Coccidioidomicose é uma infecção causada pelo fungo Coccidioides immitis, provocando sintomas como febre, tosse, dor no peito, falta de ar ou vermelhidão, caroços ou inchaços na pele.
Esse fungo pode ser encontrado no solo e sere facilmente espalhados pelo ar ou quando se mexe na terra, por exemplo, e transmitido através da inalação dos seus esporos, chegando até os pulmões. Em alguns casos, o fungo também pode se espalhar para outras regiões do corpo.
O tratamento da coccidioidomicose, também conhecida como febre do vale, é feito pelo clínico geral, infectologista ou pneumologista, com repouso e hidratação e, em alguns casos, uso de remédios antifúngicos.

Sintomas de coccidioidomicose
Os principais sintomas da coccidioidomicose são:
- Febre ou calafrios;
- Tosse, que ter sangue;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Dor de cabeça;
- Perda de peso.
Além disso podem surgir vermelhidão, caroços ou inchaços na pele, principalmente nas pernas, cansaço excessivo, fraqueza ou dor nas articulações.
A coccidioidomicose geralmente não causa sintomas, no entanto, quando surgem geralmente aparecem entre 7 a 21 dias após o contato com o fungo.
Em alguns casos, o fungo pode se espalhar e atingir outros órgãos, podendo causar osteomielite, inflamação nas articulações ou meningite, por exemplo. Saiba identificar os sintomas da meningite.
Por isso, deve-se consultar o pneumologista ou infectologista assim que surgem os sintomas de coccidioidomicose para que seja feito o diagnóstico iniciado o tratamento adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da coccidioidomicose é feito pelo clínico geral, infectologista ou pneumologista através da avaliação dos sintomas, hábitos de vida e exames físico, laboratoriais e de imagem.
Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:
Assim, podem ser solicitados exames como exame do escarro, raio X do tórax, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Além disso, o médico pode solicitar exames de sangue para identificar anticorpos contra o fungo e realizar uma punção lombar quando existe suspeita de meningite.
Leia também: Punção lombar: o que é, para que serve, como é feita e riscos tuasaude.com/puncao-lombarPossíveis causas
A coccidioidomicose é causada pelo fungo Coccidioides immitis, que entra no organismo através da inalação dos esporos desse fungo atingindo os pulmões.
Nos pulmões o fungo se multiplica provocando inflamação e os sintomas da coccidioidomicose ou febre do vale.
Como acontece a transmissão
O fungo Coccidioides immitis é transmitido através:
- Inalação do esporos do fungo, uma vez que podem ser facilmente espalhados pelo ar;
- Contato direto com solo contaminado.
Assim, pessoas que trabalham em regiões agrícolas, fazendas, construção civil ou arqueologia, por exemplo, têm maior risco de ficarem infectados pelo fungo.
Além disso, outros fatores que aumentam o risco de coccidioidomicose são sistema imunológico enfraquecido, diabetes ou gravidez.
Como é feito o tratamento
O tratamento da coccidioidomicose deve ser feito com orientação do clínico geral, infectologista ou pneumologista com o uso de remédios e medidas de suporte.
Os principais tratamentos para coccidioidomicose são:
1. Repouso
Os sintomas iniciais febre do vale podem desaparecer naturalmente sem que seja necessário realizar tratamento específico.
Nesses casos, é recomendado repouso e ingestão de muito líquido, para ajudar o corpo a se recuperar e a combater o fungo mais rapidamente.
2. Remédios para coccidioidomicose
No caso de piora dos sintomas ou nas formas mais graves da doença (crônica e disseminada), o médico pode indicar o uso de antifúngicos, como fluconazol, itraconazol ou anfotericina B, por exemplo.
Esses antifúngicos, geralmente, são utilizados por um período de 6 a 12 meses, de acordo com a orientação médica.
Além disso, o médico pode recomendar o uso de analgésicos para baixar a febre e aliviar a dor de cabeça, no peito ou nas articulações.
Como prevenir
Para prevenir a coccidioidomicose, é importante usar equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, principalmente por pessoas que trabalham expostas à poeira.
Além disso, é recomendado evitar sair durante tempestades de poeira.