A citrulina, ou L-citrulina, é um aminoácido não essencial que promove alguns benefícios para a saúde, como melhorar o desempenho físico em treinos de alta intensidade, prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, ajudar a tratar a disfunção erétil e promover o ganho de massa muscular.
Esses benefícios da citrulina para a saúde são possíveis devido ao fato de a citrulina possuir propriedades vasodilatadoras, ergogênicas e antioxidantes.
A citrulina é produzida pelo organismo e pode ser encontrada em alguns alimentos, como melancia, abóbora, pepino e melão. A citrulina também pode ser obtida na forma de suplementos em cápsula, comprimido, pó ou sachê, que são comercializados em lojas de suplementos ou farmácias.

Para que serve
A citrulina promove diversos benefícios, sendo indicada para:
1. Promover o ganho de massa muscular
A citrulina ajuda na recuperação muscular, após o exercício físico, promovendo o ganho de massa muscular.
Isso acontece pois a citrulina favorece a produção de arginina no organismo, um aminoácido que melhora a circulação de sangue, aumentando a força e a resistência muscular. Veja outros suplementos para ganhar massa muscular.
2. Ajudar a tratar a disfunção erétil
Por estimular a produção de óxido nítrico, um composto com ação vasodilatadora, a citrulina aumenta o fluxo de sangue no pênis, melhorando a performance sexual.
Assim, a citrulina pode ser uma boa opção para complementar o tratamento da disfunção erétil.
3. Melhorar o desempenho físico
A citrulina melhora o desempenho físico, porque atua na produção de energia, melhorando a capacidade respiratória.
Além disso, a citrulina também previne o cansaço durante as atividades físicas, pois elimina mais rapidamente os resíduos do corpo, como lactato e amônia, sendo, por isso, muito útil em esportes ou atividades físicas de alta intensidade.
4. Prevenir doenças cardiovasculares
Devido às suas propriedades vasodilatadoras geradas pelo aumento do óxido nítrico, a citrulina ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, porque promove o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora a circulação de sangue.
5. Desintoxicar o organismo
A citrulina ajuda a desintoxicar o organismo por ser convertida em arginina, um aminoácido que atua no fígado, promovendo a eliminação de substâncias que estão em excesso no corpo.
6. Cuidar da saúde cerebral
A citrulina pode prevenir a morte das células cerebrais e proteger contra lesões cerebrovasculares, exercendo um efeito neuroprotetor. Isso acontece porque a citrulina melhora a circulação e é capaz de diminuir o estresse oxidativo e a inflamação.
No entanto, ainda são necessários mais estudos clínicos para determinar sua ação em pessoas com alterações neurodegenerativas ou problemas cerebrovasculares.
Alimentos ricos em citrulina
Os alimentos ricos em citrulina podem ser de origem vegetal, como melancia, pepino, abóbora, melão, nozes e grão-de-bico.
Além disso, a citrulina também é encontrada em boas quantidades em alimentos de origem animal, como carne vermelha e salmão.
Tipos de citrulina
Existem 2 principais tipos de citrulina, a citrulina, ou L-citrulina, que é a forma simples desse aminoácido, sendo encontrado em alimentos e produzido pelo organismo.
Além disso, esse aminoácido também pode ser encontrado como citrulina malato, que contém citrulina e malato, que é um sal ácido importante para aumentar a energia, sendo a forma mais comum em suplementos alimentares.
Como tomar o suplemento
O suplemento de citrulina é encontrado em pó, cápsula, comprimido e sachê, e a dosagem varia conforme os objetivos:
- Para ajudar no tratamento da disfunção erétil: 6 g por dia, divididas em três doses ao longo do dia;
- Para melhorar a circulação sanguínea: de 3 a 6 g por dia, divididas em três doses ao longo do dia.
Para melhorar a disposição física durante os treinos, a citrulina pode ser ingerida de 30 a 60 minutos antes dos exercícios físicos. A dosagem geralmente indicada nesse caso pode ser de 6 a 10 g de citrulina malato ou 4,5 g de citrulina por dia.
Leia também: Pré-treino: o que é, tipos (e como tomar) tuasaude.com/pre-treinoPossíveis efeitos colaterais
Em alguns casos, a ingestão de grandes doses de suplementos de citrulina pode causar dores na barriga, náuseas e diarreia e, muito raramente, nervosismo.
Quem não deve usar
O suplemento de citrulina com malato não é indicado para pessoas com hipersensibilidade a algum dos componentes do produto.
Além disso, mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, crianças ou pessoas que usam medicamentos regularmente, só devem usar os suplementos de citrulina com a orientação de um médico.