A cólica biliar é uma dor forte e do tipo que "vai e volta" na parte superior da barriga ou embaixo da costela direita, podendo ser acompanhada de náuseas, vômitos e perda de apetite.
A cólica biliar pode ser causada por condições como pedra na vesícula, estenose biliar ou discinesia biliar, surgindo geralmente após refeições gordurosas ou de grande volume.
Leia também: Pedra na vesícula: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pedra-na-vesiculaNa presença de cólica biliar, é aconselhado consultar o gastroenterologista ou clínico geral para fazer uma avaliação e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de medicamentos, cirurgia ou dieta, por exemplo.
Sintomas de cólica biliar
Os sintomas de cólica biliar são:
- Dor na parte de cima do abdômen ou embaixo da costela direita;
- Dor que pode irradiar para o ombro ou as costas;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Sensibilidade na barriga;
- Perda de apetite;
- Suores.
Os sintomas de cólica biliar geralmente surgem cerca de 1 hora após as refeições com muita gordura e/ou de grande volume.
Como é a dor da cólica biliar?
A dor da cólica biliar é forte, aguda, em forma de cólica ou pressão e que surge de repente.
A dor normalmente aumenta gradativamente até o máximo, diminuindo aos poucos em seguida, sendo do tipo intermitente, ou seja, que "vai e vem".
A cólica biliar aumenta gradativamente em 15 minutos e pode durar por até 6 horas.
O que fazer
Na presença de cólica biliar, é aconselhado consultar o gastroenterologista ou clínico geral, para fazer uma avaliação física e dos sintomas apresentados pela pessoa.
Marque uma consulta com o gastroenterologista mais próximo da sua região para avaliar a causa da cólica biliar:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar exames de imagem, como ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada.
Exames laboratoriais, como hemograma completo e dosagem de enzimas hepáticas, também são recomendados pelo médico.
Leia também: Hemograma: para que serve, resultados (e alterações comuns) tuasaude.com/hemogramaPossíveis causas
A principal causa da cólica biliar é a colelitíase, que é a presença de pedras na vesícula biliar que é causada por excesso de colesterol na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula.
A cólica biliar também pode ser provocada por estenose biliar, que é a contração do ducto biliar devido a uma doença, cicatrização ou bloqueio, ou ainda por discinesia biliar, uma condição caracterizada por uma falha no funcionamento da vesícula.
Leia também: Colelitíase: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/colelitiaseComo aliviar a cólica biliar
Os tratamentos indicados para aliviar a cólica biliar são:
1. Medicamento
O médico pode prescrever medicamentos analgésicos e antieméticos para aliviar a dor, as náuseas e os vômitos.
O médico também pode indicar o uso oral de ácido ursodesoxicólico, um medicamento que ajuda a dissolver as pedras na vesícula.
Leia também: 5 tratamentos para pedra na vesícula tuasaude.com/tratamento-para-pedra-na-vesicula2. Cirurgia
A cirurgia para remover a vesícula pode ser indicada em casos de dores graves ou que não melhoram com os medicamentos, sendo feita por meio de técnicas como colecistectomia laparoscópica ou colecistectomia aberta.
Leia também: Cirurgia de vesícula: como é feita e como é a recuperação tuasaude.com/cirurgia-de-vesicula3. Litotripsia extracorpórea
A litotripsia extracorpórea é um tratamento por ondas de choque que pode ser recomendado pelo médico para casos de pedras na vesícula não calcificadas.
4. Dieta
A dieta recomendada pelo nutricionista deve priorizar os alimentos saudáveis e naturais, como frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas, tubérculos e proteínas com pouca gordura.
Durante a dieta, é importante evitar alimentos gordurosos, como leite e derivados integrais, embutidos, oleaginosas, além de bebidas alcoólicas.
Leia também: Dieta na crise de vesícula: o que comer, o que evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-na-crise-de-vesiculaComo prevenir
Algumas dicas para prevenir a cólica biliar incluem:
- Manter o peso corporal adequado;
- Fazer exercícios físicos regularmente;
- Evitar medidas que causam perda rápida de peso;
- Manter uma dieta saudável, variada e com baixo teor de gordura.
Já em casos de doenças como colesterol elevado ou diabetes, é importante seguir o tratamento conforme recomendação do médico, para evitar as pedras na vesícula.