9 receitas de chá gelado caseiro (e como fazer)

Alguns exemplos de receitas de chá gelado caseiras, saudáveis, práticas e saborosas são: chá mate com limão, chá de pêssego, chá verde com laranja ou chá de frutas vermelhas, por exemplo.

Além de refrescar nos dias quentes de verão, o chá gelado também pode promover outros benefícios, por conter compostos bioativos e nutrientes, como melhorar a digestão, diminuir o risco de doenças cardiovasculares ou eliminar a retenção de líquidos.

Leia também: Calor excessivo: o que pode causar (e o que fazer para aliviar) tuasaude.com/calor-excessivo

Estes chás podem ser preparados com as ervas secas ou sachês, podendo ser consumidas ao longo do dia e/ou acompanhar as refeições como café da manhã, lanches e almoço, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Receitas de chá gelado para fazer em casa

Algumas receitas de chá gelado caseiro são:

1. Chá mate gelado com limão

O chá mate gelado com limão é uma bebida caseira que, além de ajudar a refrescar, também combate o cansaço e regula o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 4 colheres (sopa) de folhas de erva-mate torradas, ou 4 sachês;
  • Gotas de limão a gosto;
  • 1 litro de água.

Como fazer:

Colocar a água numa panela ou chaleira e levar ao fogo para ferver. Em seguida, apagar o fogo, adicionar as folhas de erva-mate, tapar e deixar repousar por 5 a 10 minutos.

Coar a bebida, aguardar amornar, adicionar as gotas de limão, colocar em uma garrafa e levar à geladeira até refrigerar. Pode-se consumir até 1 litro deste chá por dia.

Cuidados: esse chá é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como para crianças e pessoas com labirintite, refluxo, úlcera, gastrite, insônia ou ansiedade.

Leia também: Chá mate: 10 benefícios e como fazer tuasaude.com/cha-mate

2. Chá gelado de pêssego

O chá gelado de pêssego é uma receita caseira simples, refrescante e saborosa, que pode ser consumida nos dias mais quentes.

Ingredientes:

  • 2 pêssegos maduros;
  • 2 paus de canela;
  • 1 litro de água.

Como fazer:

Lavar bem os pêssegos, tirar os caroços e cortar em fatias. Colocar a água e os paus de canela em uma chaleira e levar ao fogo para ferver.

Apagar o fogo assim que começarem a formar bolhas no fundo da chaleira e acrescentar as fatias de pêssego. Tampar e deixar repousar por 5 minutos.

Tirar os paus de canela e levar a bebida à geladeira por 1 hora ou mais, até ficar bem gelada. Beber esse chá ao longo do dia e preferencialmente sem adoçar.

3. Chá verde gelado com laranja

Além de ser uma receita refrescante e saborosa, o chá verde gelado com laranja também tem ação antioxidante e anti-inflamatória, por conter catequinas, flavonoides, cafeína, vitamina C e carotenoides.

Ingredientes:

  • 4 xícaras (chá) de água;
  • 4 colheres (chá) de chá verde ou 4 sachês;
  • Suco de 1 laranja;
  • Gelo a gosto.

Como fazer:

Numa panela ou chaleira, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, acrescentar o chá verde, tampar e deixar descansar por 5 minutos. 

Coar, aguardar amornar, adicionar o gelo e o suco de laranja, e beber em seguida. Pode-se beber de 2 a 4 xícaras deste chá por dia, entre as refeições.

Já as pessoas que possuem pressão alta podem ingerir o máximo de 3 xícaras deste chá por dia.

Cuidados: este chá não deve ser consumido durante a gravidez e a amamentação, assim como é contraindicado para crianças, pessoas com insônia, alterações na tireoide, problemas nos rins ou fígado, gastrite e úlcera.

4. Chá gelado de frutas vermelhas

O chá gelado de frutas vermelhas é uma receita caseira que ajuda a refrescar, além de ser rica em compostos antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 10 morangos;
  • 2 paus de canela;
  • 8 framboesas;
  • 8 amoras.

Como fazer:

Lavar bem as frutas, cortar em cubos pequenos e reservar. Colocar a água e os paus de canela numa panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos.

Apagar o fogo, acrescentar as frutas, tampar a panela e deixar repousar por mais 5 minutos. Transferir a bebida para uma jarra, retirar os paus de canela, levar à geladeira por 1 hora ou até ficar bem gelada, e beber em seguida, ao longo do dia.

5. Chá de hibisco gelado

Outra receita de chá gelado para refrescar é o de hibisco.

Esta bebida é rica em flavonoides, vitamina C e ácidos orgânicos, que ajudam também a manter a saúde do coração e favorecem a perda de peso.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de flores de hibisco desidratadas;
  • 400 mL de água.

