Tomar diariamente o chá mate pode ajudar a emagrecer, porque essa bebida contém cafeína, uma substância com ação termogênica que acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal.
Além disso, o chá mate também ajuda na perda de peso por desacelerar o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade e por possuir propriedades diuréticas, ajudando a desinchar. Confira todos os benefícios do chá mate.
No entanto, para emagrecer é fundamental também fazer uma dieta com poucas calorias e praticar atividades físicas regularmente, como corrida, musculação ou natação.
Como tomar o chá para emagrecer
Para emagrecer com o chá mate, é recomendado tomar até 1,5 L dessa bebida por dia, por até 60 dias, podendo ser consumida quente ou fria.
Além disso, é importante não adicionar açúcar, mel ou melado na bebida, já que são alimentos ricos em carboidratos que aumentam as calorias da dieta.
Para emagrecer, é fundamental também praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta saudável, priorizando alimentos naturais como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras. Saiba como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
Como fazer o chá mate
Para fazer o chá mate, deve-se adicionar 1 colher (de chá) de erva mate, ou 1 sachê de erva mate, numa xícara (de chá) e adicionar água fervente. Tampar a xícara e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber a seguir. Se desejar, pode-se adoçar a bebida com adoçante dietético.
Receitas com chá mate para emagrecer
Além da a erva mate também pode-se preparar receitas saborosas de chás que também ajudam no emagrecimento.
1. Chá mate com limão
O limão ajuda a emagrecer, porque limpa as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces, além de ter efeito diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos. Confira outros benefícios do limão.
Ingredientes:
- 4 sachês de chá mate;
- 1 litro de água filtrada ou fervida;
- Adoçante a gosto;
- Suco de ½ limão;
- Pedras de gelo a gosto.
Modo de preparo:
Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, colocar os sachês de chá na panela, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Levar o chá para a geladeira, até ficar bem gelado.
Colocar no liquidificador o chá, o suco de limão, o adoçante e as pedras de gelo, batendo bem. Transferir para uma jarra e servir.
2. Chá mate com gengibre
Assim como o chá mate, o gengibre também ajuda no emagrecimento por conter gingerol, um composto bioativo com ação termogênica que estimula a queima de gordura corporal. Conheça mais sobre o gengibre.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 sachê de chá mate;
- 2 cm de gengibre fresco.
Modo de preparo:
Em uma panela, ou chaleira, colocar a água e a raiz de gengibre e levar para ferver por 5 minutos. Após apagar o fogo, adicionar o sachê de chá mate, tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar a bebida e tomar em seguida.
Possíveis efeitos colaterais
Por conter cafeína, a ingestão diária desse chá pode causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, cólicas, náuseas, insônia, dificuldade para dormir ou aumento da pressão arterial.
Além disso, quando usado por tempo prolongado, o chá mate pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer no trato respiratório e digestivo, devido à presença de hidrocarbonetos aromáticos, que são compostos orgânicos produzidos durante a torrefação da erva e que têm o mesmo efeito da fumaça do cigarro e de alimentos grelhados.
Quem não pode usar
O chá mate não é indicado para crianças, mulheres grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, ansiedade, pressão alta, refluxo ou úlceras no estômago, devido ao seu alto conteúdo em cafeína.
O chá mate também não deve ser consumido por pessoas que usam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como selegilina, moclobemida, isocarboxazida, fenelzina, nialamida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo.
Além disso, essa bebida só deve ser consumida por pessoas com diabetes sob a recomendação de um médico, já que o chá mate pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.