí-la com 3 xícaras de água. Esfregar bem a cevada na água e escorrer. Trocar a água e repetir esse processo 3 vezes e, depois, colocar a cevada num escorredor.
Adicionar a cevada, as 2 xícaras de água e a folha de louro numa panela e levar ao fogo alto para ferver. Em seguida, colocar no fogo baixo e deixar cozinhar por 30 minutos ou até a cevada ficar macia. Retirar o louro da água, escorrer a água e colocar a cevada numa tigela.
Derreter 1 colher (de sopa) de manteiga numa frigideira e adicionar as amêndoas, mexendo bem por 2 minutos. Transferir as amêndoas para a tigela com a cevada. Numa frigideira, derreter 1 colher (de sopa) de manteiga e refogar a cebola por 3 minutos. Acrescentar a cebola e os demais ingredientes à cevada, misturando bem. Essa salada pode ser servida quente ou fria.