Como fazer:

Em uma panela ou chaleira, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Em seguida, apagar o fogo, adicionar o hibisco, tampar a panela e deixar descansar por 3 a 5 minutos.

Coar a bebida, colocar em uma jarra e armazenar na geladeira por cerca de 1 hora. Pode-se beber até 3 xícaras (chá) desse chá por dia.

Cuidados: este chá gelado é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Esta bebida também não é indicada para crianças com menos de 12 anos e pessoas com doenças nos rins ou fígado.

Leia também: Hibisco: o que é, para que serve e como fazer o chá tuasaude.com/hibisco-para-que-serve

6. Chá preto gelado

O chá preto gelado é uma receita caseira prática, saudável e refrescante. Conheça melhor sobre o chá preto.

Esse chá gelado também contém antioxidantes que neutralizam os radicais livres e diminuem a inflamação, melhorando a digestão e diminuindo o risco de doenças crônicas.

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de água;
  • 3 sachês de chá preto ou 3 colheres (chá) de folhas secas de chá preto.

Como fazer:

Colocar a água em uma chaleira e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, acrescentar o chá preto, tampar e deixar repousar por 5 minutos.

Em seguida, coar a bebida, colocar em uma garrafa e levar para refrigerar na geladeira. Pode-se beber até 5 xícaras deste chá por dia.

Cuidados: o chá preto é contraindicado para crianças com menos de 12 anos de idade. Já mulheres grávidas ou que estejam amamentando, só devem consumir este chá com a orientação e supervisão de um médico.

O chá preto também não é indicado para pessoas com hipertensão, por conter cafeína que pode aumentar a pressão. No entanto, isso geralmente acontece com pessoas que nao bebem regularmente café ou outras bebidas com cafeína.

7. Chá gelado de camomila com limão

O chá gelado de camomila com limão é uma receita caseira refrescante, podendo ser consumida nos dias de calor intenso.

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de água;
  • 1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas;
  • Gotas de limão.

Como fazer:

Ferver a água numa panela e, após apagar o fogo, adicionar as flores de camomila. Tampar a panela e deixar descansar 5 minutos.

Coar a bebida, aguardar amornar, adicionar as gotas de limão e armazenar na geladeira até ficar gelada. É aconselhado beber o máximo de 4 xícaras (chá) deste chá por dia.

Cuidados: este chá gelado não é indicado para bebês menores de 6 meses e para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como crisântemo, margarida, mal-me-quer ou ambrósia.

O chá com a camomila simples (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e a amamentação. Já o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança deste tipo da planta nestas fases.

Leia também: Camomila: benefícios, como usar e contraindicações tuasaude.com/camomila

8. Chá gelado de erva-doce

Uma boa receita de chá gelado caseiro é a de erva-doce. Além de ser refrescante, esse chá também contém compostos bioativos que ajudam a aliviar gases, cólicas e má digestão.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) de sementes de erva-doce seca;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Como fazer:

Amassar ou esmagar as sementes de erva-doce. Colocar a água em uma panela ou chaleira e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar a erva-doce, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos.

Coar o chá e colocar na geladeira para refrigerar. Pode-se consumir até 3 xícaras (chá) deste chá gelado por dia, por até 2 semanas seguidas.

Cuidados: o chá de erva-doce não deve ser consumido por crianças menores de 12 anos e pessoas com alergia ao anis ou ao composto anetol. Esse chá também é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, este chá também não é recomendado para pessoas que usam remédios anticoagulantes, que têm hiperestrogenismo ou para mulheres com câncer de mama que fazem reposição hormonal.

9. Chá gelado de hortelã com limão

O chá gelado de hortelã com limão é uma receita caseira refrescante e que também pode ser usada para fins medicinais.

Isso porque a hortelã possui ação analgésica, digestiva e anti-inflamatória, melhorando a digestão e aliviando as cólicas, por exemplo.

Ingredientes:

  • 4 xícaras (chá) de água;
  • 4 colheres (sopa) de folhas de hortelã;
  • Gotas de limão a gosto.

Como fazer:

Ferver a água, e quando começar a ferver, apagar o fogo. Em seguida, acrescentar as folhas de hortelã, tampar e deixar descansar por 5 minutos.

Coar e colocar a bebida em uma jarra, adicionar as gotas de limão e levar à geladeira por 1 a 2 horas. Pode-se beber até 4 xícaras deste chá por dia.

Cuidados: este chá não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Esse chá também não é indicado para crianças com menos de 5 anos e para pessoas com refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins ou na vesícula e inflamação da vesícula biliar.

Vídeos relacionados

CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse

11:05 | 204.596 visualizações

Os poderosos benefícios do chá de ERVA-DOCE

12:12 | 285.671 visualizações

Como tomar CHÁ DE HIBISCO para emagrecer

08:00 | 793.012 visualizações