O chá verde é rico em catequinas e cafeína, compostos bioativos com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e promovem a queima de gordura corporal, ajudando, assim, no emagrecimento.
Um estudo [1] mostrou que o chá verde é capaz de aumentar em 4% o gasto de energia corporal, favorecendo a queima de gordura e o emagrecimento. Se uma pessoa gasta 2300 calorias por dia, o chá verde aumentaria esse gasto para 2392 calorias, por exemplo. Saiba como calcular o gasto calórico diário.
Conhecido cientificamente como Camellia sinensis, o chá verde possui propriedade termogênica, antiobesidade e diurética, sendo muito útil para ajudar a desinchar e emagrecer, principalmente quando associado a uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos. Conheça outras propriedades do chá verde.
Como tomar o chá verde para emagrecer
O chá verde pode ser tomado na forma de folhas, saquinhos ou em pó, que podem ser encontrados em ervanários, lojas de produtos naturais, farmácias, drogarias ou supermercados.
A quantidade máxima recomendada é entre 2 a 4 xícaras de chá do chá verde por dia, entre as refeições. Já para pessoas com pressão alta, a recomendação é beber o máximo de 3 xícaras de chá do chá verde por dia.
O chá verde não deve ser tomado com o estômago completamente vazio, para evitar irritação, assim como não deve ser consumido junto das refeições, pois a cafeína pode diminuir a absorção de nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina C dos alimentos. É importante evitar tomar esse chá durante a noite, para não atrapalhar o sono.
1. Chá verde em folhas
Para preparar o chá verde em folhas é importante alguns cuidados como não aquecer muito a água, pois água muito quente pode danificar as catequinas responsáveis pelos benefícios no emagrecimento.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de chá verde em folhas;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas do chá verde. Tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Em seguida, coar e tomar.
O chá verde não deve ser reaquecido para não perder suas propriedades, por isso, deve-se preparar o chá imediatamente antes de beber.
2. Chá verde de saquinho
Outra opção é beber o chá verde na forma de saquinhos, o que pode ser mais prático de preparar.
Ingredientes:
- 1 saquinho de chá verde;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Colocar o saquinho de chá verde em uma xícara. Ferver a água e derramar na xícara. Tampar a xícara, deixar repousar por 5 minutos e beber.
3. Chá verde em pó
O chá verde em pó é feito a partir das folhas do chá verde e é outra opção prática para preparar o chá.
Ingredientes:
- 1/2 colher de sopa de chá verde em pó;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Colocar em uma xícara e adicionar o chá verde em pó, misturando até que o pó se dissolva totalmente. Para deixar o sabor do chá mais leve, pode-se adicionar mais água até completar cerca de 200 ml.
Quem não deve tomar
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem tomar o chá verde, assim como crianças ou pessoas com problemas na tireoide, nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas, gastrite ou que tenham insônia também não devem tomar esse chá.
Além disso, o chá verde pode interagir com alguns remédios, como anticoagulantes, remédios para pressão alta e colesterol alto e, por isso, nestes casos, o consumo desse chá só deve ser feito sob orientação de um profissional de saúde especializado no uso de plantas.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem acontecer quando se toma o chá verde em altas quantidades ou em pessoas mais sensíveis à cafeína são dor de cabeça, irritação, boca seca, tontura, náusea, sensação de queimação no estômago ou palpitação no coração.
Além disso, o consumo excessivo de chá verde também pode diminuir a absorção de ferro e, em alguns casos, pode causar intoxicação no fígado.