Cianose é a coloração azul ou arroxeada da pele, unhas, lábios, gengivas ou em volta dos olhos, causada pela diminuição do oxigênio na circulação sanguínea e tecidos do corpo.
A cianose pode ser causada pela exposição ao frio, mas geralmente está relacionada a doenças cardíacas ou pulmonares, como insuficiência cardíaca, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Leia também: Hipoxemia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/hipoxemiaComo a cianose pode ser considerada uma condição grave, é recomendado procurar atendimento médico assim que esse sinal surgir, principalmente se for acompanhado de sintomas como falta de ar, cansaço, dor no peito e tosse, para evitar complicações.
Sintomas de cianose
O principal sintoma de cianose é a coloração azul arroxeada que pode surgir em diferentes partes do corpo, como:
- Pele;
- Unhas;
- Lábios, língua ou gengivas;
- Orelhas ou ponta do nariz;
- Em volta dos olhos.
Dependendo da sua causa, a cianose pode estar acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, tosse, cansaço excessivo, fraqueza, tontura, formigamento nos pés ou mãos ou hipotermia. Entenda o que é e sintomas de hipotermia.
Quando a cianose é acompanhada de outros sintomas, deve-se ir ao pronto-socorro mais próximo para que a causa seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado.
Cianose em bebê
A cianose em bebê, além da coloração azul de pele ou mucosas, pode estar acompanhada de sintomas como irritabilidade, dificuldade para respirar, respiração rápida, corpo mole ou grunhidos.
Além disso, também podem surgir sinais como contração do tórax ou dilatação das narinas ao respirar, dificuldade para mamar ou cansaço excessivo durante as mamadas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da cianose deve ser feito pelo clínico geral, cardiologista ou pneumologista, que geralmente faz a avaliação física e do histórico de saúde da pessoa.
Além disso, o médico também pode solicitar alguns exames complementares, como exame de sangue, raio X, eletrocardiograma, ultrassonografia e tomografia computadorizada, para identificar a possível causa da cianose e indicar o tratamento mais adequado.
Outro exame que também pode ser solicitado pelo médico é a gasometria arterial, um exame de sangue que avalia a eficiência das trocas de oxigênio no sangue, verificando, assim, o funcionamento dos pulmões. Veja como é feito o exame de gasometria arterial.
Possíveis causas
As principais causas da cianose são:
- Doenças pulmonares, como DPOC, asma, embolia pulmonar, enfisema pulmonar ou pneumonia;
- Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, aterosclerose, cardiopatia cardíaca congênita e trombose;
- Uso de medicamentos betabloqueadores, usados para tratar pressão alta, como carvedilol, bisoprolol e metoprolol;
- Tetralogia de Fallot, ou síndrome do bebê azul, que é uma doença genética caracterizada por alterações nas funções do coração;
- Exposição ao ar frio ou água fria, que causam contração dos vasos sanguíneos, diminuindo a circulação de sangue nas extremidades do corpo;
- Hemoglobina alta, devido a desidratação e tumor nos rins.
Além disso, situações como exposição a elevadas altitudes, policitemia, infecções generalizadas e síndrome de Raynaud, também podem estar relacionadas com o surgimento da cianose.
Tipos de cianose
De acordo com a velocidade, fluxo da circulação do sangue e quantidade de sangue oxigenado que chegam aos órgãos, a cianose pode ser classificada em:
1. Cianose de extremidades
Na cianose de extremidades, o fluxo e a velocidade da circulação do sangue está diminuída, não havendo circulação suficiente de sangue oxigenado para todo o corpo.
Esse tipo de cianose, conhecida também como cianose periférica, surge somente nas extremidades superiores e inferiores do corpo, como ponta dos dedos das mãos e pés, unhas, ponta do nariz, orelha, línguas, gengivas e lábios.
Além da coloração azul ou arroxeada, nesse tipo de cianose as extremidades também podem estar mais frias e a pressão arterial pode ficar mais baixa.
2. Cianose central
A cianose central acontece quando o sangue que chega nas artérias tem pouco ou nenhum oxigênio, onde esse sinal surge por toda a superfície do corpo e nas mucosas.
Além da coloração azul, ou roxa, na pele, nesse tipo de cianose sintomas como dificuldade para respirar e pressão arterial mais alta também podem estar presentes.
3. Cianose mista
A cianose mista acontece quando tanto o fluxo e a velocidade da circulação do sangue estão diminuídos, ou quando o sangue que chega nas artérias tem pouco ou nenhum oxigênio.
Como é feito o tratamento
O tratamento da cianose deve ser feito sempre sob a orientação e acompanhamento do clínico geral, cardiologista ou pneumologista e varia de acordo com sua causa.
Os principais tratamentos para cianose são:
1. Oxigenoterapia
A oxigenoterapia é um tratamento que permite aumentar os níveis de oxigênio no sangue, que podem ficar diminuídos devido a DPOC, asma ou pneumonia, podendo atingir níveis muito baixos.
Esse tratamento pode ser indicado pelo médico para ser feito durante algumas horas do dia ou de forma contínua, dependendo de cada caso.
Existem vários tipos de oxigenoterapia que podem ser recomendadas pelo pneumologista de acordo com as necessidades de cada pessoa. Confira os principais tipos de oxigenoterapia.
Além disso, nos casos de insuficiência respiratória grave, também pode ser indicado pelo médico a ventilação mecânica.
Leia também: Ventilação mecânica: o que é, para que serve, tipos e riscos tuasaude.com/ventilacao-mecanica2. Medicamentos
Alguns medicamentos, como digoxina, hidralazina e isossorbida que podem ser indicados para insuficiência cardíaca, porque aumentam a força do coração e relaxam os vasos sanguíneos, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração e a oxigenação dos tecidos.
Além disso, no caso de pneumonia bacteriana, o médico pode indicar o uso de antibióticos, ou o uso de bombinhas inalatórias para problemas respiratórios, como asma ou DPOC.
3. Cirurgia
A cirurgia para cianose pode ser indicada pelo cardiologista para correção da alteração da estrutura ou da função do coração, melhorando a circulação de sangue em casos de tetralogia de Fallot e cardiopatia congênita.
4. Aquecimento do corpo
No caso de cianose causada pela exposição prolongada a temperaturas frias, é recomendado o aquecimento do corpo com bolsas de água quente e uso de roupas mais quentes para ajudar a combater esse sintoma.