O cisto folicular, também chamado de cisto ovariano benigno ou cisto funcional, é uma pequena bolsa cheia de líquidos localizada no ovário, que pode causar sintomas como dor no abdome, sensação de pressão na barriga e alterações na menstruação.
Este cisto é um tipo de cisto do ovário que surge quando o folículo ovariano não se rompe para liberar o óvulo durante o ciclo menstrual, sendo mais comum nas mulheres jovens em idade fértil. Entenda melhor o que é o cisto no ovário.
O cisto folicular costuma desaparecer sozinho entre 6 a 8 semanas, sem necessitar de tratamento médico. No entanto, se o cisto for muito grande, bloquear o fornecimento de sangue para as trompas ou ovário, ou se romper, o ginecologista pode indicar o tratamento com cirurgia.
Principais sintomas
Os principais sintomas do cisto folicular são:
- Dor ou desconforto em um dos lados do abdome;
- Sensação de pressão na parte inferior da barriga;
- Sangramento vaginal fora do período menstrual;
- Menstruação intensa ou longa;
- Ciclos menstruais irregulares.
Embora seja comum o cisto folicular causar nenhum ou poucos sintomas, especialmente quando o cisto no ovário se rompe ou em caso de torção ovariana também podem surgir dor intensa e repentina no abdome, náusea e vômitos.
Leia também: 15 sintomas de cisto no ovário e como confirmar (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-cisto-no-ovarioCisto folicular é câncer?
O cisto folicular não é câncer, sendo considerado um tipo de cisto do ovário benigno. Este cisto normalmente causa poucos sintomas e desaparece sozinho dentro de 6 a 8 semanas.
Possíveis causas
O cisto folicular se desenvolve quando o folículo, que é uma estrutura presente no ovário e que armazena o óvulo, não se rompe para liberar o óvulo do seu interior durante o período da ovulação, formando uma bolsa dentro do ovário ou na sua superfície cheia de líquido ou sangue.
Este tipo de cisto do ovário é mais comum em caso de histórico de laqueadura (ligadura de trompas), durante o período reprodutivo da mulher e na gravidez, especialmente em mulheres jovens.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do cisto folicular é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, exame pélvico e resultados de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Além disso, como o cisto folicular pode causar sintomas parecidos com os de outros tipos de cisto do ovário, o médico pode indicar o exame CA 125, que ajuda a identificar cistos que podem indicar câncer de ovário. Entenda para que serve o exame de CA 125.
Marque uma consulta com o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que sejam indicados os melhores exames para investigar o cisto folicular:
Como é feito o tratamento
O cisto folicular geralmente desaparece por conta própria, em 1 ou 2 ciclos menstruais, não necessitando de tratamento médico. No entanto, deve-se fazer acompanhamento com o ginecologista e exames em intervalos indicados pelo médico para verificar o seu desaparecimento.
No caso do cisto folicular ser grande, causar sintomas ou não desaparecer, o médico pode indicar a cirurgia para remover o cisto do ovário. Além disso, em caso de torção ovariana ou rompimento do cisto, a cirurgia também pode ser indicada.
Quem tem cisto folicular pode engravidar?
O cisto folicular normalmente não impede a mulher de engravidar, especialmente quando não causa alterações na menstruação. Além disso, este cisto tende a desaparecer sozinho em algumas semanas.