O chá de orégano é um remédio natural indicado para melhorar a digestão, combater o excesso de gases, aliviar as cólicas menstruais, além de ajudar no tratamento de gripes e resfriados.
Esses benefícios são possíveis, porque o orégano contém carvacrol e flavonoides, que são compostos fenólicos com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes. Confira todos os benefícios do orégano.
Embora o chá de orégano promova muitos benefícios para a saúde, o uso dessa bebida não deve substituir os tratamentos indicados pelos médicos. Além disso, para se obter os seus benefícios, o chá de orégano deve fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada, associada à práticas regulares de atividades físicas.
7 benefícios do chá de orégano
Os principais benefícios do chá de orégano são:
1. Melhorar a digestão
O chá de orégano estimula a produção de sucos gástricos e diminui os espasmos musculares. Por isso, o chá orégano melhora a digestão, ajuda a combater o excesso de gases e aliviar as cólicas intestinais. Confira outros chás indicados para melhorar a digestão.
2. Diminuir as cólicas menstruais
Por conter boas quantidades de carvacrol, que é um composto bioativo com ação analgésica, o chá de orégano pode ajudar a diminuir as cólicas menstruais. Veja outros remédios caseiros para cólica menstrual.
Além disso, o chá de orégano também é indicado para ajuda a aliviar dor de cabeça, dor muscular e dor de dente.
3. Combater infecções
Por conter carvacrol, um composto fenólico com propriedades antimicrobianas, o chá de orégano ajuda a combater infecções como herpes, candidíase e infecções urinárias, por exemplo.
4. Tratar gripes e resfriados
O chá de orégano pode atuar nos brônquios, aumentando a produção de secreções pulmonares, sendo, por isso, considerado uma boa opção de remédio caseiro expectorante.
Assim, o chá de orégano pode ser usado para ajudar no tratamento de situações como gripes, resfriados, bronquite, tosse seca, sinusite e laringite.
5. Diminuir o colesterol
O chá de orégano pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol "ruim", o LDL, no sangue, porque essa planta aromática contém compostos antioxidantes, como flavonoides, timol e carvacrol, que impedem a oxidação das células de gordura, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares.
6. Ajudar a emagrecer
O carvacrol, um componente anti-inflamatório e antioxidante presente no chá de orégano, diminui a inflamação e as células de gordura do corpo, ajudando a emagrecer.
No entanto, para ajudar no emagrecimento, o chá de orégano deve fazer parte de uma dieta saudável associada à prática regular de exercícios físicos. Saiba como fazer uma dieta para emagrecer.
7. Controlar a diabetes
O chá de orégano é capaz de bloquear algumas enzimas que atuam no metabolismo da glicose, equilibrando os níveis de açúcar no sangue e podendo ser útil para ajudar no controle da diabetes e da pré-diabetes.
Entretanto, o chá de orégano sé é indicado como complemento no controle da diabetes e não deve, por isso, substituir os tratamentos indicados pelo médico.
O Chá de orégano regula a menstruação?
O chá de orégano pode aumentar a circulação de sangue e estimular a contração no útero, sendo, por isso, popularmente usado para regular a menstruação.
No entanto, ainda são necessários mais estudos com seres humanos para confirmar os possíveis benefícios do chá de orégano na menstruação.
Como fazer o chá de orégano
Para fazer esse chá, pode-se usar as folhas de orégano frescas ou desidratadas.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sobremesa) de orégano desidratado;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Numa panela, ferver a água e, após apagar o fogo, acrescentar as folhas de orégano. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se tomar de 2 a 3 xícaras desse chá por dia, após as refeições.
Possíveis efeitos colaterais
Raramente, o chá de orégano pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, que inclui sintomas como inchaço no rosto, coceira na pele, diarreia e falta de ar. Saiba reconhecer o sintomas de alergia.
Quem não deve consumir
Mulheres grávidas não devem consumir o chá de orégano, porque essa bebida pode causar aborto. Da mesma forma que o chá de orégano não é indicado para mulheres que estejam amamentando, pois ainda não existem estudos científicos que comprovem a segurança dessa bebida nesta fase.
Pessoas com alergias a plantas da família Lamiaceae, como manjericão, lavanda, manjerona, hortelã e sálvia, devem evitar o chá de orégano.
Além disso, deve-se interromper a ingestão de chá de orégano 2 semanas antes da realização de cirurgias, pois altas quantidades de orégano pode aumentar o risco de sangramentos.
Pessoas que usam medicamentos, fitoterápicos ou suplementos com ação anticoagulante ou para tratar a diabetes, devem consultar um médico antes de usar o chá de orégano. Isso porque o orégano pode alterar o efeito de alguns remédios e plantas medicinais.