Chá de limão com mel: para que serve (e como fazer)

Evidência científica

O chá de limão com mel é um ótimo remédio caseiro para ajudar a combater tosse, dor de garganta, gripes e resfriados, devido suas propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, esse chá também pode auxiliar na perda de peso, melhorar a digestão e aliviar a prisão de ventre e a prevenir doenças cardiovasculares ou o envelhecimento precoce da pele.

O chá de limão com mel é uma boa opção de remédio natural e caseiro, no entanto o consumo excessivo pode causar alguns efeitos colaterais, como aumento da glicemia, dor de estômago ou azia, e por isso, deve ser usado com orientação médica ou do nutricionista.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de limão e mel possui muitos benefícios para a saúde, como:

1. Combater gripes e resfriados

O chá de limão com mel ajuda a combater gripes e resfriados devido suas propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

2. Aliviar a dor de garganta

O limão possui propriedades anti-inflamatórias e fortalecedoras do sistema imunológico e o mel tem ação antimicrobiana e ajuda a hidratar a garganta, e por isso o chá de limão com mel, pode ajudar a aliviar a dor, inflamação e infecção na garganta.

3. Combater a tosse

O chá de limão com mel ajuda a combater a tosse, pois tem propriedades expectorantes que ajudam a soltar o catarro, limpar as vias respiratórias de substâncias irritantes e acalmar a garganta. Confira outros expectorantes naturais

4. Melhorar a digestão

O chá de limão com mel pode ajudar a melhorar a digestão e aliviar a prisão de ventre, pois hidrata o corpo e equilibra o pH do sistema gastrointestinal.

Além disso, o mel pode ajudar a manter a saúde e o equilíbrio de bactérias intestinais, e o limão pode estimular a produção de bile, o que melhora a digestão.

5. Auxiliar na perda de peso

O chá de limão com mel pode ajudar a reduzir o apetite, pois é rico em fibras, e desta forma auxiliar na perda de peso.

Além disso, o limão tem poucas calorias e ajuda a aumentar o metabolismo e acelerar a queima de gorduras, o que pode favorecer a perda de peso. Veja outros benefícios do limão.  

6. Melhorar o rendimento muscular

O chá de limão com mel é uma boa opção para melhorar o rendimento muscular, pois é uma boa fonte de energia, e por isso, é uma boa opção de bebida antes de realizar atividades físicas.

7. Fortalecer o sistema imunológico

O chá de limão com mel, por ser rico em vitamina C, com ação antioxidante, reduz os danos nas células e ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a imunidade.

Além disso, esse chá estimula a produção de células de defesa do organismo, melhorando a resposta do corpo às infecções.

8. Prevenir o envelhecimento precoce

O chá de limão com mel pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, pois é rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno pela pele.

Além disso, por ter ação antioxidante, esse chá protege as células da pele contra os danos causados pelos radicais livres.

9. Prevenir problemas cardiovasculares

O chá de mel com limão possui ação antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, que quando tem seus níveis altos podem aumentar o risco de problemas cardiovasculares.

Desta forma, o chá de limão e mel pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

Como fazer o chá

O chá de limão com mel pode ser feito apenas com limão e mel ou adicionando outras substâncias, como gengibre ou alho por exemplo, que potencializam seu efeito.

1. Chá de limão com mel

O chá de limão e mel é simples de preparar, podendo ser tomado pela manhã, antes de atividades físicas ou até 2 vezes por dia para aliviar a dor de garganta, tosse, gripes ou resfriados.

Ingredientes:

  • Suco de ½ limão verde ou siciliano;
  • 1 colheres (de chá) de mel;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Ferver a água, desligar o fogo e em seguida adicionar o suco de meio limão e a colher de chá de mel, misturando bem. Esperar amornar e beber

2. Chá de limão com mel e alho

O chá de limão, mel e alho pode ser tomado para melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 3 cm da casca do limão verde ou siciliano cortada bem fina;
  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 xícara (de chá) de água;
  • 1 colher (de chá) de mel.

Modo de preparo:

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo, coar e acrescentar o suco de limão e o mel, misturar bem e tomar a seguir morno.

Esse chá é contraindicado durante a dengue, porque o alho dificulta a coagulação, favorecendo sangramentos e hemorragias.

Leia também: Chá de limão com alho: para que serve e como fazer tuasaude.com/receitas-de-cha-de-limao

3. Chá de limão com mel e gengibre

O chá de limão, mel e gengibre ajuda a combater a inflamação na garganta causada por gripes ou resfriados e a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo a duração de infecções respiratórias.

Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração do resfriado.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de suco de limão verde ou siciliano;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 colher (de chá) de mel;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

Colocar o gengibre e a água em uma panela e levar ao fogo  para ferver durante cerca de 10 minutos. Em seguida, retirar a panela do fogo, coar a bebida e acrescentar o suco de limão e o mel, misturando bem. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve optar por outros chás de limão e mel que não contenham esse ingrediente. 

Possíveis efeitos colaterais

O chá de limão com mel é bem tolerado pela maioria das pessoas, no entanto, quando consumido em quantidades maiores do que as recomendadas, podem causar aumento dos níveis de glicose do sangue, azia, queimação no estômago, náuseas ou vômitos. 

Além disso, o limão pode causar erosão no esmalte dos dentes, crises de dor de cabeça em pessoas com enxaqueca, ou piorar a herpes labial ativa.

Quem não deve tomar

O chá de limão com mel não deve ser tomado por pessoas que têm alergia ao limão, mel, pólen ou própolis.

Por conter mel, o chá de limão com mel não deve ser tomado por crianças com menos de 2 anos de idade, pois pode conter a bactéria Clostridium botulinum, e causar infecção intestinal grave. Entenda o risco do consumo de mel por bebês.

Além disso, o chá de limão com mel deve ser usado com cautela por diabéticos, por conter açúcares simples que aumentam os níveis de glicose no sangue.

Esse chá também deve ser evitado por pessoas que tenham úlceras no estômago ou com herpes labial.

Vídeos relacionados

SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

10:15 | 1.622.105 visualizações

O jeito certo de tomar ÁGUA COM LIMÃO para EMAGRECER

12:48 | 1.685.557 visualizações

Emagreça 1Kg por semana sem passar fome

12:39 | 901.890 visualizações

BENEFÍCIOS DO LIMÃO - como tomar água com limão para emagrecer

08:37 | 1.061.417 visualizações