O chá de alho para gripe é uma excelente opção natural para ajudar a combater os sintomas da gripe mais rapidamente, pois é rico em alicina e vitamina C, com propriedades antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
O chá de alho, pode ser feito puro, comente com o alho, ou adicionando outros ingredientes, como limão, gengibre, mel ou própolis, por exemplo, que potencializam os efeitos do alho, ajudando a aliviar a inflamação ou dor de garganta, ou tosse.
Leia também: 9 xaropes caseiros para gripe (e como preparar) tuasaude.com/xaropes-caseiros-para-gripeEmbora seja natural, o chá de alho não deve ser tomado por crianças com menos de 2 anos, grávidas, lactantes ou por pessoas que usam anticoagulantes, e no caso de levar mel ou própolis na sua composição, não deve ser usado por pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen.
8 chás de alho para gripe
Algumas opções de chá de alho para gripe são:
1. Chá de alho simples
Ingredientes:
- 1 dente de alho esmagado ou picado;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com o alho esmagado. Deixar repousar por cerca de 5 minutos, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá por dia.
2. Chá de alho e limão
Ingredientes:
- 1 dente de alho;
- 200 ml de água;
- 1 colher de sopa de suco de limão.
Modo de preparo:
Ferver a água. Depois, adicionar o dente de alho amassado ou picado à água fervente, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar, adicionar o suco de limão e beber.
Leia também: Chá de limão com alho: para que serve e como fazer tuasaude.com/receitas-de-cha-de-limao3. Chá de alho com gengibre
Ingredientes:
- 3 dentes de alho descascados e picados;
- 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
- 3 xícaras de água;
- Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo:
Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir.
Leia também: Gengibre: 12 benefícios, como fazer o chá e contraindicações tuasaude.com/beneficios-do-gengibre4. Chá de alho com limão e gengibre
Ingredientes:
- 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
- 1/2 xícara de suco de limão;
- 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
- 3 xícaras de água;
- Mel para adoçar (opcional).
Modo de preparo:
Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o suco de limão, o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir.
5. Chá de alho com mel
Ingredientes:
- 1 dente de alho esmagado ou picado;
- 1 colher (de sopa) de mel;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com o alho esmagado. Deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar, adicionar o mel e beber 1 xícara do chá por dia.
6. Chá de alho, limão e própolis
Ingredientes:
- 1 dente de alho esmagado ou picado;
- 20 a 30 gotas de própolis;
- Suco de 1 limão;
- ½ copo de água.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la em uma xícara com o alho. Deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar, adicionar o suco de limão e o própolis e beber.
7. Chá de alho com cravo da índia
Ingredientes
- 1 dente de alho picado e esmagado;
- 1 cravo da índia;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Ferver a água, quando estiver fervendo, desligar o fogo e adicionar a água em uma xícara com o alho e o cravo da índia. Em seguida, coar, esperar a mornar e beber o chá.
8. Chá de alho com chá verde
Ingredientes:
- 1 dente de alho picado e esmagado;
- 1 saquinho de chá verde;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Colocar a água em uma panela e levar ao fogo até ferver. Desligar o fogo e adicionar a água em uma xícara contendo o alho e o chá verde. Deixar repousar por 5 minutos e depois coar, esperar amornar e beber em seguida.
Leia também: 12 dicas para melhorar da gripe mais rápido tuasaude.com/7-dicas-para-diminuir-os-sintomas-da-gripeCuidados ao tomar o chá de alho
O chá de alho pode causar alguns efeitos colaterais, como barriga inchada, gases intestinais, dor de estômago, mau hálito ou até reações alérgicas graves em pessoas que têm alergia ao alho. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Além disso, o chá de alho é contraindicado para menores de 2 anos ou por pessoas que tenham gastrite, úlceras no estômago ou intestino, pressão baixa ou hemorragia.
Durante a gravidez ou amamentação, o chá de alho só deve ser usado com orientação médica, pois pode ter efeito abortivo ou alterar o cheiro do leite materno, principalmente quando utilizado em excesso.
Leia também: Chás abortivos: 7 plantas que deve evitar na gravidez tuasaude.com/plantas-abortivasO chá de alho deve ser usado com cautela em pessoas com problemas de coagulação ou que usam anticoagulantes, assim como o gengibre.
Pessoas alérgicas ao alho não devem consumir o chá de alho. Da mesma forma, nos casos de alergia ao mel, própolis, pólen, gengibre, cravo da índia, chá verde ou qualquer outro ingrediente do chá, deve-se retirar esses ingredientes do chá para evitar reações alérgicas graves.
Assista o vídeo a seguir com dicas de outros remédios caseiros para gripe: